sábado, 19 de abril de 2014

Brasil - São Francisco Xavier - SP

Sabe aquelas cidadezinhas que parecem ter parado no tempo? Tá certo... não parou "tanto" no tempo, afinal, tem tudo para aqueles que gostam de conforto e boa comida, mas também tem coreto na praça principal, tem homem andando a cavalo nas ruas de lajotas, tem a igreja da matriz, o correio funciona em uma casinha de estilo colonial... uma graça...

São Francisco Xavier é muito perto de São Paulo e tão diferente... 
Aqui você encontrará paisagens de tirar o fôlego, trilhas e picos (esses somente com guias), cachoeiras, comida mineira, massagens relaxantes, cachaça artesanal.. e falando de artesanato, existe até um circuito das artes. 

São Francisco Xavier
Vale em São Francisco Xavier
Distâncias das principais cidades:
São Paulo - 138 km
São José dos Campos - 59 km
Campos do Jordão - 74 km
Rio de Janeiro - 375 km

Vindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, deve-se entrar em São José dos Campos, seguir para Monteiro Lobato (quem tiver um tempinho ainda dá para conhecer a cidade onde era filmado o "Sítio do Pica Pau Amarelo") e depois seguir as placas para São Francisco Xavier.
É bem perto de São Paulo, mas levará mais tempo do que se imagina. A estrada entre São José dos Campos e São Francisco Xavier, apesar de asfaltada, é mão dupla e cheia de curvas.

O que fazer

Passear pelo centrinho

Antes de começar o passeio passe no centro de apoio ao turista que fica a esquerda, logo após o portal da cidade sentido centrinho. Pegue o seu mapa e informações com a moça que irá lhe atender. É sempre útil!
No centrinho, você encontrará lojas de artesanato, de doces caseiros, de cachaças artesanais, alguns restaurantes bem charmosinhos, casas de chá, a pracinha com coreto (marco zero da cidade), igrejinhas... 

São Francisco Xavier
Igreja Matriz

São Francisco Xavier
Praça Matriz

São Francisco Xavier
A paz em SFX

São Francisco Xavier
Correio


No centro de apoio ao turista você consegue um mapinha do circuito. Com ele em mãos, escolha em qual deseja ir.
O circuito é composto pelos seguintes ateliês e estão abertos aos Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 17h.
- Camila Giffoni: Cerâmica
- Carlos Gaudin: Máscaras Venezianas
- Glaico Costa: Objetos em Madeira
- João Manccini: Pintura, escultura e objetos
- Joarez Filho: Pintura e gravura
- Tânia Negrão: Flores em madeira

Eu tive o prazer de conhecer o Atelier de Carlos Gaudin. Só o artista já vale a visita. Ele e sua esposa demonstram o processo de fabricação das máscaras venezianas e toda história por trás de cada uma delas. Reserve umas 3 horas para essa visita. 

Atelier de las Mascaras

Atelier de las Mascaras

Esportes, Aventuras, Cachoeiras, Trilhas e Picos

Nessa página do site de São Francisco Xavier, você verá todas as possibilidades. Ligue antes para agendar sua visita.
Algumas cachoeiras tem entrada liberada, outras por estarem dentro de propriedades particulares, a entrada é cobrada, porém, você terá toda infraestrutura para passar o dia.



Local direcionado para relaxar. Oferece banhos de imersão, terapias alternativas e massagens.


Onde comer

Eu conheci três restaurantes e recomendo:

Restaurante da Pousada Serra do Luar - Não sei dizer se abre para não hóspedes. Mas para quem se hospedar lá, vale a pena reservar um dia. A comida é deliciosa. Se quiser levar seu vinho, eles cobrarão o preço da rolha.

Restaurante Serra das Águas - Trutário. Ambiente super agrádavel com uma imensa área verde. Comida boa. Quando fui não aceitava cartão de crédito. Vale perguntar.

Restaurante Serra das Águas
Restaurante Serra das Águas
Restaurante João de Barro - comida gostosa. Ambiente tranquilo. Lá você pode comprar trutas congeladas, doces caseiros, temperos...

Restaurante João de Barro
Restaurante João de Barro

Onde ficar

Eu fiquei na Pousada Serra do Luar. Ela fica a 7 km do centrinho. Porém, a distância dá um charme a mais, principalmente para quem quer, literalmente, descansar. A paisagem ao redor é linda. Os chalés são aconchegantes, grandes, com lareira, ofurô e varanda. O café da manhã é bem servido, com bolos caseiros, pães de queijo fresquinhos, sucos naturais, café, chás... enfim, tudo para começar bem o dia!
A pousada oferece piscina e hidromassagem aquecidas, sauna e massagem (esta a parte e precisa agendar). Ainda tem um redário em frente a um lago. O lugar é um refúgio de paz!

Pousada Serra do Luar
Café da manhã e tenda de massagem

Pousada Serra do Luar
Piscina e hidromassagem aquecidas

Pousada Serra do Luar
Chalé Fênix

Quem já ouviu falar de São Francisco Xavier, provavelmente já ouviu falar também da pousada A Rosa e o Rei. A pousada é bem afastada do centrinho. Mas oferece chalés confortáveis, comida vegetariana e não vegetariana, práticas de Tai Chi Chuan e Yoga, massagem, trilhas, etc..

Outras opções de hospedagem podem ser encontradas no site da cidade.

É lógico que não dá para fazer TUDO em um final de semana. Mas se quiser descansar, comer bem, se desligar do mundo... recomendo São Francisco Xavier. Uma cidade tranquila e cheia de paz.


Um abraço...