sábado, 21 de abril de 2012

Uruguai - Montevidéu


Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai.

Existem várias maneiras de se chegar a Montevidéu: avião, barco (vários barcos saem de Buenos Aires – Argentina) e carro. Aí você me pergunta, mas não é lógico? Sim! Mas tem curiosidades quanto ao carro, principalmente para nós brasileiros. O Uruguai faz fronteira com o Brasil, mais especificamente com o Rio Grande do Sul e, para os nossos gaúchos, chegar a Montevidéu leva-se quase o mesmo tempo para chegar à cidade de São Paulo – capital do estado fronteiriço com a região sul do país. Essa proximidade não está somente na quilometragem, está também no churrasco, que o de lá é tão bom quanto o da nossa região Sul e no chimarrão, que se bebe lá o mesmo tanto que aqui. É muito comum ver as pessoas acompanhadas de suas garrafas térmicas e cuias às margens do Rio da Prata.

Onde ficar

Me hospedei no Four Points. Hotel da rede Sheraton. O hotel é bem legal, o quarto é ótimo, café da manhã bem variado e uma academia no último andar do prédio com vista para a cidade. O local não é perto de tudo nem longe de tudo. Tem comércio em volta e com uma caminhada de uns 20 minutos, você chega em uma das ramblas.

Atrações na cidade
Como eu fui durante as festas de fim de ano, muitos restaurantes e locais turísticos estavam fechados por conta dos feriados. Mas deu para conhecer alguma coisa:


Praça da Independência
-> é o coração da Cidade Velha. Em seu centro está a estátua de José Artigas, grande herói do Uruguai.



Plaza Independencia
Ao redor da Praça está o Palácio Estévez, construção do século 18 que foi a Casa do Governo até 1985, e o atual Prédio da Presidência da República. A arquitetura do atual prédio do governo é bem moderna contrastando com demais construções ao entorno.


Palacio Estévez

Prédio da Presidência da República

Teatro Solís -> Uma construção belíssima da cidade completamente reformada na década passada. Para conhecer seu interior, somente em visitas guiadas ou se der sorte, participando de algum espetáculo.

Teatro Solís

Mercado do Porto -> Que me desculpem os argentinos, mas eu prefiro o corte da carne e tempero uruguaios. Além disso, fui ao melhor lugar para comer a “parrillada Uruguaya”!  Almocei no “La Chacra del Puerto”. O garçom foi hiper atencioso e a carne DIVINA!

Parrillada do La Chacra del Puerto

Museu do Futebol no Estádio Centenário -> o museu é riquíssimo, tem de tudo, inclusive a foto do Maracanã quando o Brasil perdeu para o Uruguai na Copa de 1950! Tem também um segurança que é apaixonado pelo Brasil e pelo Flamengo!!!
Já o Estádio Centenário está precisando de uma reforma. Mas para quem é louco por futebol, conhece a história das copas e sabe o quanto o Estádio foi importante para a história, vale o passeio.

Estádio Centenário

Foto do Maracanã em 1950

Ciudad Vieja -> uma de suas entradas (através da Puerta de La Ciudadela) está em um dos lados da Praça da Independência. Sua arquitetura antiga está representada através de seus portões de ferro e estilo colonial. Tem vários museus e cafés. Não gostei do entorno principalmente quando vai caindo a noite, me pareceu meio inseguro. Mas talvez tenha sido uma época de pouco movimento. Como eu disse, eu estava na cidade em época de festa.

Puerta de La Ciudadela
Museu de arte pré-colombiana e indígena – interessante para conhecer a história do Uruguai. Além disso, o Museu apresenta exposições temporárias de outras culturas e países.



Fora de Montevidéu

Colonia del Sacramento -> cidade a 176km de Montevidéu. A cidade é uma graça e falarei sobre ela em outro post. Se sua base no Uruguai for Montevidéu, acho que vale muito a pena pegar um passeio ou alugar um carro e ir conhecer essa cidade. Ela é muito charmosa. Mas se puder, fique pelo menos uma noite. O pôr-do-sol é um espetáculo e os barzinhos muito aconchegantes.

Punta del Este -> esta cidade está a 147km de Montevidéu. É possível ir a Punta em um dia e voltar. Mas eu não recomendo. Nesta cidade que também falarei em outro post, tem várias coisas para fazer. Punta está entre os 10 balneários mais famosos do mundo!

Bodega Stagnari -> Eu ainda não comentei, mas o Uruguai tem ótimos vinhos e principalmente aqueles feitos com sua uva Tannat. A Bodega já foi premiada internacionalmente e tem visitas guiadas. Recomendo o Stagnari Viejo Tannat. Tomei o da safra 2008 e estava maravilhoso! Não sou uma conhecedora de vinhos, mas já fiz algumas experiências e este vinho, por ser bem encorpado, acompanha muito bem carnes vermelhas ou pratos preparados com molhos fortes.



Você pode encontrar mais coisas sobre Montevidéu neste site - http://www.turismo.gub.uy/


Grande Abraço!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário