sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Escócia - Edimburgo e arredores

A Escócia estava na minha lista de "Lugares para se conhecer antes de morrer", mas não sabia que iria acontecer tão rápido! Essa viagem foi uma surpresa. Tanto foi que tive que decidir tudo faltando um mês para o dia da partida. Quando eu digo "tudo" quer dizer hotel, passeios, itinerários, meios de transporte, etc.. com respectivas referências. Ah... e como a viagem seria Inglaterra e Escócia, teria que decidir qual a melhor forma de locomoção entre os dois locais (trem, avião, alugar carro?).

O mais difícil.... Decidir o que fazer em dois dias e meio!!! Quando pensava em conhecer a Escócia, tinha em mente pelo menos 7 dias e não SOMENTE dois dias e meio! Mas tudo bem... melhor do que nada né?! Tive que deixar os campos verdes, encostas lindas, castelos maravilhosos e escolher..... Vamos ao roteiro...

Catia Miranda
Vista do National Wallace Monument


Passeio aos arredores de Edimburgo

Fechei um passeio de dia inteiro com a Timberbush Tours Edinburgh. Eles oferecem vários roteiros para grupos ou particular. Antes de me decidir qual tipo de passeio iríamos fazer, li várias opiniões, procurei em blogs e decidi pelo particular. Por vários motivos: o guia e o carro ficam a seu dispor durante 8 horas, o roteiro foi totalmente customizado para os nossos gostos e poderíamos permanecer em um determinado local o tempo que achássemos necessário. 
No primeiro contato com a operadora, comentei que gostava muito de história e que gostaria que o tour fosse montado pensando em locais históricos, castelos e beleza natural. No horário marcado nosso guia Graeme chegou no nosso hotel e antes que saíssemos para o tour, conversamos sobre todo o roteiro, o que poderia ser feito a mais e o que poderia ser trocado. Nosso dia ficou assim:

Campo de batalha de Bannockburn - Local onde ocorreu a Batalha de Bannockburn (23 - 24 de junho de 1314) travada entre a Inglaterra e a Escócia, resultando em vitória significativa para esta última, no âmbito das Guerras de Independência Escocesa. O local em si já é bonito mas o que valeu mesmo foram as explicações super fundamentadas do Graeme.

Catia Miranda
Campo de batalha de Bannockburn
Antes de chegar no próximo ponto de parada, comentei com o Graeme, que eu estava um pouco triste de não ter tempo de conhecer as Highlands. Ele disse que então iríamos ao Lago Ness, que ficava nas Highlands e que era pertinho. Bom.... é bem poquinho do que gostaria de conhecer, mas pelo menos é alguma coisa né?!

Catia Miranda
Lago Ness

Doune Castle - Erguido ao final do século XIV por iniciativa de Robert Stuart, duque de Albany (1340-1420), passou para a Coroa em 1425.
Ao final do século XVI, a propriedade passou para os condes de Moray.
Em meados do século XVII, no contexto da Guerra dos Três Reinos e na passagem do século XVII para o XVIII durante os Levantes Jacobitas, sofreu ação militar, vindo a ser destruído em 1800.
O castelo serviu de locação para o filme Monty Python and the Holy Grail e também para Game of Thrones.

Catia Miranda
Doune Castle

National Wallace Monument - William Wallace foi um guerreiro escocês que liderou seus compatriotas na resistência à dominação inglesa imposta pelo reinado de Edward I.
O monumento possui alguns andares e em cada um, conta uma história sobre Edward I e a Escócia.
A vista do alto da torre é lindíssima! 
O local disponibiliza um ônibus gratuito com horários determinados para subir até o monumento. 
Se perder o horário é possível subir a pé usando as trilhas do local.

Catia Miranda
National Wallace Monument

Stirling Castle - Em consequência da sua localização estratégica nas margens do Rio Forth, o castelo desempenhou um importante papel na História da Escócia desde os primeiros tempos, tendo sido sitiado e atacado pelo menos 16 vezes.
O Castelo foi uma das principais residências dos reis e rainhas escoceses e local de reunião da Corte. 
A maior parte dos edifícios do Castelo de Stirling datam do período compreendido entre 1496 e 1583, quando o complexo foi significativamente ampliado por três reis: Jaime IV, Jaime V e Jaime VI, assim como pela Rainha Maria de Guise, esposa de Jaime V e mãe de Maria da Escócia. Restam poucas estruturas do século XIV.
O castelo é lindíssimo! Vale muito a visita.
A cidade também é muito bonitinha. Se tivesse mais tempo no país, provavelmente seria um local para pernoitar.

Catia Miranda
Stirling Castle

No dia seguinte fomos conhecer Edimburgo por conta própria...

The Royal Mile - Principal rua de Edimburgo onde no seu fim, está o Castelo de Edimburgo.
Nessa rua você encontra várias lojas com kilts, lembranças, bares, restaurantes e outros monumentos.

Catia Miranda
Gaita de Fole

Catia Miranda
Surpresas na Royal Mile

Catia Miranda
St Giles Cathedral

Castelo de Edimburgo - O Castelo de Edimburgo é uma antiga fortaleza que domina a silhueta da cidade de Edimburgo, a partir da sua posição no topo do Castle Rock. Trata-se de um dos mais importantes castelos do país.
A ocupação humana no local remonta ao século IX. No entanto, poucas das estrutruras do castelo atual são datadas antes do cerco Lang do século XVI, com a notável exceção da Capela de Santa Margarida, o mais velho edifício sobrevivente de Edimburgo, a qual remonta ao início do século XII.
Entre as suas atrações estão as jóias da Coroa Escocesa (a Coroa, a Espada e o Cetro). Estas insígnias reais foram aqui guardadas após a união dos Parlamentos da Escócia e da Inglaterra, em 1707, encontrando-se atualmente em exibição na Sala da Coroa. Ali também se encontra a chamada Pedra do Destino, o assento de coroação dos reis da Escócia.
Quando fomos não era alta temporada e foi bem tranquilo entrar - sem filas nem tumultos. Porém, já li em vários locais que, na alta temporada, é indicado comprar ingresso antecipado pela internet.

Catia Miranda
Castelo de Edimburgo

Catia
Vista da cidade velha desde o Castelo de Edimburgo

Catia Miranda
Castelo de Edimburgo

Edimburgo preparado para o Natal - A cidade estava toda enfeitada para o Natal. Os pontos altos nessa época são: Feira de Natal - ao lado da Princes Street e a George Street que fica toda enfeitada e é fechada em um dia específico para uma comemoração natalina.

Catia Miranda
Feira de Natal

Catia Miranda
Decoração natalina da George Street

Fotografar pelas ruas - Adoro fotografia e Edimburgo foi um prato cheio para várias fotos que gostaria de fazer, principalmente em Preto e Branco.

Catia Miranda
Edimburgo

Onde comer

Dungeon Restaurant - O Dungeon fica dentro do Hotel "Dalhousie Castle". Antes de se dirigir ao restaurante, os clientes são recepcionados na biblioteca do castelo para um drink ou antepasto. Após, são levados ao restaurante de pedra que está localizado no piso inferior do castelo. A decoração é um charme. A comida muito bem preparada e o atendimento, impecável. Ah.... Bom reservar!


Catia Miranda
Dungeon Restaurant

Whiski Rooms - Fomos no Whiski Rooms na hora do almoço. A carne estava saborosa e o ambiente é bem descontraído sem ser barulhento. À 5 minutos a pé do Castelo de Edimburgo, o Whiski Rooms é uma ótima opção de refeição após o passeio. Para os apreciadores de whisky, a casa oferece degustação da bebida.

La Piazza - A pizza é muito boa e o atendimento excelente. Vinhos oferecidos em garrafas e/ou taças. Não espere um ambiente romântico, pela proximidade das mesas e presença de grupos grandes, o som acaba ficando um pouco alto.


Onde ficar

Cityroomz Edinburgh - Quarto espaçoso. O café da manhã não é excepcional, mas não decepciona. Vazava um pouco de água do box do banheiro devido a vedação não se encaixar corretamente entre as portas de correr. Porém, tem uma boa localização pertinho da rua dos consulados e da Royal Mile.

Dalhousie Castle Hotel & Spa - O hotel é maravilhoso e ótimo para quem quer ter uma experiência de dormir em um castelo. Às 22:00h, existe um tour onde o "guia" conta as histórias de aparições de fantasmas no castelo!! O Hotel também oferece show com falcão, arco e flecha, spa, etc... Além do restaurante Dungeon que é uma experiência a parte. Fica aproximadamente à 14km de Edimburgo.

Catia Miranda
Dalhousie Castle Hotel & SPA

Ibis Edinburgh South Bridge - O Ibis Edinburgh South Bridge está novíssimo. Localizado à 10 minutos de caminhada da Royal Mile e de outros pontos turísticos. Tem um ótimo atendimento e um restaurante muito gostosinho. Para jantar, a cozinha fecha às 23:00h mas o bar funciona 24 horas e serve comidas leves. O atendimento tanto no restaurante quanto na recepção foi excelente.


Vale lembrar...
Fui no mês de novembro. Nessa época o tempo está bem friozinho (mas não chega a temperaturas negativas) e bem úmido. Por volta das 16:30h já está escurecendo e muitas atrações fecham por volta desse horário.


Ainda não tirei a Escócia da minha lista, muito pelo contrário. Agora estou com muito mais vontade de voltar e desbravar o norte, nordeste e sudeste desse país lindíssimo!!! Quem sabe um dia eu volto para contar no blog???


Bye!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário