domingo, 2 de agosto de 2015

Itália - Polignano a Mare, Matera e Alberobello

Polignano a Mare, uma cidade com pouco mais de 17.500 habitantes. Com um centro histórico pavimentado em pedras claras e estabelecimentos com mesinhas externas. A parte mais antiga da cidade fica sobre rochas voltada para o mar Adriático. Para fechar o cenário deslumbrante, cavernas lindas com a água tão transparente que te convida a um mergulho!!

Catia Miranda
Centro Antigo visto do mar
A 33 km ao sul da capital Bari - região de Puglia, Polignano a Mare é a terra natal de Domenico Modugno - cantor italiano conhecidíssimo pela música "Volare... ôô... Cantare... ôôô...". A cidade, em sua homenagem, construiu uma estátua de braços abertos de frente para o mar.

A cidade é pequena e a praça principal no centro antigo também. Uma delícia para sentar com calma em uma das mesinhas externas dos bares, tomar um café ou um sorvete e ver a vida passar!!!

Como chegar em Polignano a Mare
Os voos chegam em Bari - cidade mais próxima à Polignano que possui um aeroporto. De lá fechamos um transfer com uma empresa indicada pelo hotel que ficamos. Em 40 minutos chegamos à cidade.
Polignano tem uma estação de trem, portanto, é possível utilizar esse meio também. Importante é verificar se vale a pena pelo tempo de deslocamento.
Além disso, carro também é sempre uma opção.

Aqui vale um lembrete... não existem táxis comuns nas ruas de Polignano!!! Se ficar em um hotel mais afastado do centro e não estiver de carro, combine os horários com os motoristas que fazem os transfers. Se for deixar para pedir um na hora do seu compromisso, pode ser que demore uns 50 minutos para chegar!
O Filippo da World Transfer, fez nosso transfer de e para o aeroporto e também um dia a noite para o centro da cidade.


O que fazer

Passeio de barco pela costa de Polignano a Mare - 1 hora em uma lancha pequena com direito a entrar e nadar na caverna que fica abaixo do restaurante Grotta Palazzese. Ah.. entramos também em outra gruta linda que ficava mais linda ainda quando um raio de sol entrava pela superfície e iluminava a água claríssima.
Geralmente o passeio é em grupo. Mas se pagar o preço total do barco, a empresa faz o passeio particular também!

Catia Miranda

Catia Miranda


Passear pelas ruas da cidade antiga de Polignano a Mare - A cidade antiga é cheia de ruazinhas com pavimento de pedra clara. Lojinhas e cafés charmosos e restaurantes pequeninos. Saindo da cidade antiga é possível admirar um dos pontos mais bonitos da cidade sobre a ponte Lama Monachile (que também é um ponto turístico) - a praia da foto abaixo. Ao lado da ponte tem uma escada a qual é possível descer para chegar na praia.


Catia Miranda
Cartão Postal de Polignano visto da Ponte Lama Monachile

Catia Miranda
Ponte Lama Monachile


Catia Miranda
Piazza Vittorio Emanuele


Catia Miranda
Ruazinhas de Polignano a Mare

Se você é do tipo que adora pedalar, existem alguns points na cidade que alugam bicicletas!

Passeio de dia inteiro a Matera e Alberobello - Tiramos um dia inteiro para conhecer essas duas cidades. Um membro da Polignano made in Love nos pegou no hotel e nos levou até às duas cidades. No meio do caminho contava a história da região e algumas curiosidades sobre as cidades.

Matera - Cidade da região da Basilicata, dista 102km de Polignano a Mare. Conhecida também como a cidade dos Sassi (casas dentro da rocha) foi classificada patrimônio mundial pela Unesco em 1993. Aqui foi filmado "A Paixão de Cristo" dirigido por Mel Gibson. Curioso de Matera é que lá foram encontrados vestígios de ocupação humana datados do período paleolítico.
Bom, só tínhamos um dia para visitá-la e o dia era 2 de Julho - Festa Patronale na cidade! Muita gente na praça em frente à igreja. Quase não conseguimos um guia!  
Para fazer um tour guiado pela cidade antiga é necessário um guia credenciado e por isso, nosso amigo da Polignano made in love ficou nos esperando até o fim do tour!

Catia Miranda
Como era um sassi

Catia Miranda
Como era um sassi

Catia Miranda
Cidade Nova

Catia Miranda
Cidade Antiga

Catia Miranda
Casas na cidade Antiga

Catia Miranda
Sassi

Catia Miranda
Congestionamento a caminho de Matera

O tour guiado é interessante para entender a história da cidade antiga. Como e porque tiraram seus moradores de lá e como, aos poucos, suas casas foram sendo habitadas novamente. O guia nos leva a um museu, a um Sassi com móveis da época e a uma igreja com pinturas em suas paredes.
ATENÇÃO: no verão o sol é forte. Na cidade antiga quase não tem sombra! Previna-se com protetor solar, chapéu/boné e bastante água!

Alberobello - cidade da Puglia conhecida por seus "trulli" - casinhas brancas, feitas de pedras sobrepostas sem argamassa nem cimento. Com telhado cônico, algumas delas possuem símbolos cristãos e pagãos pintados em seus telhados.
Antigamente essas casinhas eram casas de cidadãos. Hoje, muitas se transformaram em lojas de artesanato, restaurantes, bares e lojas de vinhos com os famosos vinhos da uva primitivo!

Catia Miranda
Praça principal do cidade nova de Alberobello

Catia Miranda
Cidade antiga de Alberobello

Catia Miranda
Cidade Antiga de Alberobello

Catia Miranda
Cidade Antiga de Alberobello

O passeio de barco e o tour às cidades de Alberobello e Matera foram intermediados pela empresa Polignano made in Love. Todos que tivemos contato foram super simpáticos e solícitos. Super indico!

Onde ficar

Ficamos no San Tommaso Hotel. É um pouco afastado do centro de Polignano, mas vale ficar lá! Toda a equipe foi muito atenciosa e de uma educação impecável. Destaque para a moça que nos servia no café da manhã, sempre muito discreta e prestativa. O quarto que ficamos era lindo com pé-direito alto e de pedra. Obras de arte pelo quarto e uma decoração impecável. O banheiro muito espaçoso. 
Tomar um vinho ao cair da tarde na área externa do hotel é um momento único!
O hotel é utilizado para festas de casamento também e as mesmas vão até às 22:00h. Apesar do nosso quarto ficar de frente para um espaço dedicado às festas, impedindo que abríssemos as cortinas durante o período da comemoração, isso não foi um ponto que fizesse nossa estadia ruim.

Catia Miranda
San Tommaso Hotel

Catia Miranda
San Tommaso Hotel

Catia Miranda
San Tommaso Hotel

Antes de me decidir pelo San Tommaso, pesquisei muito o B&B Dei Serafini e me pareceu bem legal, pelo menos pelas fotos e opiniões descritas no booking.com. A vantagem desse hotel é que fica no centro antigo.

Onde comer

No primeiro dia fizemos um lanche em um bar na Piazza Vittorio Emanuele, bem em frente a uma lojinha de lembrancinhas. Os sanduíches estavam ótimos e as bruschettas também.

No dia seguinte jantamos no Ristorante Grotta Palazzese. Já ouvi opiniões diversas sobre o lugar. Mas para nós, foi um dos pontos altos da viagem. O restaurante é lindo com uma vista dislumbrante do mar. Ficamos em uma mesa que dava vista para a gruta e a água clarinha deu um tom mais legal ainda ao jantar. O atendimento é impecável. A indicação do vinho foi certeira e a comida estava muito boa.
Bom reservar. Atenção para o dress code (calça comprida para homens e nada de chinelos!).

Catia Miranda
Ristorante Grotta Palazzese

Catia Miranda
Ristorante Grotta Palazzese

Sorveterias na Via Pompeo Sarnelli - Iríamos no Bar Turismo (indicação no tripadvisor). Mas estava fechado. Andamos uns 20 metros e entramos em outra. Sem arrependimentos. O sorvete de pistache estava maravilhoso.

Miseria e Nobilta - Almoçamos nesse restaurante no dia do passeio a Alberobello. O restaurante fica na parte nova da cidade na Piazza del Popolo. Bem central. Tem umas mesinhas externas que mesmo no calor, estavam bem agradáveis. O atendimento foi ótimo. Garçons e um homem (que me pareceu o dono) foram muito simpáticos. O prato de frutos do mar, apesar de saboroso, dizia que era para dois mas serve bem 1 pessoa e olha que não como muito! Os demais pratos estavam "OK".


Algumas dicas:

- Acho que Polignano a Mare merecia mais um dia inteiro (ficamos 2 dias e meio sendo que 1 fizemos o passeio para Matera e Alberobello). Para curtir o mar, andar de bike pela cidade e conhecer praias menores em colônias de pescadores.
- No verão é essencial o protetor solar!
- A região de Puglia vem sendo conhecida pelos seus vinhos da uva "Primitivo". Vale a pena buscar uma desgutação, principalmente quando o clima estiver mais frio.

Arrivederci!!!


7 comentários:

  1. Cidade natal de minha avó paterna, tenho muita vontade de um dia poder conhecer esse e outros lugares da Itália!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisélle, Polignano é uma gracinha mesmo! É pequena mas todos são muito atenciosos. O centro da cidade, devido ao piso de pedra, me lembrou muito o centro de Atenas e Santorini. Abs

      Excluir
  2. Primeiramente parabéns pelo post e todas as dicas:),estou indo visitar a cidade de Polignano a Mare em julho, porém irei ficar apenas um dia, tenho reserva para um jantar no Ristorante Grotta Palazzese, quais pratos vc me indica? Não sou fã de pratos crus e soube que é o forte da culinária deles, hehehe, estarei hospedado em Bari, da tempo conhecer a cidade de Alberobello? Agradeço desde já sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, obrigada pelo elogio!
      Você chegará cedo em Polignano? Te pergunto isso, porque a própria cidade é uma graça. Daria para você dar uma volta e conhecer alguns pontos turísticos em umas 3 horas. De Bari até Alberobello são uns 63km e desde Polignano são quase 29km, bem pertinho. Eu conheci Alberobello e Matera em 1 dia, fechei um guia com a empresa Polignano Made in Love (http://www.polignanomadeinlove.com/turismo-polignano/home.php). Foi ótimo porque ele foi nos explicando os locais conforme íamos passando e me preocupei somente em apreciar a vista. Se tiver interesse, eles fazem o passeio somente a Alberobello também. Você pode entrar em contato e perguntar por quanto eles fecham o passeio. Mas você consegue ir com carro alugado também. 4 horas são mais do que suficiente para você conhecer o centrinho e almoçar.
      Quanto aos pratos na Grotta Palazzese, não me lembro de ter visto muitos pratos crus, ou talvez não tenha comido! Se não me engano, escolhi "Tagliolini con Ragout di Agnello" e estava maravilhoso. Lá você poderá escolher pratos a La Carte ou o menu degustação. Nesse link (http://www.grottapalazzese.it/it/i-ristoranti/il-ristorante-estivo-in-grotta-001.html) você encontra os dois menus.
      Qualquer dúvida, pode perguntar!

      Excluir
    2. olá, eu que agradeço a atenção, chego em Bari ao meio dia e já pretendo seguir para fazer o passeio, vou verificar a empresa que vc sugeriu, consigo transfer de retorno a noite de polignano a Bari?

      Excluir
    3. Lucas, eu fechei o transfer com a própria empresa, já que o meu voo chegava e saia de Bari. Como você irá perceber, não existem táxis em Polignano. Lá é tipo "ubber" e não são muitos. Então, sugiro fechar com antecedência o transfer. Acredito que você já tenha a reserva para o restaurante também. Se não tiver, aconselho fortemente a fazê-lo. Esse restaurante tem saído muito nas mídias!

      Excluir
    4. Obrigado pelas informações, reservei já o restaurante, agora só aguardar a viagem! obrigado pela atenção !

      Excluir