segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Itália - Verona

A cidade de "Romeu e Julieta" é linda! Surpreendente! E justamente por isso, reserve no mínimo 2 dias para esta linda cidade na região de Vêneto.


Verona foi minha penúltima cidade na Itália. De trem, desde Veneza, leva-se 1h30. Viagem bem confortável. A estação Porta Nuova fica relativamente perto do centro histórico.
Se conseguir se hospedar perto do centro histórico e tiver boa disposição, conseguirá visitar quase tudo à pé.

Onde ir

Castelvecchio - O castelo que fica às margens do rio Adige continua com a mesma faixada medieval de quando foi construído - de 1354 à 1357. Internamente foi modificado para sediar o museu. Mas isso não fez com que perdesse seu charme. É possível andar por suas muralhas, observar um pequeno arsenal, armaduras e pinturas que datam do século XII ao XVI. O sol se pondo entre as muralhas é um show a parte! Vale a pena deixar a visita para o final do dia.

Castelvecchio

Arsenal Castelvecchio

Parte das armaduras

Ponte sobre o rio Adige

Piazza Bra - Um espaço bem grande cercado por restaurantes. Aqui também está a Arena de Verona.


Piazza BRA com a Arena ao lado


Arena de Verona - Terceiro maior anfiteatro da Itália, já foi palco de espetáculos e combates na época do Império Romano. Mas não se iluda, infelizmente não irá encontrar a mesma riqueza de detalhes e história do Coliseu. Aliás, quem foi antes ao Coliseu, entra na Arena de Verona e sai com gostinho de quero mais. Hoje a Arena de Verona está adaptada para shows. Ali são apresentados musicais, óperas e concertos de jazz.

Arena de Verona

Arena de Verona

Casa di Giulietta - Se tem um lugar que lota em Verona é a Casa di Giulietta. Todos querem entrar na casa e tirar uma foto na sacadinha que supostamente "Julieta" apareceu para "Romeu". O mais engraçado é que não existem provas que Julieta e Romeu realmente existiram, mas o mito popular eleva a imaginação das pessoas, né?! Eleva tanto, a ponto da estátua de "Julieta" - que fica no pátio abaixo da sacada - estar com um dos seios com a coloração diferente do restante da estátua porque diz a lenda, que se tocar no seio da estátua terá sorte no amor.

A sacada de Julieta

Estátua de Julieta

A sacada atrás!

Piazza delle Erbe - A praça está pertinho da Casa di Giulietta e é também local onde os eventos acontecem. Quando estive lá, vários países estavam apresentando parte dos seus costumes. O Brasil estava lá mostrando nossa capoeira. Ao redor da praça você encontrará bares, barraquinhas com produtos locais, lojas e restaurantes.

Piazza delle Erbe

Castel San Pietro - O edifício em si não está aberto ao público, mas isso não é desculpa para não subir a colina onde está esse castelo. Aliás, deixar de ir lá é perder uma das vistas mais bonitas de Verona. Una o útil ao agradável, suba no finalzinho da tarde e você terá um pôr-do-sol lindo e poderá degustar um bom vinho (ou espumante - aproveite que você está em uma das regiões que produzem os melhores espumantes italianos!) no restaurante que está no caminho até o castelo. Mais abaixo falarei dele.

O Castelo no alto cercado de árvores

Verona vista desde o Castelo

Duomo - também conhecida como Cattedrale di Santa Maria Matricolare é a principal igreja de Verona.

Duomo di Verona
Onde ficar

Me hospedei no Hotel Marco Polo. Há poucos metros da entrada da Piazza BRA, permite uma ótima mobilidade por todos os pontos turísticos de Verona. O Hotel foi um ótimo custo x benefício. Quarto agradável, um bom banheiro, café da manhã com boas opções e um atendimento cuidadoso.


Onde comer

Milio a Santa Anastasia - Está situado pertinho da Igreja de Santa Anastasia. Um ambiente mais formal, porém, muito agradável. O maitre foi super atencioso e nos indicou ótimos pratos. Ah... eles possuem uma carta de vinhos bem rica ;-)
É importante reservar principalmente se você é acostumado a fazer as refeições em horários adiantados.

Último ambiente do Restaurante

Último ambiente do Restaurante

Maffei - situado na Piazza delle Erbe possui um ambiente mais formal. Possui mesas internas e externas, uma rica carta de vinhos e um risoto de frutos do mar muito bom. É preciso reservar!
Dica: não escolha as mesas externas se você não é fumante!

Teodorico Re - Este restaurante está na subida para o Castel San Pietro. Possui uma vista linda de Verona.
Jantar vendo Verona toda iluminada deve ser um espetáculo!
Funciona como lounge também!
Não deixe de reservar para o jantar.

Verona é tudo de bom! Infelizmente fiquei somente 2 dias e só deu tempo de conhecer os pontos turísticos e históricos. Mas se você tiver espírito aventureiro, tiver um pouco mais de tempo e o calor imperar, Verona lhe oferece vários esportes radicais como rafting no rio Adige, rapel, etc.. Provavelmente no seu hotel você encontrará um panfleto falando sobre esse atrativo!

Bacio e ci vediamo a Milano!!


domingo, 5 de agosto de 2012

Itália - Pisa

Pisa, conhecida atualmente por ter a famosa torre inclinada de Pisa, já foi um importante porto! Pois é, porto! Tão importante quanto Gênova e Veneza! Dizem que dois fatos podem ter ocorrido para a perda de sua fama: 1 - Pisa caiu sob o domínio de Florença após a guerra contra os genoveses e florentinos; 2 - com o passar dos anos o porto foi se tornando muito raso, perdendo sua utilidade. Hoje, nem sinal de mar!!

Torre de Pisa

Quando planejei a viagem à Itália, resolvi "ir a" e "voltar de" Pisa e Lucca no mesmo dia desde Florença. Ambas cidades ficam no mesmo caminho e pelo que havia lido, em 1/2 dia conheceria os pontos importantes de ambos locais. Dito e feito. Aluguei um carro e fui.
Se você resolver não alugar carro, a opção é o trem. Desde Florença saem trens para Pisa onde o percurso dura por volta de 1 hora. Pelo que pude ver de mapas é super tranquilo.
Bom, fui cedinho porque havia comprado ingresso para subir a torre no primeiro horário e porque pretendia almoçar em Lucca.
Pode parecer bobagem o que foi dizer, mas a danada está bem inclinada! Logo na entrada da Torre existe um mostrador de quanto está sua inclinação. Quando eu estava subindo as escadas, eu sentia que estava fazendo força para me manter reta e por fim, quando cheguei no topo e olhei para baixo, era possível ver os andares inferiores sem precisar me pendurar na grade!!!
A vista lá de cima é surreal! E quando você desce, tem que pagar o mico de tirar a típica foto segurando a torre!! No final das contas, mico é de quem não tira! É engraçado ver as pessoas nas poses mais inusitadas, aparentemente se apoiando no nada!

Torre de Pisa

Subindo a Torre de Pisa

O duomo visto do último andar da Torre de Pisa

Os andares inferiores vistos do último andar
Segurando a Torre

O quanto a Torre está inclinada


Se a sua vontade for subir a Torre, é preciso comprar os ingressos com antecedência. Por dia, são admitidos uma quantidade de pessoas que sobem em grupos. Chegue à Piazza del Duomo 1/2 hora antes - pelo menos. É o tempo de trocar a confirmação da compra pela internet pelo ingresso na bilheteria do museu e ir para fila subir a Torre. É possível comprar ingressos que dão direito a visitar o duomo e o batistério também.
Comprei neste site:

Piazza del Duomo - Torre de Pisa, Duomo e Batistério

Grande Abraço!!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Itália - Florença

Capital e maior cidade da Toscana, Florença é um poço de cultura. É aqui que está "Davi" a enorme estátua feita por Michelangelo.
Durante muito tempo foi reconhecida como a capital da moda, passando o bastão atualmente para Milão, pelo menos na Itália! Mas isso não diminuiu a qualidade e o reconhecimento de várias universidades no ramo de design, seja de moda ou de produto.

Ponte Vecchio

Fiquei 3 dias em Florença, sendo 1 deles dedicado a um bate e volta à Lucca e Pisa. Então, tive somente 2 dias para conhecê-la. Não conheci muitos museus nem igrejas. Dediquei à Florença, passeios sem rumo, trattorias típicas, vitrines de lojas e somente dois museus.

O que fazer?

Na Piazzale degli Uffizi fica a Galleria degli Uffizi, museu que abriga obras importantes de vários artistas renomados como Leonardo da Vinci, Correggio, Rembrandt, Botticelli, etc.. Para aqueles que apreciam é uma verdadeira história da Arte.

Galleria degli Uffizi

Piazzale degli Uffizi

Piazzale degli Uffizi

Galleria dell'Accademia - Nessa eu fiz questão de ir. É aqui que se encontra a belíssima escultura de Davi feita por Michelangelo. Em mármore e medindo mais de 5 metros, a escultura impressiona com detalhes perfeitos como as veias da mão de Davi. Não é permitido fotografá-la, mas há quem leve uma máquina pequenina e consegue uma fotinha!!
Sempre há fila para este museu. Vale muito a pena comprar a entrada on line e com reserva de horário!

Ponte Vecchio - A ponte é realmente muito bonita. Construída em 1345 é a mais antiga de Florença. A noite fica lindamente iluminada e rende boas fotos. Há quem diga que o pôr-do-sol nesse local é mágico! Quem quiser ver butiques e joalheirias, esse é o lugar!
Uma curiosidade... no topo da ponte existe uma passagem, o corredor vasariano. O mesmo foi construído 2 séculos após com o objetivo de locomoção dos Medici entre os Palazzo Pitti e os Uffizi sem que os mesmos tivessem contato com o povo!

Piazza della Repubblica - grande praça que abrigou há muitos anos o fórum romano. Hoje tem muitos cafés ao seu redor. O Hard Rock Café é um dos restaurantes abaixo do arco.

Piazza della Repubblica
Museu de Leonardo da Vinci - quem o vê da rua, não sabe a riqueza que tem dentro. Vários projetos de máquinas de voar, projetos bélicos, além de pinturas estão expostos com explicações para você se deliciar por umas duas horas.

Na Piazza del Duomo estão a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Campanário e o Batistério. A Catedral é o edifício mais alto da cidade. Não entrei em nenhum edifício, como disse no início do post, mas fiz questão de fotografar esta linda arquitetura que misturou estilos da antiguidade clássica com formas geométricas.

Batistério - Piazza del Duomo

Catedral - Piazza del Duomo

Onde ficar

Fiquei hospedada na Piazza Santa Maria Novella no Hotel L'Orologio. Foi o hotel mais caro da viagem, mas valeu cada euro. O Hotel é um espetáculo. Bem centralizado, pé direito alto, móveis clássicos, banheiro grande, ótimo atendimento e café da manhã bem variado.

O quarto do L'Orologio
O banheiro do L'Orologio

Onde comer

Antico Fattore - Indicação do guia que comprei essa trattoria é maravilhosa. Os garçons são super simpáticos, a comida ótima e super requisitado. Por isso, chegue antes do horário normal do jantar ou faça reserva. Fica pertinho da Ponte Vecchio.

Trattoria Antico Fattore
Trattoria Gargani - O restaurante tem uma decoração muito alternativa, mas muito legal. O que eu achei super, foi o dono do restaurante pedir para não ir embora porque ele arrumaria uma mesa em 15 minutos. Além disso, a garçonete me indicou uma entrada de queijo de cabra com salada que desmanchava na boca, o vinho estava ótimo e a comida manteve a qualidade dos demais itens. Uma noite ótima cheia de pecados gastronômicos!

Não me arrependi de ter dado mais tempo a não fazer nada em Florença e simplesmente conhecer os cantinhos dessa linda cidade!

Pelas ruas de Florença

Grande Abraço e até o próximo!!!