quinta-feira, 21 de julho de 2016

Brasil - Petrópolis - RJ

"Em casa de ferreiro, o espeto é de pau"!
Pois é, já escrevi posts de várias cidades, menos da minha cidade natal! Aí, como eu teria que visitar parentes e amigos em Petrópolis, resolvi levar minha máquina fotográfica e registrar alguns lugares da minha Cidade Imperial!

Infelizmente não tirei foto de todos os locais turísticos, afinal, um final de semana é muito pouco para visitar tudo com calma. Porém, o que não tiver fotos, terá link para o respectivo site ou onde você poderá buscar mais informação.

Petrópolis = Cidade de Pedro = Cidade Imperial! É isso mesmo!! IMPERIAL!! 
Quando a Família Real Portuguesa fixou residência no Rio de Janeiro - capital do estado de mesmo nome - me parece que deram conta do quanto o Rio de Janeiro é quente no verão! E aí, passeando por essas terras, encontraram aqui um clima ameno com lindas montanhas! Pronto! Compraram as terras e fundaram "Petrópolis". A nomearam assim, em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

Quando eu morava em Petrópolis - morei nesta cidade até 2006 - encontrava várias vezes o Príncipe e seu cavalo, nas ruas da Cidade. Após seu falecimento, o que restou da família "Orleans e Bragança", tem uma vida mais privada.

Catedral de São Pedro de Alcântara

De uns tempos para cá, os governantes de Petrópolis tem investido bastante no turismo e fizeram várias melhorias na cidade. A principal rua do centro de Petrópolis, foi toda modificada para passagem de cabos subterrâneos. Vários jardins plantados. Calçadas ampliadas. Investimentos em novas atrações.

Para mim, o centro da cidade é dividido pelo "Obelisco". Para um lado, as lojas e atrações atraem moradores e turistas, para o outro lado, afastam. Nesse lado que afasta, ficam lojas apinhadas de gente, construções tombadas que não foram cuidadas, pontos de ônibus, enfim, uma confusão! Mas é só sair desse lado que a história pode ser descoberta.

Quando se fala em Petrópolis, não se pode deixar de falar em Itaipava e Araras. Ambos locais de veraneio, principalmente dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. Araras então, já foi a queridinha de vários artistas da TV Globo.

Portanto, aqui neste post você encontrará dicas de onde ir, comer e ficar nos 3 lugares.

Onde ir em...

Petrópolis
Palácio Quitandinha -> O palácio foi construído em 1944. É um luxo só!! Quando foi inaugurado era para ser Cassino e Hotel. E não pouparam dinheiro para sua construção. Mármore e lustres de cristal enfeitam boa parte do edifício. Depois da proibição do jogo, o hotel pouco a pouco foi abrindo espaço para moradia. Os salões passaram a ser usados para eventos sociais (formaturas, casamentos, congressos...). 
Hoje, funciona lá, o Sesc Quitandinha. Ainda pode ser visitado.

Catia Miranda
Palácio Quitandinha
Catia Miranda
Piscina Interna

Catia Miranda
Corredores

Boliche do Palácio Quitandinha -> São seis pistas. O local possui mesa de sinuca também. Quem está dentro do palácio não imagina que existe esse espaço lá embaixo! Quem quiser umas horinhas de lazer, aqui é uma boa pedida!

Catia Miranda
Boliche

Catia Miranda
Mesa de Sinuca


Casa de Santos Dumont -> O passeio é bem divertido. Santos Dumont criou a escada que dá acesso à casa, de forma a obrigar a quem a suba, começar com o pé direito. Lá dentro você poderá ver várias de suas invenções.

Casa de Santos Dumont

Palácio de Cristal -> patrimônio histórico, foi fundado em 1884. Já foi utilizado em locações de novelas como "Direito de Amar" em 1987. Hoje, o espaço é utilizado para exposições de arte, festas típicas como Natal e Páscoa e a "Bauernfest", a festa do colono alemão. 

Relógio das Flores -> Este relógio fica em frente a Universidade Católica de Petrópolis. Se você for na Casa de Santos Dumont, poderá vê-lo a sua esquerda.

Universidade Católica de Petrópolis e Relógio das Flores


Museu Imperial -> Residência da Família Imperial, abriga hoje o principal acervo do país no que diz respeito ao Segundo Reinado. Possui documentos, vestimentas, móveis... e as crianças amam vestir as pantufas que são obrigatórias para não riscar os caros pisos de mármore!
Em seu jardim, acontece semanalmente de quinta-feira à sábado às 8h da noite, o espetáculo "Som e Luz", contando a história da Família Imperial Brasileira sendo projetado em uma cortina de água.
Você também pode participar do "Sarau Imperial", uma dramatização participativa de como acontecia o Sarau antigamente.
Para visitar, você poderá comprar os ingressos na bilheteria do Museu, em separado ou como um combo com as 3 atrações. 

Catedral de São Pedro de Alcântara -> A Catedral é linda e imponente! Mesmo não sendo católico, a visita vale para apreciar sua arquitetura, suas obras esculpidas em mármore carrara, fragmentos da época do Império, etc..

Catedral de São Pedro de Alcântara

Casa dos sete erros -> Mais conhecida como "Casa da Ipiranga". Mas os moradores de Petrópolis a conhecem pelos sete erros - pequenas diferenças encontradas nas janelas, portas e telhados.
Na minha infância, o programa era passar diante da casa para ver se o fantasma de uma senhora aparecia em uma das janelas! Brincadeira de criança!
Construída em 1884 e a primeira a implantar luz elétrica, abriga pinturas, lustres banhados a ouro e várias curiosidades. 
A casa também foi cenário para a novela "Direito de Amar".

Casa da Ipiranga

Casa da Ipiranga

Palácio Rio Negro -> O palácio, a princípio construído para ser casa de veraneio do Barão do Rio Negro, passou a ser a residência de verão dos Presidentes da República em 1903. Desde então, vários presidentes como: Hermes da Fonseca, Epitácio Pessoa, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, dentre vários outros, curtiram alguns momentos nessa residência.

Casa da Princesa Isabel -> Residência da Princesa Isabel e do Conde D'Eu. Além da Cia Imobiliária de Petrópolis funciona também o Antiquário da Princesa. Nem sempre está aberta a visitação. Mas vale passar em frente!

Museu de Cera -> Foi uma das surpresas de Petrópolis para mim. Foi inaugurado recentemente e está todo organizadinho! Nas estátuas foram utilizados cabelos naturais e olhos de acrílico. O tamanho delas chega muito próximo ao tamanho natural dos personagens reais.



Santos Dumont

D. Pedro II

Princesa Isabel

Super Homem

Einstein

Gilberto Gil

Batman e Pinguim

Alfred Hitchcock

Cervejaria Bohemia -> Reinaugurada em grande estilo! Fiquei impressionada com a organização, pesquisa e tecnologia empregada nesse tour. Assim que você entra, lhe dão uma pulseira com um código de barras. A partir daí, você se cadastra e todas as atividades interativas do passeio que você participar serão associadas ao seu código de barras. Ao final do passeio é possível enviar por email ou compartilhar no facebook ou twitter. O museu conta a história da cerveja, da bohemia e da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) com todas as cervejas que fazem parte do seu portfólio. O passeio continua e passa por salas das fórmulas das cervejas, ingredientes, caldeiras, degustações e ao final você pode ver a fábrica funcionando. Além das fotos que você pode montar!

Recepção

Sala das Fórmulas

Caldeiras  - Originais

Cerveja Confraria - A degustação

A montagem!!

Itaipava
Ecoturismo -> Itaipava tem muito verde, cachoeiras e trilhas. Se tiver um tempinho e quiser fugir do concreto, esse programa é uma ótima pedida.

Parque Municipal de Petrópolis -> Nesse espaço tem pistas para correr, andar de bicicleta, quadras poliesportivas, espaço para piquenique, enfim, um local para levar a criançada.

Castelo de Itaipava -> vale a visita pela arquitetura e pelo local que está cercado de verde. Aqui já aconteceram e acontecem vários eventos como o casamento da Deborah Secco e Roger, Festas de Halloween, Master Casa, etc..

Araras
Araras é bom para ficar e comer. Então, nas respectivas sessões eu falarei sobre.

Onde comer em...

Petrópolis
Churrascaria Majórica -> Desde que me entendo por gente, conheço essa churrascaria. Eles servem uma linguiça de entrada maravilhosa! Não perca a picanha especial, com batata pastel e farofa de banana (essa farofa é dos deuses!)

Empadas Brasil -> Com lojas espalhadas por várias cidades do Brasil, a loja de Petrópolis não deixa por menos. Suas empadas são maravilhosas.

Luigi -> Suas massas são caseiras. E você ainda pode comprá-las para fazer em casa.

Bar Bohemia -> Ao lado da cervejaria Bohemia, é ótimo para comer um petisco e harmonizá-lo com uma cerveja geladérrima!

Casa do Alemão -> Na entrada de Petrópolis ou na Rua 16 de março, a casa do Alemão é tradicional em Petrópolis. Não deixe de provar o pão com linguiça e o croquete.

Pizzaria Liberatta -> Tem em Petrópolis e Itaipava. O ambiente é descontraído e eles trabalham no esquema de preço fechado: rodízio + bebidas sem álcool.

Trutas do Rocio -> Fica um pouco afastado de Petrópolis, mas vale muito a pena. Suas trutas estão no trutário do terreno. O restaurante é rústico com pedras do terreno fazendo parte da decoração. A própria dona do restaurante cozinha e fiscaliza tudo. O restaurante possui poucas mesas e é super procurado. Por isso, não deixe de fazer reserva.

Bordeaux -> com 2 lojas em Petrópolis e 1 em Itaipava. O de Petrópolis fica no mesmo terreno da Casa da Ipiranga. Todo rústico, foi montado na cocheira da Casa. Tem uma ótima carta de vinhos. Bom para almoço, fim de tarde e jantar.
A loja que fica na Rua 16 de março é só para vendas de bebidas, queijos, embutidos, etc..

Um dos salões do Bordeaux

Fachada do Bordeaux de Petrópolis

Duetto's Café e Bistrô -> o local é um charme só. Seja para um café, um brunch, um lanchinho ou uma refeição. Dentro do terreno do Museu Imperial, é um local muito agradável e tudo o que é servido - de tortas, bolos aos cafés - é muito bem feito.


Catia Miranda
Cachaças e geléias

Catia Miranda
Detalhes decorativos

Catia Miranda
Café com Nutella

Catia Miranda
Lampião às avessas

Catia Miranda
Salão Principal
Restaurante Imperatriz Leopoldina -> O restaurante do Hotel Solar Imperial é muito bom. Carta de vinhos boa. Pratos diferentes e um ambiente que remete à época do império com paredes pintadas a mão e um pé direito bem alto. 


Itaipava - parte do circuito gastronômico de Petrópolis
Parrô do Valentim -> restaurante português super tradicional. O ambiente é uma delícia e um ótimo atendimento. Não perca o bolinho de bacalhau, o coelho ao vinho e para sobremesa, o pastel de nata!

Salão principal do Parrô do Valentim


Locanda Della Mimosa -> restaurante italiano muito bom e muito conceituado. Se quiser comer bem, beber um ótimo vinho, um lindo ambiente romântico e não estiver muito preocupado com o valor da conta, a sua noite será um sucesso!

Farfarello -> restaurante italiano com ótimo ambiente e ótima comida. Por ser muito procurado, é bom reservar.

Nucrepe -> como o próprio nome diz, o restaurante é de crepes. Cada um mais gostoso do que o outro. O ambiente é super descontraído e nos finais de semana costuma ter shows de bandas locais. Ah... a cachaça com mel é ótima para esquentar os dias frios.

Bordeaux -> o Bordeaux de Itaipava está dentro do Shopping Itaipava. Tem um ambiente super descontraído. Muito gostoso para finalizar o dia.


Araras - parte do circuito gastronômico de Petrópolis
Pousada das Araras -> A comida é muito boa, mas o cardápio é restrito, assim como os vinhos. A pousada, e consequentemente o restaurante, ficam no meio de um vale. Nas noites de lua cheia, todo o vale se ilumina e nas noites sem lua, as estrelas pintam o céu! O restaurante é uma ótima pedida para um programa romântico.

Onde ficar em...

Petrópolis
Solar do Império -> Composto por dois casarões da época do Império, a propriedade foi tombada e restaurada. Faz parte da Associação de Roteiros de Charme. Ótimo hotel para casais, para passar a noite de núpcias ou até mesmo passar o dia da noiva (ou noivo) já que o hotel também oferece serviços de spa.
Nele também se encontra um restaurante super indicado pelo Guia 4 Rodas, o "Imperatriz Leopoldina". Fica localizado a poucos passos da Casa de Santos Dumont, da Catedral São Pedro de Alcântara, da Cervejaria Bohemia e do Museu de Cera.


Catia Miranda
Suite Barão do Rio Branco

Catia Miranda
Hotel Solar do Império

Catia Miranda
Hotel Solar do Império


Pousada 14 BIS -> Com o melhor custo de todas as pousadas citadas neste post, a Pousada 14 BIS é toda decorada com a história de Santos Dumont. Possui 3 tipos de acomodação: standard, standard superior e luxo. Apesar de ficar no centro, é uma boa caminhada até os pontos turísticos principais. Além disso, não possui estacionamento para todos os hóspedes. Se isso for um ponto desfavorável, avise antecipadamente. Não é perigoso deixar na rua, porém, como é perto de um dos campus da Universidade, é difícil achar vaga durante a semana e até mesmo aos sábados.

Pousada 14 BIS - Vista da Suite 1

Pousada 14 BIS - Suite 1


Atelier Molinaro -> a pousada fica entre Petrópolis e Itaipava. Até a acomodação mais simples é ótima! Campo de futebol, salão de jogos, salão de leitura, piscina, sauna e uma área verde que é uma delícia.


Itaipava
Locanda Della Mimosa -> o custo é alto, mas compensa. Você nem precisa sair para comer muito bem, já que o restaurante da pousada é um espetáculo.

Le Siramat -> o acesso não é fácil. Se estiver chovendo, talvez seja melhor escolher outra pousada. Mas se os dias estiverem bonitos, não pense duas vezes. Cada quarto tem uma decoração única. A vista é linda de qualquer lugar da pousada.


Araras
Pousada das Araras -> Maravilhosa para um final de semana romântico. Os apartamentos que ficam no prédio principal já são lindos, os chalés então... O chalé master tem lareira, hidromassagem e pedras brutas que fazem parte da decoração. A pousada ainda oferece piscina natural, quadra poliesportiva, sauna, salão de jogos e trilhas.

A minha cidade natal é linda! A única coisa que deixa um pouco a desejar é a quantidade e qualidade de casas noturnas.
D. Pedro escolheu muito bem o local para passar suas férias :-)

Grande Abraço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário