sábado, 15 de novembro de 2014

Alemanha - Rota Romântica

A Rota Romântica pode ser feita começando em Würzburg - são 119 km de carro desde Frankfurt pela A3 - e terminando em Füssen ou ao contrário. Se for começar por Füssen, acredito que Munique seja a cidade grande alemã mais próxima - 119 km de carro pela A95.

Resolvemos começar por Würzburg já que estávamos no norte da Alemanha. Alugamos um carro em Frankfurt e começamos nossa aventura.

Catia Miranda
Rota Romântica

Para quem se interessar, a Rota Romântica também pode ser feita a pé ou de bike.
Seja qual for a sua escolha, aqui, você poderá encontrar todas as informações necessárias para planejar e percorrer a rota. 

Se for de automóvel ou moto, basta seguir as placas castanhas de sinalização que ligam as diversas cidadezinhas ao longo da estrada. 
De bike, pedale de Würzburg até Füssen na ciclovia de longa distância e sinalizada na Rota Romântica orientando-se pelas placas verdes (veja no mapa disponibilizado pela ADFC (Clube Alemão de Bicicletas)).
As placas azuis assinalam os percursos pedonais de longa distância.

Distância de Würzburg até Füssen:
De carro: 410 km
De bike: 460 km
A pé: 480 km

Por todo o caminho encontramos estacionamentos na beira da rodovia com toda infraestrutura para os viajantes (banheiro, restaurante, etc..). A única coisa ruim de fazer de carro é que existem pouquíssimos pontos para parar o carro e tirar fotos. Mas tudo bem... está tudo na memória ;-)

Reservamos 3 dias para a Rota Romântica. Achei pouco. Mas era o que tínhamos! Acho que colocaria o dobro e olha que pernoitamos somente em 3 cidades.

As cidades que pernoitamos foram:

- Würzburg: Cidade de universidade e congressos, situada às margens do Rio Meno, fica no coração da zona vinícola da Franconia, dominada pela fortaleza de Marienberg. É a maior das cidades nesse roteiro. Durante a Segunda Guerra, um intenso bombardeio destruiu grande parte da cidade, sendo reconstruída posteriormente.

Catia Miranda
Würzburg

- Rothenburg o.d.T.: Lá no alto, sobre o vale do Tauber, onde se cruzam a Rota Romântica e a Rota dos Castelos, ergue-se a incomparável silhueta da antiga cidade imperial livre. Nessa cidade eu ficaria mais um dia!!! Linda, aconchegante e bem medieval!

Catia Miranda
Parte da muralha que circula Rothenburg o.d.T.

- Füssen: Ao meu ver, a mais romântica de todas. Aos pés dos alpes, essa cidade tem lindos pontos turísticos, restaurantes legais, pessoas atenciosas e fica à 5 km de carro de Schwangau - complexo onde estão os palácios reais de Neuschwanstein e Hohenschwangau. Füssen é outra cidade que merecia mais um dia!!


Catia Miranda
Füssen

No caminho entre Würzburg e Rothenburg o.d.T. paramos em Bad Mergentheim para visitar Deutschordensschloss - Castelo que abriga um museu super organizado com salas e mostras ligadas à história dos Cavaleiros Teutônicos. A característica cruz negra da ordem ficou famosa como modelo da Cruz de Ferro, a condecoração alemã por bravura. 
A cidade é uma gracinha, cheia de restaurantes charmosos e um ar bucólico delicioso. Ah... e ainda foi residência de Beethoven.

Catia Miranda
Deutschordensschloss

Catia Miranda
Escadaria do Deutschordensschloss com o sol ao alto

Catia Miranda
Cavaleiro no pátio do Deutschordensschloss

Catia Miranda
Casa de Beethoven

Catia Miranda
Centro de Bad Mergentheim

Outra cidade que conhecemos de passagem foi Dinkelsbühl. Cidade com características medievais, é uma das mais bem preservadas da Alemanha. Além de ser uma gracinha de cidade, possui uma cervejaria onde você poderá degustar as cervejas enquanto saboreia os autênticos pratos alemãs.

Catia Miranda
Centro de Dinkelsbühl

Catia Miranda
Entrada de Dinkelsbühl

Catia Miranda
Centro de Informações de Dinkelsbühl

Catia Miranda
Cervejaria

Os próximos posts serão de Würzburg, Rothenburg o.d.T. e Füssen.

Se quiser informações sobre todas as cidades da rota, as poderá encontrar nesse site!


Auf Wiedersehen!!!