quarta-feira, 11 de abril de 2012

Brasil - Fortaleza - CE


A região Nordeste do Brasil é simplesmente MARAVILHOSA!!

O Ceará, estado pertencente a essa região, é berço de um dos nossos grandes humoristas falecido recentemente – Chico Anísio, do nosso eterno Didi Mocó, de Tom Cavalcante e de tantos outros! Acho que nessa terra se põe alegria na água! 70% da população é humorista, não é não?!

Fortaleza é a capital do estado e muito bem preparada para receber os turistas.

Nas praias do Meirelles e de Iracema ficam os melhores hotéis e a melhor vista de Fortaleza na minha opinião.

OK! Mas o que fazer em Fortaleza?

Estive duas vezes em Fortaleza, 2005 e 2009 e nada mudou!! Então, acho que as coisas continuam as mesmas:

- Feira de artesanato na praia do Meirelles -> tem inúmeras barracas vendendo roupas de banho, bijous de tudo quanto é tipo, roupas e acessórios de casa feitos em renda (a rendeiras do Nordeste são bem famosas), esculturas entalhadas na madeira e mais um monte de coisa. Funciona a noite todos os dias.

Fique atento aos seus pertences!! Nada de bolsa para trás, carteira no bolso de trás e muita ostentação!
Outra coisa chata dos calçadões das praias é a quantidade de gente oferecendo pacotes para hotéis – essas promoções que se você for visitar o hotel e participar de uma palestra, ganha algumas diárias! Tem aos montes! E eles são insistentes. Então, se você não tem muita paciência, seja enfático que não quer logo de cara!

Praia do Meirelles

- Ponte dos Ingleses -> O projeto da ponte era para atender ao Porto de Fortaleza e os engenheiros que trabalhavam na sua construção eram ingleses. Por isso o nome “Ponte dos Ingleses”. A ponte que fica na praia de Iracema , não tem o porto, mas tem uma lojinha no meio da ponte para bebericar alguma coisa enquanto observa um estonteante pôr-do-sol.




- Bar do Pirata -> Esse bar foi inaugurado em 1986 e é o point mais conhecido de Fortaleza. É parada certa para quem gosta de agito e forró!

- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura -> Espaço com teatros, cinemas, local para show e galerias de arte cercado por vários restaurantes e bares ao ar livre, além de casas noturnas. Um ótimo local para um fim de tarde.

- Praia do Futuro - > A praia do Futuro tem uma ótima infraestrutura para o turista. Vários bares, restaurantes e mesas com um cofre para você colocar suas coisas enquanto toma um banho de mar ou caminha pela praia. Porém, devido a praia ser de fácil acesso e muito conhecida, quase sempre está lotada. A primeira vez que fui, foi legal para conhecer. A segunda vez preferi sair de Fortaleza e ir para as praias de Aquiraz, Beberibe, Canoa Quebrada ou Morro Branco.

Praia do Futuro


Mas, na minha opinião, o mais legal para curtir a natureza e ter diversão para toda família, está fora de Fortaleza. Aqui vão algumas dicas:

Táxi em Fortaleza é muito barato. Então, se for ficar hospedado o tempo todo em Fortaleza, em uma viagem de 15 min, você chega em Aquiraz – cidade onde está o Beach Park.

Beach Park -> para algumas revistas especializadas em turismo, o complexo é considerado o melhor parque aquático do Brasil. Eu concordo! Tem piscinas para todas as idades (todas mesmo! Até bebês!), piscinas de ondas, toboáguas de vários tamanhos e formas, restaurantes, várias barracas para lanche... um show! Programa para o dia inteiro!

Dica: se for possível, evite os finais de semana. Durante a semana você encontrará os turistas e algumas excursões de colégio. Nos finais de semana, parece que todo o Ceará vai para o parque!!!

Insano - toboágua de 41m

Passeio de buggy nas dunas de Morro Branco -> Com emoção ou sem emoção? Quem já foi sabe que, tanto lá quanto em Natal, é a primeira pergunta que os bugueiros nos fazem!  Com emoção = eles sobem as dunas mais altas e descem "meio" rápido! Sem emoção, dunas baixas e pouca velocidade! Param em vários locais para fazermos esquibunda e também passam pela beirada da praia quando essas estão mais desertas.

Importante: escolha sempre bugueiros credenciados, sai mais caro? Sim. Porém, eles são treinados para dirigirem nas dunas!! Ah.. não tente alugar um buggy e dirigí-lo se não tiver experiência! Até os bugueiros treinados, atolam!

Outra coisa... cuidado com bonés, chapéus e óculos na cabeça! É bem provável que os perca - venta bastante! Como o vento faz com que não sinta o sol escaldante do Nordeste, então, abuse do filtro solar também!


Praia e Falésias de Morro Branco -> Antes de descer as falésias, o mesmo bugueiro que lhe levou no passeio, vai lhe explicar sobre as diversas cores das areias nas falésias. Depois do passeio, curta a praia.

Areias encontradas nas falésias

Artesanato feito com as areias das falésias

Parte de cima das falésias


Praia de Morro Branco - vista das falésias


Gruta da Mãe D’água -> na praia das fontes em Beberibe (outra cidadezinha do Ceará) está a gruta da Mãe D’água. Tomar um banho refrescante de água doce em plena praia é tudo de bom, né?! Para ir à gruta, você pode contratar passeios de buggy que além de levá-lo na gruta, o levam também na Lagoa do Uruaú, com águas bem calmas onde mesas e cadeiras ficam colocadas na beirinha d’água! Ótimo local para tomar aquela gelada com um queijinho na brasa d-e-l-i-c-i-o-s-o servido pela único bar que tem ali.

Gruta da Mãe D'água

Canoa Quebrada -> O antigo vilarejo hippie é super descontraído, a temperatura da água gira em torno de 22º, as praias não são lotadas e a porção de camarão – muito bem servida - tem um preço irrisório. Só que... fica a 110 km de Fortaleza. O ideal é alugar um carro, curtir a praia de dia e as várias boates de vários estilos musicais que ficam abertas até o sol raiar e voltar no dia seguinte com calma.


Hotéis:
Em Aquiraz:
- Beach Park Acqua Resort -> Se eu tivesse filhos pequenos, me hospedaria lá! Tem toda a infraestrutura para bebês e crianças. Porém, mesmo para os mais crescidinhos, o resort oferece várias programações e o luxo de ter o mar de um lado e o parque de outro!

- Aquaville -> também é um resort, na beira da praia com recreação para os pequenos e grandinhos. É possível caminhar uns 20 minutos pela praia e chegar ao Beach Park. Os quartos precisam de uma reforminha. Mas nada tão grave que tire o prazer das suas férias.

- Laguna Blu -> O hotel é uma graça. Muito bem cuidado, ambiente de refeições bem agradável, uma piscina bem tranquila, está localizado longe das praias mais cheias e um staff muito prestativo.
Não indicaria este hotel para famílias com crianças. Primeiro porque não é resort, segundo porque os quartos estão dispostos em prédios em níveis diferentes, acessíveis através de escadas e não seria legal seu pequeno sair correndo nas escadas, não é?!

Site com mais dicas sobre Fortaleza -> http://www.feriasbrasil.com.br/ce/fortaleza/oqueverefazer.cfm

Um grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário