segunda-feira, 2 de abril de 2012

Chile - Santiago do Chile, Valparaíso e Viña del Mar


Santiago do Chile é uma cidade muito acolhedora! Uma capital como poucas em nosso continente. Você se sente seguro andando pelas ruas (mas isso não quer dizer que possa relaxar demais!), consegue ir à maioria dos locais de metrô e este é limpo, organizado e bem sinalizado!

Motivos para ir ao Chile não faltam. São 5 estações de esqui localizadas na Cordilheira dos Andes; várias vinícolas premiadas; poesias e casas de Pablo Neruda; uma gastronomia maravilhosa; cabernet sauvignon; o mercado central; e ser considerada a 3ª cidade da América Latina com melhor qualidade de vida – não concordo com o 3º lugar, já conheci o dito 1º e 2º e não acho que sejam melhores que Santiago. Mas a empresa “Mercer Human Resources Consulting” responsável por calcular esse índice deve ser melhor preparada do que eu, né?!

Fiquei hospedada no NH Ciudad de Santiago fica no bairro da providência e dista uma quadra do metrô. Os quartos são amplos, banheiros grandes com banheira, um lobby com um barzinho super aconchegante e atendentes super atenciosos.

Restaurantes

Las Vacas Gordas -> Meio tumultuado, as mesas são bem próximas, mas serve uma carne de primeira!! Acho que cai bem para um almoço que não pede um clima romântico!

Donde Augusto -> Fui neste restaurante no mercado central. Foi lá que experimentei o côngrio pela primeira vez! O Côngrio é um peixe do pacífico com uma textura mais densa do que os peixes comuns. Muito saboroso! Vale a pena incluí-lo em alguma refeição e não me arrependi do restaurante que escolhi para ser apresentada a este peixe tão único!

Como agua para chocolate -> Este restaurante é SHOW! Com uma atmosfera bem única, oferece pratos maravilhosos e sobremesas mais maravilhosas ainda. Muito procurado e por isso é essencial reservar.


Divina sobremesa do Restaurante "Como agua para chocolate"

Astrid y Gastón -> Do conhecido chef Gastón, este restaurante oferece uma comida peruana divina e possui uma carta de vinhos bem variada! É um restaurante um pouco mais caro do que a média, mas vale cada centavo. O cordeiro que comi lá desmanchava na boca. É bom reservar.

Locais para visitar na cidade

Mercado Central -> Comidas típicas do Chile. Tem vários restaurantes (como a maioria dos mercados centrais das cidades!) e várias barraquinhas para experimentar os sabores chilenos.

Restaurante "Donde Augusto" no Mercado Central

Cena Show -> Show típico com jantar. Para quem não conhece a cultura chilena é um programa bem interessante. Inclusive com apresentações da cultura da Ilha de Páscoa. Eu fui no Bali Hai Restaurante. O preço é uma combinação jantar+bebidas+show. A comida não é divina, mas vale o conjunto.




Plaza de Armas -> Praça central da cidade. Ao seu redor estão a Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional e a Prefeitura de Santiago.

Catedral






Museu Histórico
PatioBellavista -> Local ao ar livre onde você encontra restaurantes, lojas com artesanatos e cafés. É um ótimo lugar para curtir a qualquer hora do dia.



Parque Arauco -> Shopping ao ar livre. Bem legal para viver a cultura local. Bons restaurantes, cinemas, teatros e lojas.



Nos arredores de Santiago

Concha y Toro -> vinícola com uma área verde muito interessante. É oferecido o tour comum e outro com sommelier. Ao final da visita, é possível degustar outros vinhos de linhas superiores no Wine Bar da vinícola enquanto saboreia tapas e queijos deliciosos.

Momento da degustação

Visita a caverna da lenda do "Casillero del Diablo"

Esquiar -> O Chile possui 5 estações: Valle Nevado, El Colorado, Farellones, La Parva e Portillo. Eu fui a Portillo pela KL Chile Adventure, onde também aluguei meu equipamento de snowboard. Mas uma bem recomendada também é a Ski Total .

Qual estação ir? Eu amei Portillo. O lago existente lá é uma paisagem à parte! Mas muita gente prefere o Valle Nevado por possuir mais pistas, mais restaurantes, enfim.. depende do gosto! De qualquer forma, reserve na operadora com pelo menos 1 dia de antecedência. Assim que eles lotam as vans que vão para as estações, não tem mais jeito!

Hotel e Restaurante em Portillo

Valparaíso e Viña del Mar-> Eu contratei um passeio para essas duas cidades. É um passeio de um dia inteiro. É bem relaxante e curioso.

Valparaíso é uma comuna da província de Valparaíso e área portuária que após a independência chilena virou escala obrigatória de algumas rotas marítimas.
Além disso, é aqui que você encontrará a casa Museu – La Sebastiana, de Pablo Neruda

Relógio de Flores

Universidade de Valparaíso

La Sebastiana

Viña del Mar, assim como Valparaíso, é comuna da província de Valparaíso e também conhecida como “Ciudad Jardín”. Um dos poucos locais que possui um Moai fora da Ilha de Páscoa (se não me engano são somente 5 fora da Ilha). É aqui também que acontece anualmente o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar.

Palacio Vergara

Quinta do Palacio Vergara  - Local para shows e sua acustica

Museu de Belas Artes

Moai da Ilha de Páscoa



E abaixo vão algumas dicas que recebi e agora repasso a vocês:
Táxi – é muito barato! Para se ter uma ideia, um trecho de 5,6km sai a mais ou menos R$ 10,00.
Conversão de moeda – Hoje (02/04/12), 1,00 real = 266,66 pesos chilenos.
Roupas e equipamentos de esqui – É mais em conta alugar em Santiago do que nas estações. Mas lembre-se que terá que carregar tudo e devolver tudo!! A própria operadora que te leva até às estações, possui loja para aluguel de roupas e equipamento.
Serviço Nacional de Turismo – vá até a loja no primeiro dia. Os atendentes são super atenciosos, lhe dão mapas e indicam o que acontece no período que estará na cidade (www.sernatur.cl)
Conhecer os vinhedos – Beber e dirigir não combina, né?! Se você quiser ir por conta própria, uma maneira econômica é pegar o metrô e depois um ônibus pequeno na própria estação que desembarcar. Os atendentes da central de turismo, lhe explicam direitinho. Ah.. mas faça reserva.
Câmbio – as casas de câmbio dentro dos shoppings possuem melhor câmbio.

Grande Abraço!







2 comentários:

  1. OBRIGADO CATINHA ! FORAM OTIMA AS DICAS. IREI USA-LAS COM CERTEZA. BJ DO AMIGO SILVIO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!! Aproveite mesmo!!! Esses momentos para namorar são essenciais!!! Vou ver se acho umas informações de outras vinícolas que não fomos mas que são ótimas! Te passo depois!

    ResponderExcluir