quarta-feira, 4 de abril de 2012

Brasil - Rota Romântica - RS

Antes de mais nada, deixe-me explicar... A Rota Romântica engloba algumas cidades do Rio Grande do Sul em um percurso de 184 km. São elas: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Eu não fui em todas elas. Afinal, só tinha o restinho da semana do carnaval de 2009 para aproveitar.

Então, peguei um avião até Porto Alegre, aluguei um carro e fiz somente Nova Petrópolis, Gramado e Canela (e mais uma cidade que não faz parte da Rota Romântica e sim da Rota do Vinho! Mas isso eu falo em outro post).

Por que tem o nome de Rota Romântica? Porque é romântica!!
As cidades com sua cultura germânica oferecem uma vasta e deliciosa gastronomia, e uma arquitetura sem igual, além de oferecerem um contato incrível com a natureza! É possível encontrar cachoeiras, canyons e trilhas.
O deslocamento entre as cidades da Rota, se dá através de uma serra linda, cheia de árvores e muitas hortências e você verá placas sinalizando que as mesmas fazem parte do circuito.
Agora, para quem não vive sem umas comprinhas, é possível encontrar artigos de couro por um ótimo preço, calçados de qualidade, cristais (copos, taças e artigos de decoração em geral), chocolates - esses são uma tentação a parte...

Então, vamos às cidades que visitei:
Nova Petrópolis - de colonização alemã, sua história é contada em vários eventos que acontecem durante todo o ano.
Também conhecida como "Jardim da Serra Gaúcha", é uma das cidades mais floridas da Região.

Dentre várias atrações está o "Parque da Aldeia dos Imigrantes" retratando a história do município. Este parque é uma atração para toda família, oferecendo lojas de malha, artesanatos, produtos coloniais e locais para apresentação do folclore da região. Além disso, conta com uma aldeia histórica onde podemos conhecer como funcionava uma aldeia de imigrantes no final do século passado.




Gramado - das três, Gramado é a cidade mais aconchegante que conheci. Tem ótimos restaurantes e uma rede de hotéis que agradam aos mais modestos e aos mais exigentes turistas.
Dois grandes eventos acontecem em Gramado, o Festival de Cinema e o Natal Luz. Em ambas datas, a cidade fica com quase 100% de sua rede hoteleira ocupada.
Se algum dia for a Gramado, não deixe de experimentar seus chocolates - em barras, fondue ou chocolate quente!!

Ah.. uma dica de restaurante em Gramado: El Fuego. A carne que eles servem lá desmancha na boca!!! Além de ter um ambiente muito agradável e um ótimo atendimento.




Gramado tem várias coisas para fazer além de compras e chocolates... como estava de passagem pela cidade só consegui comprar, comer e ir ao Lago Negro. O lago foi batizado assim porque, após um incêndio que arrasou com a mata da região, suas margens foram decoradas com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha.
É um local muito gostoso para passar uma boa parte do dia. Tem pedalinhos para curtir o lago, uma área verde em volta e um estabelecimento que oferece comidinhas, cervejas, chocolate quente, etc..



Canela foi a última cidade da Rota Romântica que visitei.
Abençoada pela natureza, Canela é uma cidade que oferece um turismo ecológico e com muitas atrações de aventura. E é bom que tenha vários locais para gastar as calorias que se ganha nesta cidade de colonização italiana e alemã!!!
Sua gastronomia é rica oferecendo vários pratos deliciosos como galetos, massas, fondues, chopps, o típico churrasco gaúcho e ..... o CAFÉ COLONIAL, com seus chás, biscoitos, chocolates quentes e as maravilhosas tortas! Não deixe de experimentar!

Catedral de Pedra


Dois pontos muito legais de conhecer:

Parque do Caracol - local para toda a família para passar todo o dia (se desejar). Oferece passeio de trem contando a história da imigração, restaurante, trilhas, churrasqueiras com mesas e bancos e dentre outras coisas um observatório de onde será capaz de desfrutar uma vista espetacular e a cascata do caracol.

Parque do Caracol

Cachoeira do Caracol


Parque da Ferradura - oferece churrasqueiras, trilhas, contato com várias espécies animais e um canyon lindo. Dos seus 3 mirantes, você será capaz de entender porque o parque leva o nome de "Ferradura".




Depois do dia caminhando em trilhas e gastando energia, se você decidir não seguir para a última cidade da rota romântica (ou a primeira, dependendo de onde se começa), procure um hotel aconchegante, tome um bom vinho e curta sua companhia!

Grande Abraço!

2 comentários:

  1. Quanto tempo eve se tirar para conhecer a rota romantica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que você quer ver.
      Na minha opinião, Nova Petrópolis dá para conhecer em 5 horas.
      Canela, com seus parques e pontos turísticos, merece uns 2 dias.
      Gramado é linda. Cheia de pontos turísticos, chocolates, foundes e principalmente entre meados de Novembro e meados de Janeiro, onde toda cidade se prepara para o Natal Luz. É possível conhecer os pontos principais em até 2 dias inteiros. Mas a cidade merece mais. Se tiver tempo, 3 a 4 dias seria ideal.

      Excluir