domingo, 3 de fevereiro de 2013

Brasil - Vale dos Vinhedos - RS

Pela segunda vez voltei ao Vale dos Vinhedos. Agora com dois objetivos: curtir calmamente a Villa Valduga e conhecer alguma coisa fora da Villa Valduga.
O primeiro foi cumprido, o segundo... muito parcialmente, consegui almoçar em um restaurante fora do complexo.

O Vale dos Vinhedos fica em Bento Gonçalves. Possui várias vinícolas como Adega Cavalleri, Chandon Brasil, Aurora, Miolo, Dom Cândido........Casa Valduga, dentre outras.

Para chegar até o Vale é possível pousar nos aeroportos de Caxias do Sul ou Porto Alegre (são os mais próximos). De lá, o transporte será viário. Quem puder e quiser curtir com calma, pode fazer a rota romântica (Vide meu post sobre a Rota Romântica) e pernoitar no Vale.

Imagem retirada do site http://www.valedosvinhedos.com.br


Imagem retirada do site http://www.valedosvinhedos.com.br

Onde ficar

É possível ficar em Bento Gonçalves, onde já ouvi falar muito bem, mas não tenho indicações, ou no próprio Vale dos Vinhedos. Várias vinícolas possuem pousadas, o que traz um charme todo especial principalmente se conseguir se hospedar de frente para umas das plantações.

Hotel e SPA do Vinho - Em frente a Vinícola Miolo, o hotel é super bem conceituado e para quem tem criança, talvez seja uma boa opção já que possui recreação infantil.

Hotel e SPA do Vinho
Villa Valduga - A Villa Valduga é um complexo enoturístico composto por 5 pousadas totalizando 24 suítes, Enoboutique, Cave subterrânea e 2 restaurantes.
A recepção é impecável, o café da manhã é delicioso e ao som de um piano, brinde de boas vindas e um curso de degustação para os hóspedes.
Importante saber que a Villa não hospeda menores de 15 anos.

Vista da Villa Valduga

Pousada Raízes e Pousada Storia

Enoboutique

Fomos em dois casais e nos hospedamos na Pousada Raízes e na Storia. Ambos muito confortáveis com vista para o interior do complexo. Porém, existem outras suítes com vista para o parreiral.

Suite 1 - Pousada Raízes com o chá de boas vindas

Suite 24 - Pousada Storia

O que fazer

No Vale dos Vinhedos é possível visitar várias vinícolas e participar de degustações. Mas não é só de vinho que vive o Vale, é possível visitar lojas de artesanato, de couro - outro ponto forte do Rio Grande do Sul, de quejos e da Festa da Vindima (se quiser saber mais um pouquinho sobre a Festa, visite o post onde falei sobre ela).

Para quem é hóspede da Villa Valduga, a diária dá direito ao curso de degustação com duração de 4 horas. No curso você verá um pouco da história da Valduga, do processo de criação e armazenagem dos vinhos e espumantes e por fim, terá uma aula para "aprimorar" 3 dos seus 5 sentidos. O curso é bem legal e nossa instrutora enóloga foi super atenciosa.

Primeira garrafa de vinho fino e parte do processo da armazenagem das espumantes

Na cave de pedra

Barricas e o caminho que leva a uma das plantações


O curso com direito a diploma de participação!

Onde comer

Na Villa Valduga existem 2 restaurantes:
O Luiz Valduga oferece refeições harmonizadas. No final de semana que nos hospedamos os pratos foram harmonizados com os vinhos: Leopoldina Chardonnay, Leopoldina Merlot Rosé, Leopoldina Merlot e Reserva Moscatel.

Entrada: salada verde com tomate, azeitonas e queijo cammenbert;
1º prato: Risoto de beringela, alecrim e tomate seco e queijo gruyere

O Maria Valduga oferece um espaço para confraternizações, um andar inferior e outro superior. No final de semana que nos hospedamos, o menu era um rodízio de 4 entradas, 5 massas, 2 tipos de carnes e 2 sobremesas. Tudo uma delícia.


A entrada, o salão inferior e a adega
O espumante top da Valduga





















Trattoria Mamma Gema - O restaurante é muito agradável e a comida uma delícia. Você pode optar pelos pratos do cardápio ou pelo rodízio de massas. Os pratos que servem 2 pessoas, para aqueles que comem moderadamente, servem 3!!

O salão do restaurante e o recomendadíssimo sorvete artesanal com calda de vinho


Ficar no Vale dos Vinhedos tem todo um charme! É super romântico e esse romantismo todo, pode ser regado a ótimos vinhos!

Saúde!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário