segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Itália - Verona

A cidade de "Romeu e Julieta" é linda! Surpreendente! E justamente por isso, reserve no mínimo 2 dias para esta linda cidade na região de Vêneto.


Verona foi minha penúltima cidade na Itália. De trem, desde Veneza, leva-se 1h30. Viagem bem confortável. A estação Porta Nuova fica relativamente perto do centro histórico.
Se conseguir se hospedar perto do centro histórico e tiver boa disposição, conseguirá visitar quase tudo à pé.

Onde ir

Castelvecchio - O castelo que fica às margens do rio Adige continua com a mesma faixada medieval de quando foi construído - de 1354 à 1357. Internamente foi modificado para sediar o museu. Mas isso não fez com que perdesse seu charme. É possível andar por suas muralhas, observar um pequeno arsenal, armaduras e pinturas que datam do século XII ao XVI. O sol se pondo entre as muralhas é um show a parte! Vale a pena deixar a visita para o final do dia.

Castelvecchio

Arsenal Castelvecchio

Parte das armaduras

Ponte sobre o rio Adige

Piazza Bra - Um espaço bem grande cercado por restaurantes. Aqui também está a Arena de Verona.


Piazza BRA com a Arena ao lado


Arena de Verona - Terceiro maior anfiteatro da Itália, já foi palco de espetáculos e combates na época do Império Romano. Mas não se iluda, infelizmente não irá encontrar a mesma riqueza de detalhes e história do Coliseu. Aliás, quem foi antes ao Coliseu, entra na Arena de Verona e sai com gostinho de quero mais. Hoje a Arena de Verona está adaptada para shows. Ali são apresentados musicais, óperas e concertos de jazz.

Arena de Verona

Arena de Verona

Casa di Giulietta - Se tem um lugar que lota em Verona é a Casa di Giulietta. Todos querem entrar na casa e tirar uma foto na sacadinha que supostamente "Julieta" apareceu para "Romeu". O mais engraçado é que não existem provas que Julieta e Romeu realmente existiram, mas o mito popular eleva a imaginação das pessoas, né?! Eleva tanto, a ponto da estátua de "Julieta" - que fica no pátio abaixo da sacada - estar com um dos seios com a coloração diferente do restante da estátua porque diz a lenda, que se tocar no seio da estátua terá sorte no amor.

A sacada de Julieta

Estátua de Julieta

A sacada atrás!

Piazza delle Erbe - A praça está pertinho da Casa di Giulietta e é também local onde os eventos acontecem. Quando estive lá, vários países estavam apresentando parte dos seus costumes. O Brasil estava lá mostrando nossa capoeira. Ao redor da praça você encontrará bares, barraquinhas com produtos locais, lojas e restaurantes.

Piazza delle Erbe

Castel San Pietro - O edifício em si não está aberto ao público, mas isso não é desculpa para não subir a colina onde está esse castelo. Aliás, deixar de ir lá é perder uma das vistas mais bonitas de Verona. Una o útil ao agradável, suba no finalzinho da tarde e você terá um pôr-do-sol lindo e poderá degustar um bom vinho (ou espumante - aproveite que você está em uma das regiões que produzem os melhores espumantes italianos!) no restaurante que está no caminho até o castelo. Mais abaixo falarei dele.

O Castelo no alto cercado de árvores

Verona vista desde o Castelo

Duomo - também conhecida como Cattedrale di Santa Maria Matricolare é a principal igreja de Verona.

Duomo di Verona
Onde ficar

Me hospedei no Hotel Marco Polo. Há poucos metros da entrada da Piazza BRA, permite uma ótima mobilidade por todos os pontos turísticos de Verona. O Hotel foi um ótimo custo x benefício. Quarto agradável, um bom banheiro, café da manhã com boas opções e um atendimento cuidadoso.


Onde comer

Milio a Santa Anastasia - Está situado pertinho da Igreja de Santa Anastasia. Um ambiente mais formal, porém, muito agradável. O maitre foi super atencioso e nos indicou ótimos pratos. Ah... eles possuem uma carta de vinhos bem rica ;-)
É importante reservar principalmente se você é acostumado a fazer as refeições em horários adiantados.

Último ambiente do Restaurante

Último ambiente do Restaurante

Maffei - situado na Piazza delle Erbe possui um ambiente mais formal. Possui mesas internas e externas, uma rica carta de vinhos e um risoto de frutos do mar muito bom. É preciso reservar!
Dica: não escolha as mesas externas se você não é fumante!

Teodorico Re - Este restaurante está na subida para o Castel San Pietro. Possui uma vista linda de Verona.
Jantar vendo Verona toda iluminada deve ser um espetáculo!
Funciona como lounge também!
Não deixe de reservar para o jantar.

Verona é tudo de bom! Infelizmente fiquei somente 2 dias e só deu tempo de conhecer os pontos turísticos e históricos. Mas se você tiver espírito aventureiro, tiver um pouco mais de tempo e o calor imperar, Verona lhe oferece vários esportes radicais como rafting no rio Adige, rapel, etc.. Provavelmente no seu hotel você encontrará um panfleto falando sobre esse atrativo!

Bacio e ci vediamo a Milano!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário