terça-feira, 13 de maio de 2014

Estados Unidos - Califórnia

5 dias na Califórnia

Loucura??? Sim!! Mas valeu pelas paisagens, pelos vinhos, pela comida e pelos novos ares! Afinal, viajar lava a alma, mesmo deixando o corpo cansado!

Decidi não criar um post sobre cada cidade por ter ficado muito pouco em cada uma. Então, vamos ao roteiro...

Com voo direto "São Paulo - Los Angeles", essa foi a primeira cidade do roteiro. Cheguei às 06:30am. Até procedimentos legais de desembarque, pegar malas e o carro que aluguei... 08:30am. Muito cedo para check-in no hotel e para visitar pontos turísticos em LA, mas um bom horário para ir ao Griffith Park ver o famoso letreiro "HOLLYWOOD". O Parque é imenso, com vários estacionamentos e cada um é perto de uma atração. O conhecido observatório, zoológico, campos de golf, trilhas, locais para piquenique e um teatro são alguns dos pontos do parque.
Lado bom de ter ido cedinho: pouco movimento. Lado ruim: uma névoa que impedia ver o letreiro de forma clara (as fotos não ficaram como eu imaginei!) e poucos restaurantes abertos para o café da manhã.

Los Angeles
O letreiro

Los Angeles
Homenagem a James Dean

Los Angeles
Observatório


Devidamente alimentada, porém ainda cedo, resolvi conhecer Santa Mônica. Lógico que conheci só o píer, né?! Afinal, 3 horinhas é pouco para Santa Mônica!
O píer tem alguns restaurantes, lojinhas e um parque com barraquinhas de jogos, roda gigante e montanha russa.
A praia é bem larga com pontos de observação de salva-vidas. Bem estilo Miami! Margiando a praia, um calçadão para correr, andar de patins, bike ou simplesmente caminhar.

Santa Monica
Pier

Santa Monica
Pier

Santa Monica
Pier
Santa Monica
Praia

Agora era a hora de ir para Los Angeles. Me hospedei em Beverly Hills. Escolhi essa localização porque só ficaria uma tarde e não gostaria de me locomover muito na cidade. O hotel tinha um ótimo custo x benefício, estacionamento e café da manhã. Além disso, boa pontuação no booking.com e no trip advisor.
O bairro tem ruas largas e casas bonitas. Mas na minha opinião (e que isso fique claro!), é mais um bairro com casas bonitas, bem organizado, com palmeiras bonitas e jardins bem feitos. Mas não vi toda a pompa e glamour que é vendido!
Fui à calçada da fama e acho que fui no lugar errado. Porque o que vi, foram calçadas com estrelas no chão. Procurei um local central, com estrelas e nomes de artistas que tivesse algo mais pomposo... Saí com a sensação que a calçada da fama no Magic Kingdom - em Orlando - é mais legal!!

Acordei cedo, peguei o carro e rumei para Santa Bárbara - segunda cidade onde pernoitaria.
Santa Bárbara é uma das mais importantes regiões vinícolas da Califórnia e onde foi rodado o filme "Sideways". Por isso, antes de chegar na cidade, resolvi conhecer uma vinícola e a cidade de Solvang. Degustei alguns vinhos na "Sunstone" em Santa Inez, cidade a 50 km de distância de Santa Bárbara. Vale a visita pelo ambiente e para conhecer alguns vinhos californianos. Para quem conhece os "merlots" da Argentina, do Chile e da Itália, experimentar essa uva na Califórnia é ao menos curioso! A degustação dos vinhos é paga e se quiser comer algo, fui informada que teria queijo ou prosciuto - nada mais. Os azeites da Sunstone também são bons e estão expostos para degustação sem custo.
Seria muito interessante se servissem refeição, os jardins e a arquitetura do local dariam um belo ambiente!

Sunstone
Sunstone

Sunstone
Sunstone

Sunstone
Sunstone

Como não havia restaurante e era hora do almoço, me recomendaram almoçar em Solvang. Essa cidade é pequena e foi fundada por dinamarqueses, trazendo à cidade uma arquitetura super bonitinha. 

Solvang
Solvang

Solvang
Solvang

Solvang
Solvang
Depois da parada mais do que estratégica... rumo ao meu destino. Cheguei em Santa Bárbara por volta das 05:00pm. 
Com o hotel a uma quadra da praia, não pensei duas vezes e fui conhecer a beira mar e o píer. Faixa de areia clara e larga, com um calçadão para os que passeiam e uma pista própria para correr ou andar de bike. No final do calçadão, o píer com restaurantes.
Ah.. dependendo da época (e estava nela - final de Abril) saem barcos do porto para observação de baleias.

Santa Bárbara
Santa Bárbara - Beira mar

Santa Bárbara
Santa Bárbara - Píer

Santa Bárbara
Santa Bárbara - Píer

Santa Bárbara
Santa Bárbara - Píer

Santa Bárbara
Santa Bárbara - Praia

Terceiro dia da viagem. Destino final - Carmel. 
Quando fiz o roteiro, li alguns guias de viagem sobre a Califórnia e alguns blogs. Todos eram enfáticos quanto ao Big Sur - região pouco povoada da Costa Central da Califórnia com paisagens de tirar o fôlego. 
Pela US-101 o tempo até Carmel é de 3h55min aproximadamente, mas sem as belas paisagens do Big Sur. Levei umas 6h para percorrer o caminho, porém, pela estrada estadual beirando o oceano e parando váááriaaasss vezes para tirar fotos e almoçar. 
Antes de chegar em Carmel, ainda dei uma paradinha no "Point Lobos State Reservepara ver os leões marinhos. O parque tem mais coisas como observação de focas, lontras e migração das baleias de Dezembro a Maio. Mas o meu objetivo eram só os leões e fiquei pouquinho tempo lá.

US-101 e CA-01
US-101 e CA-01

US-101 e CA-01
US-101 e CA-01

US-101 e CA-01
US-101 e CA-01

US-101 e CA-01
US-101 e CA-01

US-101 e CA-01
US-101 e CA-01

US-101 e CA-01
Big Sur

US-101 e CA-01
Point Lobos State Reserve

US-101 e CA-01
Point Lobos State Reserve

Cheguei em Carmel por volta das 5:00pm. Carmel-by-the-sea - ou somente Carmel - é famosa pelo pôr-do-sol e o charme da cidade com suas casinhas lindinhas e lojas de marca. Infelizmente o tempo estava chuvoso e o esperado pôr-do-sol, não aconteceu. Mas não posso reclamar não... todos os outros dias da viagem foram de sol!! Saí para jantar às 9:00pm e aí vai uma dica, saia mais cedo. Assim como em Los Angeles e Santa Bárbara (e depois descobri que em Napa e São Francisco acontecia o mesmo), os restaurantes costumam fechar entre 9:00pm e 10:00pm. Quase fiquei sem jantar.

Carmel
Praia

Carmel
Praia

Carmel
Praia

Carmel
Arquitetura

Carmel
Arquitetura

Quarto dia e o esperado Napa Valley. 
Saí umas 10:00am de Carmel. Havia reservado uma mesa no Wine Spectator Greystone Restaurant. O restaurante faz parte da escola de culinária e está localizado na cidade de Santa Helena. 
Fazem parte do Napa Valley as cidades: American Canyon, Calistoga, Santa Helena, Napa e Yountville. Quem vem de Carmel, passa por Yountville e Napa, antes de chegar a Santa Helena. Como são cidades pequenas e deve-se passar por dentro delas, é bom contabilizar o tempo gasto nos semáforos e no trânsito lento nas vias de mão dupla se não quiser perder sua reserva (lógico... se fizer a reserva!!). Me hospedei em Napa. Não conheci a cidade. Estava chuviscando e depois de tanta fartura bateu uma preguiça... 

Quinto dia e... São Francisco
Saí um pouco antes das 10:00am e como brasileiro adora umas comprinhas... passei antes no Outlet pertinho de Napa.
Cheguei em São Francisco para o almoço. Fui no píer 39, vi os famosos leões marinhos e fechei a tarde saboreando um sorvete com calda de chocolate na "DIVINA" Guirardelli - quem não conhece vale a fila e a dificuldade em encontrar mesa. O chocolate deles é nota 1000!

A Golden Gate é um ponto turístico de São Francisco que precisa ser vista, talvez até curtida através de passeios de bike. Mas no meu caso, só curti mesmo. Da última vez que estive lá, a avistei do "Golden Gate Bridge Vista Point". Dessa vez, esperei o entardecer do Fort Point, lugar ótimo para ter um panorama da cidade também.

San Francisco
Píer 39

San Francisco
São Francisco

San Francisco
São Francisco - Arquitetura

San Francisco
São Francisco - Golden Gate

San Francisco
São Francisco

San Francisco
São Francisco - Navio e Submarino da 2ª Guerra

No dia seguinte visitei "Alcatraz". O passeio vale a pena. Você pode comprar o bilhete para o barco no próprio píer 33 - de onde ele sai - ou pelo site alcatrazislandtickets.com. Tem hora marcada para ir, mas para voltar, não. Quer fazer uma visita rápida... volte no próximo barco. Quer passar o dia... volte no último. Lá existem guias voluntários e é até interessante para saber a história da ilha, mas se tiver apertado de tempo, leia o livreto que é distribuído no píer, pegue o mapa na ilha e faça seu tour por conta própria. Existem audio guias em vários idiomas para visitar a área das celas, inclusive em português.


Alcatraz
Alcatraz

Alcatraz
Alcatraz e o guia

Alcatraz
Alcatraz

Alcatraz
Alcatraz

Alcatraz
Alcatraz - Solitária e Celas Comuns

Alcatraz
Alcatraz - Prédio Administrativo e Biblioteca

Alcatraz
Alcatraz

Onde Comer
Para os restaurantes em Napa Valley, as reservas foram feitas pelo Open Table.

Los Angeles
Trattoria Amici - Comida gostosa, atendimento muito bom! Para quem está hospedado no Hotel Beverly Terrace é maravilhoso, porque o restaurante fecha às 22:00, mas se quiser pedir uma garrafa de vinho e continuar a noite na área comum do hotel, sinta-se a vontade. Eles proveem abridor de garrafa e taças.

Santa Monica
Bubba Gump - quem já foi em algum Bubba Gump, este não é diferente. Atendimento rapidinho, petiscos saborosos, pratos apimentados.

Santa Monica
Bubba Gump

Santa Monica
Bubba Gump

Santa Bárbara
Toma Restaurant and Bar - A indicação foi dada pelo hotel! E foi certeira! A comida é uma delícia e o atendimento muito bom. Não é um restaurante silencioso, mas nada que incomode demasiado. A decoração muito bonitinha e carta de vinho razoável. Recomendável reserva.

Santa Barbara
Toma Restaurant
Big Sur
Sierra Mar - O Sierra Mar é hotel também. O restaurante aberto para o público encanta com a vista infinita do Pacífico, com o cuidado na apresentação dos pratos e no atendimento cuidadoso dos garçons. É recomendável fazer reserva!!

Restaurante Sierra Mar
Sierra Mar - Área Externa

Restaurante Sierra Mar
Sierra Mar - Área Interna


Carmel
Mundaka - era o que estava aberto às 10:00pm. Restaurante/Bar espanhol, servem somente tapas. Bem descontraído. Se espera um local romântico, esqueça!!!

Yountville (Napa Valley)
Bouchon - restaurante francês. Ótima comida. Ótimo atendimento. Recomendo reservar.

Yountville
Bouchon Bistro

Yountville
Bouchon Bistro

Santa Helena (Napa Valley)
Wine Spectator Greystone Restaurant - O local é uma escola de culinária. Os garçons são os próprios estudantes. O preço é fixo para uma entrada, prato principal e sobremesa. O local é bonito
e em dias de sol é possível permanecer nas mesinhas externas. A construção em pedra remete à Toscana.

Santa Helena - Wine Spectator Greystone Restaurant
Wine Spectator Greystone Restaurant

Santa Helena - Wine Spectator Greystone Restaurant
Wine Spectator Greystone Restaurant

Santa Helena - Wine Spectator Greystone Restaurant
Wine Spectator Greystone Restaurant

São Francisco
Butterfly - Embarcadero - O Butterfly fica localizado no Píer 33 de onde sai o barco para a ilha de Alcatraz. Ele chama atenção pela decoração diferente e as mesas espaçadas. Os sanduíches são ótimos e substituem bem uma refeição. O serviço que deixa a desejar um pouco. São lentos e cada garçom parece que é especializado em uma coisa, no meu caso, pedi um refrigerante para um que não pode me atender porque havia outro que cuidava dos refrigerantes... e outras coisas parecidas.

San Francisco - Butterfly
Butterfly
Vinhos
Como estava na California, tinha que tomar uma das uvas mais conhecidas por lá, a zinfandel.
Dois vinhos que indico: Storybook Mountain (Mayacamas Range Napa Estate Zinfandel 2010) com chocolate e tabaco no nariz e tanino equilibrado! e Saldo California Zinfandel 2010, senti uma pimentinha no nariz.

Onde ficar
As reservas para os hotéis foram feitas pelo Booking.

Los Angeles
Hotel Beverly Terrace - A localização é muito boa, apesar de precisar de carro para as principais atrações. O atendimento é super atencioso, tanto pela equipe da manhã quanto pela equipe da tarde. A decoração dos quartos é clean e apesar de pequenos são muito aconchegantes. Tem uma área comum com espreguiçadeiras, mesas e cadeiras com madeiras de demolição, véus e a noite fica toda iluminada. Também tem um solário. Wireless free e de boa velocidade. Café da manhã com poucas opções mas tudo muito bem feito.

Hotel Beverly Terrace
Hotel Beverly Terrace

Hotel Beverly Terrace
Hotel Beverly Terrace

Santa Bárbara
Mason Beach Inn - Atendimento cordial, quarto um pouco antigo, porém grande e muito bem cuidado. Banheiro com bom tamanho. Café da manhã com pouca opção, mas suficiente e o que tinha estava muito gostoso. Wireless gratuita em todo o hotel e com boa velocidade. Possui uma piscina média e não funda fazendo a alegria das crianças. Estacionamento no próprio hotel e gratuito. E o melhor de tudo, a uma quadra da praia e de bons restaurantes. O quarto possui frigobar, mas fica vazio. Bebidas e biscoitinhos estão disponíveis para compra nas máquinas na área da piscina - o que de certa maneira é ótimo, por serem mais baratos do que quando colocados no quarto pelos hotéis!

Mason Beach Inn
Mason Beach Inn

Carmel
Sea View Inn - Carmel - Construção antiga reformada faz pouquíssimo tempo preservando o charme da arquitetura. O quarto e o banheiro são muito bonitinhos. Wireless boa. Café da manhã limitado mas com tudo o que é necessário. Todos os funcionários atenciosos. 
Atenção no momento de reservar seu quarto, alguns compartilham banheiro. Além disso, são 3 andares sem elevador e a escada que leva ao último andar é bem estreita.

Carmel - Sea View Inn Carmel
Sea View Inn - Carmel - Varanda, Entrada e Sala de Estar

Carmel - Sea View Inn Carmel
Sea View Inn - Carmel - Suíte 4

Napa
Embassy Suites Napa Valley - O hotel é grande, os quartos muito espaçosos e banheiro pequeno, mas nada que seja incômodo. Como o hotel tem muitos quartos, o café da manhã fica cheio de filas para se servir de torradas ou alimentos quentes. Com um pouco de paciência, isso não chega a ser um problema.

Embassy Suites Napa Valley
Embassy Suites Napa Valley

Embassy Suites Napa Valley
Embassy Suites Napa Valley

São Francisco
Best Western PLUS The Tuscan - A 10 minutos a pé do Píer 39, o hotel oferece quartos com bom tamanho, uma cama que te abraça, um banheiro com bom espaço. Muito limpo. Como a maioria dos hotéis em São Francisco, não oferece café da manhã incluso na diária, porém, tem alguns mimos como degustação de vinhos das 05:00pm às 06:00pm e somente café, a vontade, na parte da manhã. O estacionamento é pago. Wireless free em todo hotel. 
O atendimento não é atencioso como nas pousadas menores, mas se precisar de informação, eles darão.

Best Western PLUS The Tuscan
Best Western PLUS The Tuscan - Suíte 405


O que fazer
Fiquei pouquíssimo tempo em cada uma das cidades e apesar de haver muito mais o que fazer nelas, só listarei o que fiz.

Los Angeles
- Griffith Park - se tiver tempo, vale passar umas 4 a 5 horas. O parque é imenso e com várias coisas para fazer como o observatório, teatro, área para piquenique e trilhas, inclusive a que leva próximo ao letreiro "HOLLYWOOD". Cada atração fica em um ponto do parque e por isso, é legal já ter um mapa para estacionar próximo ao que lhe interessar.

- Calçada da fama - como comentei, acho que fui no lugar errado. Não é possível que a calçada da fama seja somente uma calçada cheia de estrelas. Esperava um ponto central com mais glamour e não o encontrei :-(

Santa Mônica
- Píer/Praia - O píer com um parque de diversões, lojinhas e restaurantes. A praia com uma grande extensão de areia e pista para corrida, patins, bikes...

Santa Bárbara
- Píer/Praia - O píer com restaurantes e a praia, assim como Santa Mônica, com grande extensão de areia e pista para prática de esportes.

Santa Ynez
- Vinícola Sunstone - bons vinhos e azeite para degustação. Para os azeites a degustação é free. O entorno lembra a Toscana com construções ocre e móveis rústicos. Não serve refeição.

Solvang
- A cidade - muito bonitinha e calma. Se for na Vinícola Sunstone e quiser almoçar, comer em algum de seus restaurantes é uma boa pedida.

Big Sur
- A auto estrada já é uma atração. Lindas paisagens.
- Point Lobos State Reserve - Para avistar focas, leões marinhos e, se for entre Dezembro e Maio, a migração de baleias.

Carmel
- A cidade - para mim lembrava Campos de Jordão (em São Paulo - Brasil) com praia. A cidade é uma gracinha! 

São Francisco
- Píer 39 - o mais famoso! Cheio de lojinhas, restaurantes e um ponto de observação de leões marinhos que ficam aos montes tomando sol!
- Alcatraz - vale muito a pena visitar. O barco sai do Píer 33 e o ingresso pode ser comprado lá ou pela internet (alcatrazislandtickets.com). Por precaução, eu comprei pela internet 1 mês antes, mas fiquei receosa de não poder ir caso fizesse mau tempo. Não sei se conseguiria reaver o valor dos tickets.

Confesso que voltei cansada por ter ficado tão pouco tempo nas cidades. Mas valeu... Afinal, viajar é um presente para alma!!

Até logo....