sábado, 27 de dezembro de 2014

Alemanha - Füssen

Para aqueles que começam a Rota Romântica por Würzburg, Füssen é a última cidade da Rota fazendo fronteira com a Austria.

Durante todo o percurso de carro, vimos paisagens muito bonitas, mas nenhuma se compara quando Füssen vai se aproximando. Os Alpes e os lagos ao longo da estrada, fazem desse trecho, excepcionalmente lindo. Pena não ter muitos locais para parar o carro e fotografar. Por isso, muitas imagens ficaram na lembrança!


Catia Miranda
Rota Romântica - próximo à Füssen

Para mim, Füssen é a cidade mais romântica da Rota Romântica. À beira dos Alpes, numa das mais belas regiões de férias da Baviera, aos pés do Castelo de Neuschwanstein, essa cidade fica a 800-1200 metros de altitude. O centro histórico do período medieval, com Hohem Schloss (Castelo Alto) e o Convento de St. Mang, abriga inúmeros tesouros artísticos e monumentos de quase 2000 anos.

O que fazer

Spitalkirche (ou Igreja do Espírito Santo) com sua fachada única.

Catia Miranda
Spitalkirche
Admirar a arquitetura da cidade - andar sem rumo pelo centro histórico é uma delícia.

Catia Miranda


Lechfall - com uma beleza ímpar, as águas desse rio cortam a cidade de Füssen. Para os animados, existem trilhas que podem ser percorridas.

Catia Miranda
Rio Lech antes da queda d'água e antes de adentrar a cidade

Catia Miranda
Rio Lech após a queda d'água

Catia Miranda
O Rio e a queda

Kloster St. Mang - Mosteiro Beneditino às margens do Rio Lech. Pode-se visitar o pátio interno e o próprio mosteiro. Fecha às segundas-feiras.

Catia Miranda
Kloster St. Mang

Hohes Schloss - Antigo palácio de verão dos bispos de Augsburg. Fecha às segundas-feiras.

Catia Miranda
Hohes Schloss

Stadtbrunnen - monumento que marca a localização da fonte da cidade desde a idade média.

Catia Miranda
Stadtbrunnen

Schwangau - Aldeia dos palácios reais, rodeada de 4 lagos e da paisagem protegida da montanha do Ammer. Aqui estão os castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, o Museu dos Reis da Baviera e a Vila Romana (escavações romanas).
O Castelo de Neuschwanstein foi construído por Ludovico II, rei da Baviera, e serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela.
Já o Castelo de Hohenschwangau foi construído pelo rei Maximiliano e onde Ludovico II passou a maior parte da sua infância.
O complexo é bem grande, daria para passar o dia todo. Mas, como o meu tempo era curto, resolvi comprar ingresso somente para o Castelo de Neuschwanstein. 

Um pouco de história: Com a vitória da Prússia em 1866, Ludovico II foi perdendo seu poder. Para continuar vivendo na sua doce ilusão, ele mandou construir esse castelo afastado de tudo e de todos, onde poderia ainda ser "o rei". 

O Castelo é imenso e suas obras e decorações imensuráveis.

Catia Miranda
Castelo de Neuschwanstein

Catia Miranda
Castelo de Hohenschwangau

Para chegar aos castelos você pode escolher 3 formas de locomoção: a pé, de charrete ou de ônibus. Se você pretende visitar o interior dos castelos, é necessário comprar ingresso com hora marcada. Indico fortemente comprá-lo antecipadamente via internet - assim não será necessário entrar em longas filas. Além disso, é bom chegar com pelo menos 1 hora antes do horário marcado - pois será necessário aguardar o ônibus e pode haver fila. Se você desejar ir caminhando, necessitará de tempo também.

Uma dica que li em vários posts na preparação da viagem e agora passo à vocês... A foto típica do castelo de Neuschwanstein é da ponte Marien. Se tiver tempo, vá antes do seu horário de visita, se não, passe lá depois. Mas não deixe de ir, a vista é linda!

Onde comer

Il Pescatore - Restaurante italiano muito concorrido em Füssen. A comida é muito boa e o atendimento excelente. Tem uma boa carta de vinho e muitas massas são frescas. Vale a pena conhecer. Importante reservar!

Restaurantes do Schwangau - o complexo dos castelos reais, além de lojas de souvenirs, conta também com vários restaurantes e cafés. Vale a pena olhar com calma pelo menos 3 e escolher um. Uns são abertos e servem lanche, outros servem refeições e são fechados com ar condicionado.

Onde ficar

Hotel Sonne - O hotel tem ótima localização, o quarto que fiquei era decorado com motivos imperiais (cama, tecidos, quadros, chaise), banheiro grande com banheira e chuveiros separados, Serve um bom café da manhã.

Catia Miranda
Hotel Sonne

Auf Wiedersehen!!! E até Munique!!


domingo, 14 de dezembro de 2014

Alemanha - Rothenburg ob der Tauber

Lá no alto, sobre o vale do Tauber, onde se cruzam a Rota Romântica e a Rota dos Castelos, se encontra a linda antiga cidade imperial livre de Rothenburg o.d.T.. 

Catia Miranda
Rothenburg o.d.T.
A Guerra dos Trinta Anos trouxe muitas perdas para a cidade, porém seu centro antigo e suas muralhas foram preservadas.

Segunda cidade de pernoite, ao meu ver, merecia mais um dia. A cidade é linda, misteriosa, acolhedora. Cheia de ruazinhas para se perder e muitas coisas bacanas para conhecer.

O que eu fiz

Reichsstadtmuseum ou Museu Imperial de Rothenburg - Um museu riquíssimo com o suposto "graal", salas com armamentos, móveis e instrumentos musicais de várias épocas. Vale umas 2 horas para esse museu.


Catia Miranda
Reichsstadtmuseum

Catia Miranda
Reichsstadtmuseum

Catia Miranda
Reichsstadtmuseum


Percorrer a muralha - Após o museu fomos ter uma visão geral da cidade antiga percorrendo a muralha. A ideia era andar somente uma parte dela, mas em um dado momento caiu uma chuva tão forte que o único lugar para se abrigar, era na muralha! 
Com uma extensão de 2.5km, possui vários pontos de acesso e em alguns deles é possível ter uma linda vista do vale.

Catia Miranda
Antiga muralha

Catia Miranda
Antiga muralha

Arquitetura medieval - Andar por suas ruazinhas para apreciar a arquitetura da cidade.

Catia Miranda
Rothenburg o.d.T.
St Jakobs Kirche - Sua arquitetura já vale a visita. Mas o ponto alto é a representação da Santa Ceia em seu altar principal.

Catia Miranda
St Jakobs Kirche

Catia Miranda
St Jakobs Kirche

Marktplatz - Praça do mercado onde se encontra a prefeitura e sua torre, onde é possível subir (eu não tive tempo!). Vale a pena apreciar as construções ao redor.

Catia Miranda
Marktplatz e a prefeitura

O que eu não fiz mas me pareceu interessante

Museu de Natal - na porta está um boneco quebra-nozes. Quem já foi disse que é um conto de fadas!

Catia Miranda
Entrada do museu de natal

Kriminal Museum - O mais completo do gênero em toda a Europa.

The Night Wachtman - passeio noturno guiado, que conta a história de um homem responsável por cuidar da segurança dos cidadãos. Ele andava a noite pelas ruas de Rothenburg com uma lanterna em mãos.
Só não fizemos esse passeio porque a única noite que passamos na cidade, choveu muito!

Onde ficar

Hotel BurgGartenpalais - Hotel pitoresco dentro da muralha, o que facilita visitar todos os pontos turísticos a pé. A decoração te leva à épocas passadas. Um piano no saguão convida aos que tem o dom, a tocar. O quarto é amplo e o banheiro, apesar de um bom tamanho, tem um box apertadinho. Mas nada que prejudique o charme do hotel.

Catia Miranda
Hotel BurgGartenpalains

Catia Miranda
Hotel BurgGartenpalains

Catia Miranda
Hotel BurgGartenpalains

Catia Miranda
Hotel BurgGartenpalains


Onde comer

Restaurant Meistertrunk - Dentro do Hotel BurgGartenpalains. A comida de especialidade alemã é boa e o ambiente bom também. Não demos muita sorte com o antendimento. Foi muito demorado e quando chegou o prato estava errado. Mas parece que só aconteceu conosco. De maneira geral o restaurante é bem avaliado. É bom reservar.


Auf Wiedersehen!!! E até a próxima cidade!


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Alemanha - Würzburg

Würzburg é a primeira ou a última cidade da rota romântica - dependendo por onde se inicia!
No meu caso... a primeira!
A maior cidade da rota romântica é um dos principais centros industriais alemães e seus primeiros ocupantes, os celtas.
Durante a Segunda Guerra, um intenso bombardeio destruiu boa parte da cidade, porém, devido à sua reconstrução, preciosidades da idade média podem ser apreciadas nos dias de hoje.

Apesar de ser a maior cidade da rota romântica é possível conhecê-la a pé. Lógico... dividindo por setores. 

O que conhecer

Eventos acontecem na praça central. Quando fomos havia uma feira com produtos típicos da França. Um verdadeiro pecado gastronômico.

Catia Miranda
Praça Central

Marienkapelle - Catedral em estilo gótico situada na praça central.

Catia Miranda
Marienkapelle

Residenz - Palácio Barroco dos príncipes-bispos. Essa construção é patrimônio da humanidade. 
É possível fazer um tour no Palácio, onde 40 salas com uma rica variedade de móveis, tapeçarias, pinturas e outros tesouros de arte do século XVIII estão abertas ao público.

Catia Miranda
Residenz

Ponte Alte Mainmühle - Não chega a ter o tamanho da Ponte Carlos em Praga, mas não perde em charme! Artistas e músicos se apresentam na ponte e um barzinho/restaurante fica lotado ao final do dia provendo aos transeuntes um momento de relax vendendo taças de vinho. Para completar... o pôr-do-sol.

Catia Miranda
Alte Mainmühle

Catia Miranda
Alte Mainmühle

Onde comer

Juliusspital - Ambiente gostoso, vinho bom de fabricação própria. A comida é normal (nem fabulosa, nem ruim).

Catia Miranda
Juliusspital

Catia Miranda
Juliusspital

Locanda - Com vista para o rio principal da cidade, esse restaurante/pizzaria tem um ótimo ambiente para tomar um aperitivo. O forte são as pizzas, porém, massas também fazem parte do cardápio e apesar da pouca variedade, os pratos são muito bem feitos.

Catia Miranda
Locanda

Catia Miranda
Locanda

Onde ficar

B&B Hotel Wuerzburg - Prático como todo B&B deveria ser. Não decepciona se já sabe o que vai encontrar. O café da manhã não está incluído na diária, porém, por mais 7 euros é possível tomar um café da manhã americano (sem muitas frutas, 2 a 3 tipos de pães, frios, café, chá, torradinhas e biscoitos de saquinho). Não tem frigobar no quarto (o que já era de se esperar sendo um B&B). 


Auf Wiedersehen!!!