quinta-feira, 5 de abril de 2012

Brasil - Festa da Vindima - Vale dos Vinhedos - RS

O Vale dos Vinhedos era o último lugar que conheceria no carnaval de 2009 depois da Rota Romântica. O objetivo era participar da Festa da Vindima na Villa Valduga.

A Villa Valduga é um complexo enoturístico da Casa Valduga que oferece pousadas, restaurantes e local para degustação e compras de vinhos, grappas, geléias... hummmm!!!

A Valduga é uma das vinícolas que fazem parte do Vale dos Vinhedos no Rio Grande de Sul e com vários vinhos premiados aqui e no exterior.

A Festa da Vindima - celebração da colheita das uvas - acontece em Bento Gonçalves de Janeiro à Março. Nesse período, acontecem shows, cursos e passeios em vários pontos da região. No meu caso, participei de uma visita/Festa da Vindima com a Casa Valduga. Distribuíram chapéu e avental para ajudarmos na "colheita" e lá fomos nós...

Eu caracterizada!!

Nesta construção funcionam a loja e no subsolo, as cavas.


Na hora marcada saímos do complexo, todos na carroceria de um caminhão, rumo  a "Casa Madeira" - também pertencente ao grupo Valduga. Lá funcionam a fábrica, loja e uma osteria. Seus produtos são geléias (maravilhosas!), sucos (o de uva é simplesmente DIVINO) e vinagres balsâmicos. Podemos ver o processo de fabricação dos sucos e depois degustá-los na loja.

Todo o passeio é bem característico, segundo eles, como acontecia na época. Cantorias e bastante alegria a caminho do lavoro
De lá, continuando a experiência da Vindima, o grupo foi colher as uvas. Distribuiram bacias e nos ensinaram a maneira correta de tirar os cachos.



Depois da "boa colheita", segundo a tradição, era servido vinho aos trabalhadores. No nossso caso, a "boa colheita" foi festejada com os espumantes moscatel e brut fabricados por eles com direito a serem abertos com sabre!!

De volta a Villa Valduga, nos esperava um almoço harmonizado delicioso.
Como tínhamos um tempinho antes da visita às cavas, fomos degustar os vinhos que iríamos comprar mais tarde (lógico!).


Meio que me arrastando, segui para a penúltima fase do passeio, fomos levados ao local de descanso do néctar dos deuses!!! A estrutura deles não deixa nada a desejar para vinícolas como Concha y Toro no Chile e Zuccardi em Mendoza. 
E depois, um grupo folclórico nos esperava em um dos locais do complexo para experimentarmos como era amassar a uva com os pés!! Na época, eles faziam o vinho com as uvas que eram amassadas, mas dessa experiência, não foi preciso participar ;-)

Depois disso, um descanso era essencial! Afinal, o dia ainda não havia acabado!

A noite, fomos para debaixo do parreiral provar uma carne que ficou o dia inteiro assando debaixo da terra.
Depois disso, fui dormir com os anjos e com o Deus Baco! 


Se foi bom o passeio??? MARAVILHOSO! Pena que só fiquei um dia e meio :-(

Dicas de vinhos da Valduga que já experimentei:
- Mundvs Malbec
- Premium Chardonnay
- Espumante 130
- Espumante Valduga Brut
- Gran Reserva Chardonnay
- Storia Merlot
- Gran Raízes Corte
- Amante Espumante Malbec
- Amante Vinho Malbec
- Raízes Premivm Cabernet Franc
- Espumante Maria Valduga
- Leopoldina Chardonnay
- Leopoldina Merlot


Para quem quer experimentar os vinhos e ainda não pode ir ao Vale, é possível comprar em São Paulo na Specialità. Aliás, lá acontecem degustações e às vezes eles organizam jantares harmonizados. 

Grande Abraço e Salute!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário