domingo, 26 de maio de 2013

Itália - Cortona

Cortona, para mim, teria um sentido todo especial. Já havia visto 2 vezes o filme "Sob o Sol da Toscana" e gostaria de ter visto todos os lugares onde foram feitas as locações do filme. Porém, como devemos aproveitar as oportunidades que nos aparecem, o foco da minha estadia em Cortona acabou sendo outro e acabei conhecendo uma pequena parte da cidade antiga somente a noite. Mas um dia eu volto...

Cortona
Cortona
Guardada no interior das muralhas etruscas a 600 metros de altitude, a cidade testemunhou através dos séculos todos os acontecimentos dos Apeninos e do Lago Trasimeno. Cortona é uma antiga cidade que foi habitada pelos etruscos.
Hábeis negociadores, os etruscos detinham muita riqueza e por isso, sofriam muitos ataques. Isso explica as construções de grandes muralhas que cercavam as terras onde se estabeleceram.
Situada em um cenário único, Cortona passou a ser um destino turístico com a ajuda do filme acima citado, despertando o interesse do mundo sobre a cidade como também pelos costumes, vinhos e receitas da culinária Toscana.

O que fazer

Piazza della Repubblica - onde sua principal construção é o Palazzo del Comune.

Palazzo del Comune
Palazzo del Comune
Piazza SignorelliAqui está o Palazzo Casali, que abriga o Museo dell'Accademia Etrusca - MAEC com interessantes achados arqueológicos etruscos e romanos e o Cinema Teatro Luca Signorelli.
Ao redor da praça se encontram vários bares com mesas externas.

Piazza Signorelli
Piazza Signorelli - MAEC a esquerda e Teatro Luca Signorelli a direita
Chiesa di San Domenico - A construção da igreja, em estilo gótico, teve seu início em 1400 terminando somente em 1438. Está localizada a poucos metros fora da muralha que circunda  a parte antiga de Cortona.


Chiesa di San Domenico
Chiesa di San Domenico
Fortezza Medicea - A Fortaleza de Girifalco situa-se no ponto mais alto de Cortona. Foi construída em 1561 por Serbelloni que deu prosseguimento a linha traçada anos antes com uma arquitetura militar medicéia. O acesso a Fortaleza se dá por meio de um grande portão revestido de ferro. É possível caminhar por seu interior e suas muralhas.

Ruelas de Cortona - Passear por suas ruas estreitas é puro prazer... 

Fiat 500

Onde comer

Ristorante La Bucaccia - eu já havia pego referências do restaurante antes de ir e minha ida a ele foi reforçada pela indicação da dona da pousada onde me hospedei. Mas gostaria de deixar aqui o relato de um ocorrido... A comida é muito boa, o ambiente uma graça, porém, para aqueles que não gostam de uma "demasiada intimidade" com quem não se conhece, irão ficar muito desconfortáveis com o comportamento do dono do restaurante. Não sei se inspirado pelos vários quadros de humoristas que decoram o local, mas o dono se sente "livre" para fazer piadas e cutucar a barriga dos clientes. Se você não tem um grande senso de humor e não gosta que invadam "o seu diâmetro de segurança",  aconselho não ir.
Se você é mais "tranquilo" com isso, faça reserva!

Ristorante La Bucaccia
Ristorante La Bucaccia

Onde ficar

B&B Casa Bellavista - A Casa Bellavista fica em Creti, à 20km de Cortona. Resolvi ficar ali por quatro motivos: típico agroturismo; uma linda vista dos campos da Toscana; o ambiente aconchegante da pousada; e o curso de culinária que a dona da pousada oferece.
Não é muito fácil chegar, principalmente sem GPS, mas não me arrependi nem um segundo. Dormi o sono dos deuses sem um barulho, a vista é realmente linda e o curso foi muito legal! O curso começou às 3 horas da tarde e já começaram os preparativos para os pratos a serem servidos a noite na hora do jantar, com direito a aprender a fazer a massa do tagliatelle, o verdadeiro molho de tomate italiano e o tiramisu!
Deixo aqui também, meu imenso agradecimento à Simonetta que foi super atenciosa, indicando estradinhas vicinais que me renderam lindas fotos!

Casa Bellavista
Suite "Il Giardino"

Casa Bellavista
Sala
Fazendo a massa do tagliatelle e preparando o tiramisu

Tagliatelle; Coelho a Etrusca; Tiramisu

Algumas fotos tiradas na região da Toscana

Toscana
Entre Montepulciano e Pienza - Estradinha SS146

Toscana
Entre Montepulciano e Pienza - Estradinha SS146

Toscana
Entre Pienza e San Quirico d'Orcia - Estradinha SS146

Toscana
Entre Montalcino e Buonconvento - Estradinha SP117

Toscana
Entre Montalcino e Buonconvento - Estradinha SP117

Toscana
Entre Asciano e Siena - Estradinha SS438

Toscana
Entre Asciano e Siena - Estradinha SS438

Ciao!!!


sábado, 25 de maio de 2013

Itália - San Leo

Quando preparei o roteiro de retorno à Itália, não havia incluído San Leo. Aliás, nunca tinha ouvido falar. Mas graças a outros blogs que assino sobre a Itália, um dia tive a sorte de ler sobre essa cidadezinha que se encontra sobre uma grande pedra que domina o Valle del Marecchia. O que mais me chamou a atenção nessas minhas pesquisas foi a foto de uma fortaleza no alto de um penhasco, que, devido à minha ida in loco, pude eu mesma retratá-la.



Como eu cheguei lá? Bem, eu já havia reservado um carro em Bolonha e segundo meu roteiro, a próxima cidade onde iria me hospedar seria Arezzo. Porém, no meio do caminho estava San Leo. Um pequeno desvio na autoestrada, uma estradinha em zigue zague morro acima e depois de 135 km... surpresa... San Leo!

Fortezza di San Leo
Um pouquinho de história...
San Leo, foi um local de cultos pagãos se transformando em cristão após abrigar o dálmata San León que, em conjunto com seu amigo Marino, contribuiu para a propagação do cristianismo em Montefeltro – região histórica da Itália da qual fazem parte pequenas cidades das regiões da Emilia-Romagna, Toscana e San Marino.
Se converteu em sede episcopal no Século X e local de refúgio de Berengario II.
Durante a idade média se viu o esplendor da cidade e da família que fez de San Leo a sede de sua própria dinastia, os Montefeltro.
As passagens de San Francesco (São Francisco) em 1213 e de Dante em 1306 contribuiram para o enriquecimento da história e lendas desse importante lugar dominado ao longo dos anos pelas famílias Medici e Della Rovere até chegar ao período governado pela Diocese a partir de 1631.

Curisiodade
Dante Alighieri se referiu a San Leo em sua obra "Purgatório da Divina Comédia".

O que fazer

A Fortaleza – A Construção que vi nas fotos e que me trouxe até San Leo, tem sua origem na época das guerras entre Godos e Bizantinos. Foi constantemente alvo de disputa, especialmente durante os séculos XIV e XV, até que finalmente foi conquistada por Federico da Montefeltro em 1441. A poderosa defesa de San Leo, idealizada por Francesco di Giorgio Martini, parece ser um prolongamento da rocha que a sustenta. A fortaleza tornou-se prisão quando San Leo passou a pertencer a Diocese e em suas celas, o Conde de Cagliostro terminou seus dias. Mesmo após a unificação da Itália, a fortaleza continuou a cumprir a sua funcão de prisão até 1906. Funcionam hoje entre seus muros um museu onde é possível ver exposições de armas, armaduras, a vida militar na Idade Média, a alquimia de Cagliostro, as celas – inclusive a de Cagliostro e objetos de tortura. 

Fortezza

Um dos ambientes

Sala de armaduras

A Cela do Conde di Cagliostro e Local de Torturas

Centro – A cidade antiga é muito pequena e muito charmosa. Pertinho do estacionamento é possível encontrar a “La Pieve” – igrejinha dedicada a Santa Maria Assunta e conhecida como o monumento religioso mais antigo de Montefeltro; a Catedral – dedicada ao Patrono Santo Leone foi reconstruída em 1173; e a “Torre Campanaria”.



Centrinho com a Pieve ao fundo

Ruas e Construções

Torre Campanaria

Onde comer

Il Bettolinouma portinha bem pequena que se abre em um ambiente de dois andares. As massas são divinas. Quando busquei o site com fotos, vi que parece ter mais um ambiente subterrâneo... Me pareceu bem legal! 


O vinho degustado


Onde ficar


Não pernoitei em San Leo. Mas a impressão que tive foi que, se estiver de passagem, umas 4 horas é o suficiente. Se quiser MUITA TRANQUILIDADE e ROMANCE, ficar uma noite na cidade deve ser uma ótima pedida!


No site da cidade é possível encontrar dicas de hospedagem!

Fino alla prossima città!!!


sábado, 18 de maio de 2013

Itália - Bolonha

Foi bem difícil colocar o nome da cidade em português depois de escrevê-la tanto em italiano...
Bolonha para os brasileiros - Bologna para os italianos....

Na culinária, a cidade do molho "bolonhesa" - e comi bastante para não esquecer o sabor, afinal, a carne lá é desfiada e não moída como comemos aqui!

Na história, Bolonha é conhecida como a cidade das Torres e dos pórticos, resquícios da época medieval. É uma das cidades mais desenvolvidas da Itália e classificada como uma das principais em termos de qualidade de vida no país. O símbolo de Bolonha são suas duas torres: a Torre  degli Asinelli, construída entre 1109 e 1119 com 97 metros de altura e quase 500 degraus até o topo. No século 14 a torre foi usada como prisão e fortaleza e durante a Segunda Guerra Mundial, como defesa. E a Torre Garisenda com 48 metros de altura.

Cidade Etrusca em 510 a.C., constituía uma colônia romana. Pertenceu ao Império Bizantino, esteve sob o controle papal, foi ocupada por Napoleão Bonaparte e depois pelos Estados Pontífices. Durante o período monárquico era um centro republicano emblemático e durante a 2ª Guerra Mundial foi intensamente bombardeada já que era um centro de transporte essencial para os alemães nazistas.

Além da culinária e da história, Bolonha abriga a mais antiga universidade do mundo ocidental, a Università di Bologna fundada em 1088.

Bolonha e suas duas torres
As principais atrações ficam ao redor da Piazza Maggiore. Para conhecê-los, um dia bastaria. Porém, a cidade se propõe a boemia devido sua vida universitária, a compras e deixar o tempo correr observando locais e turistas que passam, tiram fotos, sentam no meio-fio em frente a Basílica di San Petronio.

O que fazer

Piazza Maggiore - a praça medieval é um bom ponto para começar o seu passeio. É o centro de Bolonha, onde está a sede da prefeitura e também a Basilica di San Petronio, principal igreja da cidade, dedicada ao Santo Padroeiro. No século XIV, sua construção foi embargada pelo papa Inocêncio II, pois seria maior que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Observe pelo corte que há na fachada externa da igreja: metade mármore e metade tijolo. 

Piazza Maggiore com Basilica di San Petronio ao fundo
Piazza del Nettuno & Fontana di Nettuno - junto à praça central reina esta fonte com uma estátua em bronze de Netuno, obra do francês Jean Boulogne (mais tarde conhecido como Giambologna), em típico estilo barroco.

Fontana di Netuno
Piazza di Porta Ravegnana - com suas Due Torri (duas torres) que são o símbolo de Bolonha, construídas pelas famílias Asinelli e Garisenda. A praça é também o ponto de confluência de 7 ruas. Você pode subir a Torre degli Asinelli para uma vista panorâmica da cidade (entrada paga, abre 9h-18h).

As duas torres


Bolonha vista do alto da Torre degli Asinelli

A caminho do topo e depois dos quase 500 degraus
Piazza di Santo Stefano - Nesta praça triangular existiam no passado um grupo de sete igrejas romanescas construídas durante os séculos XII e XVII, e que correspondiam às sete igrejas de Jerusalém, restando a Chiesa di Santo Stefano e um conjunto de 4 igrejas, onde está enterrado San Petronio. Destaque para a pia, onde se acredita Pôncio Pilatos tenha lavado às mãos depois de condenar Cristo à morte. Ali também está representado o galo, que cantou após "Pedro" ter negado Jesus por três vezes.

Arquitetura de Bolonha - a cidade já passou por poucas e boas! E sua história nos deixou lindos presentes arquitetônicos.




Onde comer

Bar Giuseppe - Um dos bares/restaurantes que ficam na construção em frente à Basilica di San Petronio. A pizza que comi estava ótima e o chardonnay que era vendido em taças, também!!
As mesinhas externas são uma boa pedida para ver o tempo passar, com uma ressalva para os não fumantes, não vale se incomodar com o cigarro acesso da mesa ao lado!

O Bar Giuseppe é o primeiro da galeria
Ristorante Garganelli - O Garganelli é o restaurante do hotel Savoia e fica a uns 10 minutos de carro do centro antigo. RECOMENDO!! O ambiente é uma delícia, a comida ótima, o atendimento é tudo de bom (eles falam espanhol, inglês e, claro, italiano!), uma boa carta de vinhos e o que se paga é mais do que justo!
Apesar de não estar cheio quando fui é aconselhável fazer reserva.


Onde ficar

Aemilia Hotel - O Aemilia fica a 15 minutos a pé do centro histórico. O quarto que fiquei tinha uma linda vista para as torres da cidade antiga. A decoração é clean e me pareceu tudo muito novinho. O banheiro é super limpinho e amplo. Toda a equipe do hotel foi muito simpática e prestativa. O café da manhã tem tudo o que é necessário para começar o dia. E para quem não consegue deixar de ficar conectado, o wifi é grátis e com ótima velocidade. Como reservei com mais de 8 meses de antecedência pelo Booking.com, consegui um bom preço.

Suite no 5º andar

Ciao!!!


domingo, 5 de maio de 2013

Itália - Arezzo

Arezzo foi uma agradável surpresa... Quando coloquei Arezzo no roteiro já havia lido sobre sua origem etrusca e passeado virtualmente por suas ruas, mas estar ali em carne e osso foi uma delícia.

Um pouquinho de sua história...
Um lugar calmo cheio de memórias em cada esquina e que oferece boa comida e boa vida. 
Arezzo faz parte da região da Toscana, possui cerca de 92.000 habitantes e é a capital da província de mesmo nome.
Seu passado glorioso é evidenciado pela arquitetura com influência romana, gótica e renascentista. 

Apesar das intervenções sofridas ao longo do tempo, graças a sua localização, foi capaz de manter as características ambientais e arquitetônicas do seu núcleo mais antigo localizado na parte alta da cidade, mantendo inalterada sua estrutura dentro de uma muralha do século XIII.

Muralha - uma das entradas da Arezzo antiga
Conhecida também pela ourivesaria, Arezzo entrou para o círculo cinematográfico quando ali foi filmado o filme "A Vida é Bela" de Roberto Benigni.

Cheguei em Arezzo de carro. Havía alugado quando saí de Bologna. Como o seu centro histórico possui tráfego limitado é importante avisar ao administrador da sua pousada ou hotel, sobre a hora de sua chegada. Assim, eles poderão informar ao órgão responsável e você não receberá aquela multa chatinha que mais cedo ou mais tarde chegará (experiência própria que passei a 2 anos atrás).

Onde ficar

La Corte del Re - Escolhi essa pousada pela sua localização, serviços e características arquitetônicas. Afinal, ficar em cidades medievais pede uma hospedagem que lhe remeta à época - pelo menos para mim! Não me arrependi em nada. A pousada fica em frente a Piazza Grande. Com vista e tudo! Imagino o quanto essa pousada não deva ser disputada durante a Giostra del Saracino. O café da manhã é servido no quarto - apesar da simpatia da moça que lhe serve o café, o mesmo não foi muito farto (café, suco, iogurte, leite e croissant), mas o suficiente. Toda a equipe da pousada é muito prestativa e simpática.

Sala comum, suite "Luca Signorelli" e o café da manhã

IMPORTANTE - depois de descarregar o carro, você deve buscar um estacionamento. Muitos são pagos. Porém, perto do Park Pietri (que é pago), é possível estacionar na rua. Desde esse estacionamento é possível alcançar as escadas rolantes que levam até ao lado do Duomo. Do Duomo até a pousada são 5 minutos a pé.

O que fazer

Basilica di San Francesco - Abre das 9h às 18h. A construção foi iniciada no final do século XIII. Possui em seu teto uma das grandes obras do artista italiano Piero della Francesca, Storie della Croce, pintado entre 1452 e 1456, relatando em 10 episódios a história da morte de Cristo na cruz.

Basilica de San Francesco

Chiesa de San Domenico - Fundada em 1275 possui uma arquitetura gótica. Sua maior atração é "Il Crocifisso di Cimabue" no altar principal.


Il Crocifisso di Cimabue

Chiesa de San Domenico

Piazza Grande - Também conhecida como Piazza Vasari, é o local de um famoso mercado de antigüidades. Formada por interessantes construções, incluindo palácios do período medieval e o Palazzo della Fraternità dei Laci, de 1375, iniciado no estilo gótico e finalizado após a Renascença.
Aqui acontece também, sempre nos meses de Junho e Setembro, a "Giostra del Saracino", um jogo onde seus cavaleiros tentam acertar um boneco com suas lanças.

Piazza Grande

Duomo - A catedral fica no topo da montanha, na Via Ricasoli. Foi iniciada no século 13. O interior da igreja contém vários trabalhos importantes, como a pintura de Pietro della Francesca "Maria Madalena". A Capella de la Madonna del Conforto impressiona bastante. 

Duomo

Fortezza Medicea - Localiza-se dentro do parque público "Il Prato". Na época de minha visita não pude entrar na fortaleza. O parque é o ambiente ideal para descansar e fazer piqueniques.


Duomo visto do parque "Il Prato"

Anfiteatro Romano - O anfiteatro está localizado na parte sul da "cidade murada" e é considerado o mais importante monumento romano de Arezzo. Foi construído na primeira metade do século II, provavelmente na época do imperador Adriano e restaurado várias vezes após a Segunda Guerra Mundial. O monumento foi saqueado ao longo dos séculos, especialmente quando - no século XVI suas pedras foram usadas para construir o Mosteiro de St. Bernardo. Após a separação das pedras, o anfiteatro permanece parcialmente enterrado. Entre as ruínas ainda é visível parte das arquibancadas.

Anfiteatro Romano

Chiesa S.S.Annunziata - igreja renascentista construída sobre um edifício do século XIV.

Chiesa S.S.Annunziata
Corso Itália - Uma das principais ruas de Arezzo está cheia de lojas de roupas e jóias, além de estabelecimentos com produtos típicos locais da toscana (salames, presuntos...).


Onde comer

Miseria e Nobiltà - Pertinho do hotel que fiquei. Não fica nas ruas principais e por isso não fica cheio de turistas. Foi uma descoberta muito agradável. Um dos donos, Alessandro, foi super gentil e paciente nos explicando os pratos e em português!!

Ambientes do Miseria e Nobiltà

Osteria dei Mercanti - Fora também do circuito turístico é uma ótima pedida. O atendimento não é "perfeito" mas a comida é ótima e foi aqui que provei o meu primeiro vinho da Sicília!! Recomendadíssimo! Leve e frutado! Ótimo para um almoço em dia quente!

Primeiro salão

Vinho degustado

Trattoria il Saraceno - Foi outra surpresa. Sempre quando vou às cidades, tento procurar locais para comer fora das ruas principais. Essa trattoria não era tão longe assim. É uma das transversais da Corso Itália. Mas já estava tarde para o local (dez horas da noite!!) e mesmo assim fui muito bem atendida. Com direito a lista de produtores de Brunello de Montalcino escrita pelo próprio atendente com a maior boa vontade!

Trattoria il Saraceno

Ci vediamo al prossimo post!!!