sábado, 1 de setembro de 2012

Brasil - Chapada Diamantina - BA - Organização da Viagem

Gostaria de ter escrito dia a dia sobre esse lugar mais do que maravilhoso. Porém, nem todos os lugares que visitei na Chapada tinham internet, as vezes não tinham nem sinal de celular - o que de certa forma é ótimo, só assim é possível se desligar de tudo e curtir a energia do local!


Desde que eu comecei a me interessar por ecoturismo, a Chapada Diamantina ocupava um dos primeiros lugares da minha listinha.
Situada no estado da Bahia, a Chapada tem esse nome porque durante muito tempo foi destino de garimpeiros em busca de diamantes.
Somente o Parque Nacional da Chapada Diamantina possui 152.000 hectares - ou 1.520 km² se meus cálculos estiverem certos! Fazem parte do Parque 6 municípios: Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Ao meu ver, o mais estruturado é Lençóis. Tem boas pousadas e bons restaurantes que atendem a todos os gostos e bolsos.
Toda a Chapada Diamantina é compreendida por 57 cidadezinhas e vilarejos. Grutas, pinturas rupestres, cachoeiras, poços para banho e para observação, trilhas, etc.. estão espalhadas por todos os lugares e para visitá-los você poderá sair de Lençóis ou pernoitar em localidades menores.

Para quem vai de ônibus ou avião, a melhor opção é chegar em Salvador e seguir para Lençóis. 

Se fazia tempo que eu queria ir, porque só agora? Então... por pura curiosidade comecei a ler sobre o local. Vi que nessa época (agosto/setembro) é baixa temporada, os preços caem, as cidades nem os passeios ficam cheios, o clima está legal e é dentro do período em que o feixe de luz entra no poço azul criando um lindo espetáculo. Olhei passeios e quanto mais olhava mais decidida a ir eu ficava. Porém, mais indecisa quanto aos passeios. 
Pesquisei na internet sobre as agências de turismo em Lençóis e achei passeios muito legais e bem organizados na agência Volta ao Parque. Entrei no site Trip Advisor e li ótimas recomendações sobre a agência. Liguei e fui muito bem atendida. Não tive dúvidas, fechei hotéis e passeios com esta agência.

Fechei o pacote terrestre "Volta ao Parque Inesquecível". São 8 dias e 7 noites distribuídas em Lençóis, Igatu, Mucugê e Vale do Capão.

Os hotéis foram:

Em Lençóis - Pousada Vila Serrano - a Pousada é super bonitinha. Possui quartos confortáveis, um café da manhã variado com frutas, pães, bolos, sucos e quitutes regionais. Os quartos de 9 à 13 são mais novos. Oferece uma sala de hidromassagem e massagem onde você poderá escolher entre várias terapias e a pousada entra em contato com o terapeuta para lhe atender com hora marcada. Indico uma massagem com Celso Amohi. Eu fiz no último dia. Seu corpo (principalmente pés e pernas) irá agradecer depois de 7 dias caminhando praticamente o tempo todo!

Pousada Vila Serrano
Suite 13

Pousada Vila Serrano
Suite 2
Em Igatu - Pousada Flor de Açucena - A pousada foi construída com o objetivo de não remover nenhum elemento natural do terreno. Sendo assim, os quartos e ambientes comuns tem pedras  brutas em sua decoração. A integração com o meio ambiente é completa!

Pousada Flor de Açucena
Suite 2

Pousada Flor de Açucena
Piscina

Pousada Flor de Açucena
Restaurante

Em Mucugê - Pousada Monte Azul - A pousada fica mais afastada do centrinho de Mucugê. Os quartos são simples, porém, confortáveis. O café da manhã foi o melhor que comi em toda a viagem.

Pousada Monte Azul
Suite 10

Pousada Monte Azul
Suite 10
No Vale do Capão - Pousada do Capão - É uma pena ter ficado somente 1 dia nessa pousada e só pernoitar. A pousada tem um riozinho para banho, sauna, espriguiçadeiras espelhadas pelo jardim, sala de massagem e uma trilha. O quarto é super confortável. O café da manhã não é variado, mas tem tudo o que comemos no dia-a-dia (um suco, 2 tipos de fruta, pão, queijo, café, leite e geléia).

Pousada do Capão
Jardim

Pousada do Capão
Restaurante

Pousada do Capão
Suite 3
O quanto se gasta para comer?
Separar R$ 20,00 por refeição (bebida não alcoólica e prato principal) é bem razoável.

Em Lençóis fui na Pizzaria Natora - pizza fininha e crocante, muito boa! - e no Restaurante Bodega - a comida é boa e o sorvete caseiro de doce de leite é uma delícia.

Em Igatu fui no Bar e Restaurante Água Boa - ali eles fazem a comida na hora, por isso, enquanto espera mais ou menos 1/2 hora, você pode apreciar vários sabores de cachaça ou uma cervejinha geladíssima (se gostar, é claro!)! Recomendo!

No Vale do Capão comi um pizza com massa integral na Pizza Integral do Capão Grande. O local é muito agradável! Lá não vende refrigerante - somente suco, mas não tem problema se comprar fora e levar para tomar lá! Outra curiosidade é que há somente 1 tipo de pizza salgada e 1 tipo de pizza doce. Mas não deixe de ir por causa disso! A pizza é muito boa!

Informações adicionais podem ser encontradas no Guia Online da Chapada.

Nos próximos 7 posts estarei descrevendo os locais visitados em cada dia. Espero que gostem!!


Grande Abraço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário