terça-feira, 17 de abril de 2012

Brasil - Chapada dos Veadeiros - GO


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros cobre parte do município de Alto Paraíso e dos distritos de São Jorge e Cavalcante. Todos pertencentes ao estado de Goiás.

Para chegar até lá, é possível alugar carro (para mim a melhor opção!), van (feche o translado com agências de turismo de Alto Paraíso) ou ônibus.

No nosso caso, alugamos dois carros para cobrir os 232km do aeroporto internacional de Brasília até Alto Paraíso, onde nos hospedamos.

Outro local procurado para hospedagem é a Vila de São Jorge, portão de entrada para o parque. Antigamente a Vila abrigava garimpeiros que trabalhavam no Parque da Chapada, rica em quartzos rosa e branco.

Como eu fui parar lá? Bem, eu adoro ecoturismo e estava procurando um local meio alternativo para uma introspecção (aliás, acho que todos deveriam fazer isso pelo menos uma vez na vida). Levantei os valores de hospedagem, voos, aluguel de carro e passeios e comentei com a minha irmã que tal dia estaria indo para a Chapada. A ideia inicial de viajar sozinha foi para o espaço! Minha irmã comentou com um, com outro e quando vi, éramos em 9 pessoas.

A Chapada dos Veadeiros é um daqueles lugares para você se despir de qualquer preconceito e aprender muito com pessoas de diferentes classes sociais, crenças e modo de vida. O estilo dos esotéricos e ufólogos está presente em cada esquina da Chapada. É muito fácil encontrar casas parecidas com pirâmides, camisas estampadas com ETs, muitas pedras brutas para vender ou em esculturas e muitas afirmações de avistamentos de UFOs e ETs.

Jardim de Maytrea


A Pousada
Pousada Alfa e Ômega -> A pousada possui 12 suítes. Além de espaços de lazer. A decoração é a cara da Chapada, toda mística!
O café da manhã delicioso, lhe fornece todas as energias necessárias para aguentar as trilhas do parque. A piscina coberta e a sauna ajudam a colocar o corpo no lugar depois das longas trilhas do dia! E se isso não for o suficiente, a pousada lhe oferece várias massagens e atividades terapêuticas. TUDO DE BOM!!!


Pousada Alfa e Ômega - Entrada para a piscina coberta

Ambiente da Piscina coberta

Atrações

Dentro do Parque
Chega em um ponto do Parque que você tem que decidir se irá para os Cânions ou para os Saltos. Eu não indico fazer os dois em 1 dia, a não ser que você tenha um pique daqueles! Nós andamos no mínimo 12 km por dia em trilhas e nem sempre é fácil!! Se você está fora de forma, avise o seu guia!! Na época eu estava longe dos exercícios há muito tempo e várias vezes eu pedi ao grupo que parasse para que eu pudesse restabelecer meus batimentos cardíacos!!! Ainda bem que eram todos amigos e o guia era só nosso!

Entrada do Parque



Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Cânions e Carioquinhas -> O Rio Preto vem se estreitando e forma o Cânion 2. Uma queda d’água pequena, mas muito bonita. Continuando o passeio, chega-se nas carioquinhas, com várias pedras que dividem as quedas da água formando duchas naturais de pressões distintas. Lá é ótimo para um bom banho!


Caniôn do Rio Preto

As meninas

Saltos -> Os saltos do Rio Preto são duas quedas d’água de 120 e 80 metros. Respectivamente, se tem uma bela vista de cima do Salto 1, e no Salto 2 se delicie em uma piscina natural de 300 metros de diâmetro.  

Flora da Chapada

Quartzo Rosa

Salto 1 - 120m

Salto 2 - 80m






Fora do Parque


Vale da Lua
-> tenho que confessar que a minha expectativa era muito alta! O terreno é muito irregular, as pedras com um cinza bem clarinho e a água que às vezes se vê em piscinas naturais e outras vezes passando pelas fendas das pedras, realmente lembra a superfície da lua, mas para se sentir na lua é preciso estar muito no clima hippie da Chapada!



Entrada do Vale

Vale da Lua



O que não irá faltar na Chapada são cachoeiras, trekking, rapel e muita natureza. Você poderá encontrar mais passeios além dos que eu descrevi, nesta página -> http://www.chapada.com



Onde Comer

Sinceramente não me lembro de todos os locais onde comemos a noite. Porém, um ficou na minha memória por ter sido bem divertido e com uma pizza bem gostosa.


Pizzaria 2000
-> Pizza feita no forno à lenha, cerveja geladinha, música e dança do ventre ao vivo.  O ambiente é rústico mas bem legal!



Show de Dança do Ventre na Pizzaria 2000

Dicas:
http://www.chapada.com/ -> site com várias informações sobre a chapada inclusive horários dos ônibus saindo de Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Palmas.

Somente 300 pessoas podem entrar no parque por dia e devem estar acompanhadas por guias credenciados. Portanto, agende sua visita.


Bem, não viajei sozinha, mas a turma era muito boa e me diverti muito! Aliás, acho que todos nos divertimos muito!
Não vi ETs nem UFOs, mas voltei revigorada de tantas paisagens lindas, de pores-do-sol fantásticos, dos risos, conversas despretenciosas e da energia que com certeza emana da Chapada!

Pôr-do-Sol na Chapada dos Veadeiros


Grande Abraço e Muita PAZ de espírito!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário