quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Espanha - Sevilha


Sevilha - 2013

Como não voltar a Sevilha? A cidade é linda, cheia de energia, berço do flamenco e com a melhor paella que já comi na vida!!
Poucas coisas aconteceram de diferente da minha última ida a Sevilha. Uma, foi que dessa vez, deixei o tempo correr, sem hora marcada para visitar atrações e sem pressa. Outra, foi que não havia Cirque du Soleil na Cidade e por último, e muito importante, foi que assisti um show de flamenco MARAVILHOSO.
Ah... também não estava tão quente! Abril é um mês mais ameno!

Como as atrações e os restaurantes continuam os mesmos, atualizei algumas fotos no decorrer do post. Também, incluí onde assistir o show de flamenco.

Espero ter ajudado mais um pouquinho...

Sevilha - 2011

Não conheci toda a Espanha, mas das 3 cidades que conheci, Sevilha (ou Sevilla em espanhol) foi a que mais gostei! Parece que a cidade pulsa. As pessoas são muito simpáticas e atenciosas. A paella... hum... a paella.. é simplesmente DIVINA!!!

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha e sua influência moura deixou uma arquitetura linda de se apreciar.

A única coisa que me pegou de surpresa foi o calor! Em pleno mês de setembro, os 42ºC me impediram de andar mais do que eu gostaria... e dá-lhe garrafinha de água!!

O que fazer?
Em Sevilha tem de tudo um pouco, tem bares alternativos, bares "normais", restaurantes muito bons, parques, palácios.... além de simplesmente passear às margens do Rio Guadalquivir no "Paseo de Cristóbal Colón".

Palácio Real Alcázar -> Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987, seu atual aspecto se deu a partir da conquista de Sevilha pelos árabes. A arquitetura é belíssima e em seus jardins acontecem concertos noturnos. Além disso, adultos e crianças adoram se perder no "jardim labirinto".

Palácio Real Alcázar

Palácio Real Alcázar

Palácio Real Alcázar

Palácio Real Alcázar
Catedral de Sevilha -> só por sua arquitetura já valeria a visita. A capela é muito bonita e é aberta ao público sem precisar pagar taxa alguma. Porém, para conhecer o restante do complexo: subir na Torre "La Giralda" e conhecer o túmulo de Colombo é necessário pagar uma taxa. Os horários de visita mudam conforme a época do ano. O ideal é ir no primeiro horário quando as filas costumam ser menores.

Catedral de Sevilha

Plaza de Toros de la Maestranza -> A praça de touros data do século XVIII. É possível visitá-la com ou sem guia. Possui um museu com retratos, pôsteres e roupas de touradas e toureiros. A temporada de touradas começa no domingo de Páscoa. Verifique o site para a programação mais atual.

Plaza de Toros de la Maestranza
Plaza de Toros
Museu da Plaza de Toros

Casa de Pilatos -> A Casa de Pilatos é um dos palácios mais requintados de Sevilha. Possui este nome porque se acreditava que era semelhante à casa de Pôncio Pilatos de Jerusalém. É oferecido um audio guia em várias línguas. O em português é em português de Portugal e às vezes é mais complicado entender do que o audio guia em espanhol!
A casa é cheia de história, principalmente da arte. Seus cômodos tem estátuas e arquitetura romana misturada com influência mourisca. Se você gosta de entender TUDO. Tire pelo menos umas 3 horas para essa visita!

Casa de Pilatos - Entrada Principal

Casa de Pilatos - pátio interno

Casa de Pilatos

Casa de Pilatos

Plaza de España -> A praça fica dentro do Parque María Luisa. A praça é toda decorada em azulejos. Distribuídas em toda extensão da meia lua da praça, cenas de várias cidades da Espanha, estão pintadas em lindos mosaicos. O prédio em si, é ocupado por várias divisões da prefeitura. Porém, existe um museu de armas muito interessante. Ali é possível ver armaduras, armas e muitas curiosidades da história da Espanha.

Plaza de España

Plaza de España - Uma das cidades da Espanha

Plaza de España - Linda Arquitetura
Plaza de España

Plaza de España - Museu de Armas

Plaza de España - Museu de Armas

Parque Maria Luísa


Torre del Oro -> Há muito tempo, a torre fazia parte da muralha que defendia Sevilha. Foi construída com o objetivo de servir como mirante. Seu nome não tem uma origem comprovada, podendo ser chamada assim pela cor dourada ao ser iluminada pelo sol ou por ter servido como depósito dos tesouros vindos das Américas. Hoje, abriga um museu marítimo. Quando eu fui, às terças-feiras a entrada era gratuita. Verifique com o concierge do seu hotel!

"Torre del Oro"

Museu da "Torre del Oro"

Tablao El Arenal - Quando estava montando minha viagem a Sevilha, me indicaram assistir um show de flamenco nessa cidade. Afinal, assistí-lo no berço do flamenco, não tem preço.
Eu já havia visto um espetáculo de flamenco em Madri. Porém, apesar de muito bonito, foi bem teatral.
Assim que cheguei em Sevilha, comprei os tickets para assistir ao show como me indicaram. Acho que não poderia ter escolhido lugar melhor. No Tablao "El Arenal" o espetáculo foi completamente diferente. Tive a sensação de originalidade! Todos os artistas colocaram tanta alma em suas apresentações que será difícil esquecer.
Não gostei muito da comida, achei um pouco cara para uma refeição sem nada especial. Se algum dia eu voltar, talvez só vá assistir ao show, sem o jantar.

Onde ficar?

TRH Alcora -> não fica no centro histórico. Mas o hotel disponibiliza uma condução de 1/2 em 1/2 hora até o centro, na parte da manhã e no fim da tarde. O Hotel tem uma ótima infraestrutura. Os quartos são grandes e espaçosos. Tem uma piscina ótima que aproveitei muito naquela época! Só lembrando que a temperatura era de 42ºC e só anoitecia por volta das 20h30m!

Onde comer?
Comi em outros lugares, mas dois me chamaram a atenção:
Abades Triana -> o Abades tem um clima maravilhoso, com luzes indiretas, comida e vinhos divinos, atendimento impecável, vista para a Torre del Oro e o rio ao lado. Os espanhóis jantam tarde, se quiser curtir um clima mais romântico, tente chegar por volta das 20h e tente reservar (ah... é bom reservar. O Abade costuma ser bem concorrido) uma mesa ao lado da parede de vidro do restaurante. Realmente a vista é muito bonita.

Restaurante Abades Triana

El Giraldillo -> Este restaurante fica ao lado da Catedral de Sevilha e pertinho do Palácio Real de Alcázar. Gostei tanto de lá que voltei mais duas vezes. Uma para matar a sede no meio da tarde e outra para o almoço. O ambiente é muito gostoso. Achei muito típico da região. Foi lá que comi a melhor paella da minha vida! O atendimento também é muito bom. Ah.. possui mesinhas externas também.

El Giraldillo

"A" paella do El Giraldillo

Eu costumo estudar guias de viagens antes de ir para o local. Mas não deixo de olhar o que está acontecendo na cidade. Além de prestar atenção nos cartazes espalhados, eu sempre pergunto no próprio hotel quais são as atrações do período. E foi assim que fiquei sabendo que a temporada do Cirque du Soleil com o espetáculo Corteo estava começando por Sevilha!!! Não acreditei!!! Fechei minha visita a Sevilha com chave de ouro!!!



Grande Abraço!!!!

domingo, 11 de agosto de 2013

Espanha - Granada


A origem de Granada se remonta da tribo ibérica dos túrdulos que a fundou sob o nome de Ihverir. Com a conquista pelos romanos por volta dos séculos I a II a.C., Granada passou a ser chamada tanto por Iliberis quanto por Florentia.
Essa população romana ocupava, principalmente, os atuais bairros da Alcazaba e Albaicín e se extendia até a colina da Alhambra.
Iliberis tornou-se Elvira para os mulçumanos. Com sua destruição em 1010, seus moradores mudaram-se para o Albaicín (um dos atuais bairros de Granada). Zawi ben Ziri foi o fundador da dinastia ziríes que transformou Granada em reino independente em 1013. Essa dinastia reinou até 1238, quando a dinastia nazarí, fundada por Muhammad Ibn Usuf Ibn Nasr (também chamado Ibn al-Ahmar), reconquistou Granada. Essa dinastia foi a responsável pela construção da Alhambra e reinou até 2 de Janeiro de 1492, quando as tropas cristãs dos Reis Católicos entraram na cidade culminando na Reconquista.

O que ver e fazer

Alhambra e Generalife - São as principais residências da dinastia nazarí em Granada. Al-Qalat al-Hamra, significa em árabe, "O Castelo Vermelho". Seus pátios, salões e jardins são um fiel testemunho da glória passada por esta dinastia. Atualmente é o monumento mais visitado da Espanha e é Patrimônio da Humanidade desde 1984.
Para se chegar, é possível fechar um tour público ou privado (veja no link) ou pegar um ônibus pequeno que sai da "Gran Vía" pertinho da Capela Real.
Importante saber: compre ingressos com antecedência - dependendo da época, até com 4 dias de antecedência. Você pode adquirí-los no mesmo site do tour (veja no link) ou comprá-los em um caixa rápido do Banco "La Caixa" localizado na Gran Vía, número 16 (aceita pagamento com cartão de crédito).
Separe um dia inteiro se você quiser curtir bem o lugar.

Alhambra
Alhambra

Alhambra
Alhambra - Palácio de Carlos V

Alhambra
Alhambra - Palácio de Carlos V

Alhambra
Alhambra e a árvore do Amor

Catedral e Capela Real - Localizada no centro histórico, os reis católicos a mandaram construir para ser ícone da cristandade em 1501. Sua singularidade reside na mistura de estilos, já que foi idealizada como gótica, projetada como renascentista e possui uma fachada barroca.
Os ataúdes de Fernando, Isabel, Joana e Filipe estão na cripta. Na sacristia se encontram quadros de Botticelli, a coroa de Isabel, a espada de Fernando e os estandartes de seu exército.

A Catedral
A Catedral
Alcaicería - Suas ruazinhas nos fazem sentir como se estivéssemos  em um mercado árabe da Antiguidade.
No centro antigo, pertinho da Catedral, esse mercado é uma tentação. Várias lojas com jóias lindas feitas com várias pedras, inclusive, granadas!!
Não é muito seguro andar por essa região ao escurecer, demonstrando os nossos objetos de turistas. Portanto, fique atento às máquinas fotográficas e até aos objetos que talvez tenha adquirido nas lojas!

Alcaicería
Alcaicería

Albaicín e mirantes - Bairro típico de Granada com ruas estreitas que ainda conservam um traçado medieval. Alí está o "Mirador de San Nicolás". Dizem que o entardecer é lindo de lá!!
Porém, pessoas locais, me alertaram sobre não passear por lá a noite e muito menos sozinha! Justamente por ter ruazinhas estreitas, se torna um ótimo labirinto e somente os que moram no bairro, o conhecem!

Passear pelo Centro Antigo - Sua arquitetura é muito típica com grande influência moura. É super interessante.
Iglesia de San Gil y Santa Ana - é uma pequena igreja com ares mouros. Se encontra na Plaza Nueva.

Iglesia de San Gil y Santa Ana
Iglesia de San Gil y Santa Ana
Palacio Real Chancillería - Foi construído entre 1531 e 1587. Declarado "Bem de interesse Cultural" esse palácio está localizado na Plaza Nueva e hoje é utilizado como sede do Tribunal de Justiça Superior.

Palacio Real Chancillería
Palacio Real Chancillería

Onde ficar

Fiquei hospedada no Reina Cristina Hotel. O hotel é limpo, quartos e banheiros muito limpos também. Para dormir uma noite, ok! Porém, mais dias, o tamanho do banheiro iria incomodar. Era minúsculo. WIFI funcionava mais ou menos na recepção (único local que era gratuito seu uso). Mas o que mais me incomodou foi a localização. Fica pertinho da Catedral, do mercado árabe e da rua principal - a Gran Vía. Porém, o local onde o hotel está me pareceu sujo e pouco seguro.
Para aqueles que viajam de carro o hotel não tem garagem. É preciso parar em um estacionamento a duas quadras de distância. O custo é de 18 euros a diária.

Hotel Reina Cristina
Lobby do Hotel

Onde comer

Para quem gosta de comida árabe, Granada é um paraíso. Está cheio de restaurantes com decoração típica.
No centro antigo, vários restaurantes colocam mesas externas com aquecedores (quando está frio, lógico!).
O meu preferido foi o El Campanario. Foi uma boa surpresa em Granada. Andando pelo centro antigo sem pretensão, olhei, achei simpático, cardápio variado e um preço aceitável. Dentro, havia mesinhas com velas. Resolvi entrar. Fui muito bem atendida e a comida estava ótima. Nessa noite vi na mesa ao lado, um espeto de frutos do mar. A curiosidade foi tanta que voltei no dia seguinte para experimentá-lo.
A única coisa um pouquinho incômoda foi a distância muito pequena entre algumas mesas. Mas o resto compensa!
Vale a pena reservar!

Restaurante El Campanario
O salão principal

Restaurante El Campanario
O salão principal
Restaurante El Campanario
A "torre" (espeto de frutos do mar)

Até a próxima cidade ....