domingo, 25 de janeiro de 2015

Reino Unido - Londres e arredores

Londres é uma das cidades grandes mais bonitas que conheci. Em muitos momentos me lembrou Nova York com seus parques que se assemelham ao Central Park, com sua praça e seus letreiros luminosos lembrando a Time Square ou até mesmo com seus teatros! Aliás, justamente por encontrar em Londres muitas coisas de Nova York, que pude assistir ao "Fantasma da Ópera" - espetáculo que infelizmente não consegui ir na minha visita à Big Apple!

Catia Miranda
Big Ben

A minha ida a Londres foi totalmente inesperada. De uma hora para outra estava comprando as passagens e fazendo a lista do que eu poderia conhecer em 4 dias! Imagine..... SÓ 4 DIAS!! Mas tudo bem.. Assim como a Escócia, o tempo foi curto, mas curti ao máximo!

Não tive escolha quanto ao hotel e por isso não pude optar por ficar em um local mais central ou que fosse mais perto de uma estação de metrô. Olhei isso como um ponto positivo, já que adoro caminhar para conhecer (acredito nisso!!) e assim começou meu tour pela cidade. Caminhando desde o meu hotel, beirando o rio Tâmisa, pude ver várias coisas e tirar muitas fotos!!

O que ver e fazer

Caminhar ao lado do Tâmisa entre o Battersea Park e o Big Ben - nesse trecho é possível ver os jardins de Pimlico e Victoria (ambos são uma gracinha e com obras de arte e monumentos), durante o caminho também está o Tate Modern Museum - museu de arte moderna de Londres.
Esse trecho é para pedestres e muito bem sinalizado. O legal também é que você encontra as famosas cabines vermelhas sem ninguém por perto!! Ótimo para fotografar!


Catia Miranda
Cartão Postal Londrino

Victoria Park

Casas do Parlamento - Também conhecido como Palácio de Westminster  é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns). É um dos maiores Parlamentos do mundo, constituindo um dos ex-libris de Londres, o que faz dele um dos edifícios mais célebres do planeta.
É possível fazer uma visita.
Se você estiver na St Margaret Street, do seu lado direito estará o Parlamento e do outro lado da rua a Abadia de Westminster, famosa mundialmente por ser o local de coroação da monarquia (também pode ser visitada por dentro).

Catia Miranda
Casas do Parlamento
Com as Casas do Parlamento a sua direita, caminhando pela St Margaret Street, vire à direita na Bridge Street, logo a frente estará o Big Ben.

Catia Miranda
Big Ben

Desde a ponte que fica em frente ao Big Ben é possível avistar a London Eye que fica na margem oposta do Rio Tâmisa. É possível comprar os tickets pela internet através desse link


Catia Miranda
London Eye

Buckingham Palace e a troca de guarda - O Palácio é a residência oficial da Família Real desde 1837. Imponente e majestoso, é possível visitar algumas alas do palácio, onde são usadas para recepções e eventos oficiais. Em Junho acontece o desfile de carruagens com a Rainha Elizabeth e a família real, na comemoração de seu aniversário, como uma "parada". 
Os horários e dias para visitar o palácio, podem ser encontrados nesse link.
A troca de guarda acontece diariamente às 11:30h. Vá com disposição, pois a praça em frente ao Palácio fica lotada e nas grades não há espaço!! 
A guarda a pé ou a cavalo, sai de um portão, dá a volta na praça e entra pelo outro portão. Por isso, se quiser ver mais de perto, escolha um portão e fique lá! Consegui a foto abaixo, porque pedi "por favor" a uma turista para tirar somente uma foto e eu já "devolveria" o lugar a ela ;-)


Catia Miranda
A guarda

Catia Miranda
Palácio de Buckingham

Picadilly Circus - Não chega a ser a Times Square, mas lembra por causa dos seus letreiros luminosos, ruas com várias lojas famosas, teatros e restaurantes que irradiam da praça. 

Catia Miranda
Picadilly Circus

Wellington Arch - é um arco do triunfo situado ao sul do Hyde Park, no centro de Londres. O arco, junto com o Marble Arch, foi projetado em 1825 por Jorge IV para comemorar as vitórias britânicas nas Guerras Napoleônicas.

Catia Miranda
Wellington Arch

Hyde Park - O parque é lindo e com as cores do outono fica mais lindo ainda!!!
Possui restaurantes, cafés, banheiros públicos, um centro de aprendizado sobre natureza e a vida selvagem, passeios em carruagens, pedalinhos e o aluguel de cadeiras reclináveis. 
Aqui já aconteceram shows do Rolling Stones, Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers e outros famosos. 
Uma fonte foi inaugurada no parque em 2004 em homenagem à falecida princesa Diane.

Catia Miranda
Hyde Park

Tower Bridge - é possível subir na ponte e caminhar sobre uma passarela de vidro com o rio Tâmisa abaixo!!!


Catia Miranda
Tower Bridge

Torre de Londres - Dentro das muralhas da Torre de Londres você poderá visitar as Jóias da Coroa, a Torre Branca (com várias armas usadas por vários reis, armaduras, jogos interativos de como usar cada arma e várias outras curiosidades), aposentos reais com simulações entre atores sobre conversas que aconteceram entre reis, passear nas muralhas.... Esse passeio é realmente imperdível!!!

Catia Miranda
Torre de Londres

Catia Miranda
Simulações entre atores

Catia Miranda
Torre Branca

Catia Miranda
Torre de Londres

Battersea Park - O parque é show! A beira do Rio Tâmisa, o parque oferece muitas trilhas, campos de futebol, pistas de atletismo e várias outras atrações.

Catia Miranda
Battersea Park

Catia Miranda
Battersea Park

Her Majesty's Theatre - Quem quiser assistir ao "Fantasma da Ópera", esse é o local! O Her Majesty's Theatre apresenta o musical desde Setembro de 1986!!!

Stonehenge - A 141km de Londres está o mais famoso círculo de pedras do mundo!!! Para chegar até o local é preciso passar por um pequeno museu explicando sua origem. Vale a pena entender um pouquinho.

Catia Miranda
Stonehenge

Catia Miranda
Stonehenge

Hampton Court - a quase 23km de Londres está o palácio que foi uma das moradias de Henrique VIII, que comemorou mais de 500 anos de coroação. Além do palácio, seus jardins cortados pelo rio Tâmisa, são uma beleza a parte, parece pintura, mas é real! No palácio é possível visitar também a Capela Real, a cozinha dos Tudors e outros aposentos reais.

Catia Miranda
Entrada Principal

Catia Miranda
Jardins

Catia Miranda
Pátio Interno

Onde comer

Strada Restaurant - Ao lado da St Paul's Cathedral, esse restaurante serve uma boa comida italiana, com várias opções de bebidas. O restaurante fica cheio principalmente por volta de 13:00h. O atendimento foi muito simpático.

The Fresh Pizza Co - Ótimo custo x benefício para quem não tem muito tempo entre um passeio e outro e estiver na estação Victoria do metrô. A pizza é crocante, o atendimento, apesar de demorar um pouco, é bom.

Assaggetti - Esse restaurante italiano está pertinho do Her Majesty's Theatre, o que é ótimo para a refeição após o espetáculo. A comida é muito boa e possui uma boa carta de vinho. A equipe é muito cuidadosa no atendimento.


Onde ficar

Eu fiquei ao lado do Battery Park no Pestana Chelsea Bridge Hotel London. O hotel é muito bom. O café da manhã tem uma boa variedade. Já o restaurante para as outras refeições é bem normal. Não encanta, mas também não decepciona. 
Até a estação Victoria (a mais perto do hotel) leva-se 20 minutos caminhando.

Como se locomover em Londres - O valor da corrida nos tão conhecidos táxis londrinhos, apesar de charmosos, é altinha e o trânsito da cidade também não ajuda, aumentando o seu preço.
Depois de uma estudada no mapa do metrô, achei esse o meio de transporte mais conveniente. Você poderá comprar uma passagem avulsa, um passe diário ou um passe que vale por 7 dias. Só para entender... a passagem avulsa custa 4,70 pounds; o passe diário custa 8,40 pounds e você pode usá-lo quantas vezes quiser no dia; o passe de 7 dias custa 31,40 pounds. Com uma conta rapidinha, se você for usar sempre o metrô durante 4 dias (e é possível porque com ele se chega em praticamente todos os lugares), o passe já se pagou (afinal, você pagaria 33,60 pounds se fosse comprar o passe diário).
Se quiser entender mais um pouco sobre isso, acesse esse site.
Ah... eu andei bastante a pé para depois começar a usar o metrô, afinal, por debaixo da terra não se conhece nada!! ;-)

Comprar um chip para celular - Foi em Londres, graças a uma amiga, que comprei um chip para celular pela primeira vez (vergonhoso, mas é verdade!!). Por 20 pounds eu comprei um chip da Lebara com direito a chamadas locais e uso de dados ilimitado por um mês. Foi ótimo, já que estávamos em 4 pessoas e precisávamos nos comunicar para nos encontrar ao final das atividades de cada um. Foi de grande ajuda também na hora de usar mapas online!!!

Londres é muito cosmopolita. Nesses 4 dias conversei com italianos, brasileiros, espanhóis e, logicamente, londrinos, mas existiam muitas outras nacionalidades, principalmente asiáticas. Todos foram muito simpáticos e prestativos. Me se senti parte desse mundo chamado Londres!

Bye!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Escócia - Edimburgo e arredores

A Escócia estava na minha lista de "Lugares para se conhecer antes de morrer", mas não sabia que iria acontecer tão rápido! Essa viagem foi uma surpresa. Tanto foi que tive que decidir tudo faltando um mês para o dia da partida. Quando eu digo "tudo" quer dizer hotel, passeios, itinerários, meios de transporte, etc.. com respectivas referências. Ah... e como a viagem seria Inglaterra e Escócia, teria que decidir qual a melhor forma de locomoção entre os dois locais (trem, avião, alugar carro?).

O mais difícil.... Decidir o que fazer em dois dias e meio!!! Quando pensava em conhecer a Escócia, tinha em mente pelo menos 7 dias e não SOMENTE dois dias e meio! Mas tudo bem... melhor do que nada né?! Tive que deixar os campos verdes, encostas lindas, castelos maravilhosos e escolher..... Vamos ao roteiro...

Catia Miranda
Vista do National Wallace Monument


Passeio aos arredores de Edimburgo

Fechei um passeio de dia inteiro com a Timberbush Tours Edinburgh. Eles oferecem vários roteiros para grupos ou particular. Antes de me decidir qual tipo de passeio iríamos fazer, li várias opiniões, procurei em blogs e decidi pelo particular. Por vários motivos: o guia e o carro ficam a seu dispor durante 8 horas, o roteiro foi totalmente customizado para os nossos gostos e poderíamos permanecer em um determinado local o tempo que achássemos necessário. 
No primeiro contato com a operadora, comentei que gostava muito de história e que gostaria que o tour fosse montado pensando em locais históricos, castelos e beleza natural. No horário marcado nosso guia Graeme chegou no nosso hotel e antes que saíssemos para o tour, conversamos sobre todo o roteiro, o que poderia ser feito a mais e o que poderia ser trocado. Nosso dia ficou assim:

Campo de batalha de Bannockburn - Local onde ocorreu a Batalha de Bannockburn (23 - 24 de junho de 1314) travada entre a Inglaterra e a Escócia, resultando em vitória significativa para esta última, no âmbito das Guerras de Independência Escocesa. O local em si já é bonito mas o que valeu mesmo foram as explicações super fundamentadas do Graeme.

Catia Miranda
Campo de batalha de Bannockburn
Antes de chegar no próximo ponto de parada, comentei com o Graeme, que eu estava um pouco triste de não ter tempo de conhecer as Highlands. Ele disse que então iríamos ao Lago Ness, que ficava nas Highlands e que era pertinho. Bom.... é bem poquinho do que gostaria de conhecer, mas pelo menos é alguma coisa né?!

Catia Miranda
Lago Ness

Doune Castle - Erguido ao final do século XIV por iniciativa de Robert Stuart, duque de Albany (1340-1420), passou para a Coroa em 1425.
Ao final do século XVI, a propriedade passou para os condes de Moray.
Em meados do século XVII, no contexto da Guerra dos Três Reinos e na passagem do século XVII para o XVIII durante os Levantes Jacobitas, sofreu ação militar, vindo a ser destruído em 1800.
O castelo serviu de locação para o filme Monty Python and the Holy Grail e também para Game of Thrones.

Catia Miranda
Doune Castle

National Wallace Monument - William Wallace foi um guerreiro escocês que liderou seus compatriotas na resistência à dominação inglesa imposta pelo reinado de Edward I.
O monumento possui alguns andares e em cada um, conta uma história sobre Edward I e a Escócia.
A vista do alto da torre é lindíssima! 
O local disponibiliza um ônibus gratuito com horários determinados para subir até o monumento. 
Se perder o horário é possível subir a pé usando as trilhas do local.

Catia Miranda
National Wallace Monument

Stirling Castle - Em consequência da sua localização estratégica nas margens do Rio Forth, o castelo desempenhou um importante papel na História da Escócia desde os primeiros tempos, tendo sido sitiado e atacado pelo menos 16 vezes.
O Castelo foi uma das principais residências dos reis e rainhas escoceses e local de reunião da Corte. 
A maior parte dos edifícios do Castelo de Stirling datam do período compreendido entre 1496 e 1583, quando o complexo foi significativamente ampliado por três reis: Jaime IV, Jaime V e Jaime VI, assim como pela Rainha Maria de Guise, esposa de Jaime V e mãe de Maria da Escócia. Restam poucas estruturas do século XIV.
O castelo é lindíssimo! Vale muito a visita.
A cidade também é muito bonitinha. Se tivesse mais tempo no país, provavelmente seria um local para pernoitar.

Catia Miranda
Stirling Castle

No dia seguinte fomos conhecer Edimburgo por conta própria...

The Royal Mile - Principal rua de Edimburgo onde no seu fim, está o Castelo de Edimburgo.
Nessa rua você encontra várias lojas com kilts, lembranças, bares, restaurantes e outros monumentos.

Catia Miranda
Gaita de Fole

Catia Miranda
Surpresas na Royal Mile

Catia Miranda
St Giles Cathedral

Castelo de Edimburgo - O Castelo de Edimburgo é uma antiga fortaleza que domina a silhueta da cidade de Edimburgo, a partir da sua posição no topo do Castle Rock. Trata-se de um dos mais importantes castelos do país.
A ocupação humana no local remonta ao século IX. No entanto, poucas das estrutruras do castelo atual são datadas antes do cerco Lang do século XVI, com a notável exceção da Capela de Santa Margarida, o mais velho edifício sobrevivente de Edimburgo, a qual remonta ao início do século XII.
Entre as suas atrações estão as jóias da Coroa Escocesa (a Coroa, a Espada e o Cetro). Estas insígnias reais foram aqui guardadas após a união dos Parlamentos da Escócia e da Inglaterra, em 1707, encontrando-se atualmente em exibição na Sala da Coroa. Ali também se encontra a chamada Pedra do Destino, o assento de coroação dos reis da Escócia.
Quando fomos não era alta temporada e foi bem tranquilo entrar - sem filas nem tumultos. Porém, já li em vários locais que, na alta temporada, é indicado comprar ingresso antecipado pela internet.

Catia Miranda
Castelo de Edimburgo

Catia
Vista da cidade velha desde o Castelo de Edimburgo

Catia Miranda
Castelo de Edimburgo

Edimburgo preparado para o Natal - A cidade estava toda enfeitada para o Natal. Os pontos altos nessa época são: Feira de Natal - ao lado da Princes Street e a George Street que fica toda enfeitada e é fechada em um dia específico para uma comemoração natalina.

Catia Miranda
Feira de Natal

Catia Miranda
Decoração natalina da George Street

Fotografar pelas ruas - Adoro fotografia e Edimburgo foi um prato cheio para várias fotos que gostaria de fazer, principalmente em Preto e Branco.

Catia Miranda
Edimburgo

Onde comer

Dungeon Restaurant - O Dungeon fica dentro do Hotel "Dalhousie Castle". Antes de se dirigir ao restaurante, os clientes são recepcionados na biblioteca do castelo para um drink ou antepasto. Após, são levados ao restaurante de pedra que está localizado no piso inferior do castelo. A decoração é um charme. A comida muito bem preparada e o atendimento, impecável. Ah.... Bom reservar!


Catia Miranda
Dungeon Restaurant

Whiski Rooms - Fomos no Whiski Rooms na hora do almoço. A carne estava saborosa e o ambiente é bem descontraído sem ser barulhento. À 5 minutos a pé do Castelo de Edimburgo, o Whiski Rooms é uma ótima opção de refeição após o passeio. Para os apreciadores de whisky, a casa oferece degustação da bebida.

La Piazza - A pizza é muito boa e o atendimento excelente. Vinhos oferecidos em garrafas e/ou taças. Não espere um ambiente romântico, pela proximidade das mesas e presença de grupos grandes, o som acaba ficando um pouco alto.


Onde ficar

Cityroomz Edinburgh - Quarto espaçoso. O café da manhã não é excepcional, mas não decepciona. Vazava um pouco de água do box do banheiro devido a vedação não se encaixar corretamente entre as portas de correr. Porém, tem uma boa localização pertinho da rua dos consulados e da Royal Mile.

Dalhousie Castle Hotel & Spa - O hotel é maravilhoso e ótimo para quem quer ter uma experiência de dormir em um castelo. Às 22:00h, existe um tour onde o "guia" conta as histórias de aparições de fantasmas no castelo!! O Hotel também oferece show com falcão, arco e flecha, spa, etc... Além do restaurante Dungeon que é uma experiência a parte. Fica aproximadamente à 14km de Edimburgo.

Catia Miranda
Dalhousie Castle Hotel & SPA

Ibis Edinburgh South Bridge - O Ibis Edinburgh South Bridge está novíssimo. Localizado à 10 minutos de caminhada da Royal Mile e de outros pontos turísticos. Tem um ótimo atendimento e um restaurante muito gostosinho. Para jantar, a cozinha fecha às 23:00h mas o bar funciona 24 horas e serve comidas leves. O atendimento tanto no restaurante quanto na recepção foi excelente.


Vale lembrar...
Fui no mês de novembro. Nessa época o tempo está bem friozinho (mas não chega a temperaturas negativas) e bem úmido. Por volta das 16:30h já está escurecendo e muitas atrações fecham por volta desse horário.


Ainda não tirei a Escócia da minha lista, muito pelo contrário. Agora estou com muito mais vontade de voltar e desbravar o norte, nordeste e sudeste desse país lindíssimo!!! Quem sabe um dia eu volto para contar no blog???


Bye!!! 


domingo, 4 de janeiro de 2015

Alemanha - Munique

Munique... berço da Oktoberfest! Cheia de biergartens, museus, teatros e casas de show.
Cidade grande que, assim como Berlim, recebe muitos imigrantes. 
Cidade de opostos onde fomos muito bem tratados por jovens alemães e "suportados" por alemães mais velhos (pode ter sido por falta de sorte!).
Cidade onde comemos muito bem em restaurantes estrangeiros, muitas vezes melhor do que nos seus países de origem, como por exemplo um restaurante grego no último dia.

Catia Miranda
Prefeitura

A cidade conta com uma malha integrada de transportes públicos que facilitam e muito o deslocamento para vários pontos da cidade. 
Compramos o passe de metrô para 4 dias e realmente valeu a pena. Por 15 euros você utiliza o passe no metrô, ônibus e/ou tram. Todos muito bem conservados. É possível conseguir um mapa das linhas nos hotéis ou nas próprias estações de metrô.
Outra coisa que facilita muito é que, da estação central de Munique (Hauptbahnhof Central Station), saem trens para muitas cidades européias como Berlim, Zurique, Praga, Milão, Viena e muitas outras.

O que fiz

English Garden - No coração da maior área verde da cidade se encontra o English Garden (ou Englisher Garten em alemão). Em uma zona universitária, é um local muito agradável para passear, se exercitar ou tomar uma cerveja em um dos seus biergartens.

Catia Miranda
English Garden

Residenz - Palácio ao lado do Teatro Nacional, já foi residência de duques e dos reis da Baviera. Hoje é um museu considerado um dos mais belos da Europa.

Catia Miranda
Residenz
Teatro Nacional - Casa de Ópera da Alemanha. Foi construído em 1818. Destruído pelo fogo em 1823 e reconstruído e aberto novamente ao público em 1825. Em 1943 foi destruído novamente pelos bombardeios da 2ª Guerra. Sua arquitetura atual data de 1963.

Catia Miranda
Bavarian State Opera

Marienplatz - Praça principal de Munique. Centro da atividade social da cidade. Aqui é possível encontrar a Antiga Câmara Municipal, a Prefeitura (com sua torre central de características medievais, apresenta de Março à Outubro, às 11:00am, 12:00 pm e 05:00pm, um teatrinho de bonecos contando a história da cidade) e um ponto de informações turísticas onde se vende ingressos para shows e entradas para museus.
Dessa praça também irradiam várias ruas de comércio com lojas como H&M, Zara, etc..

Catia Miranda
A torre da prefeitura  - local onde os bonecos aparecem contando a história da cidade

Catia Miranda
Antiga Câmara Municipal 


Sendlinger Tor - Portão da cidade antiga.


Catia Miranda
Sendlinger Tor

Isartor - Um dos quatro portões principais da muralha que cercava a cidade medieval.


Catia Miranda
Isartor

Frauenkirshe - É nessa catedral que dizem que a pegada que se encontra lá é a do diabo que foi queimado por um raio de sol ao entrar na Igreja.

O que conta a lenda ...
"Reza a lenda que o Diabo entrou na Igreja, e que ao não ver nenhuma janela pensou que podia entrar e fazer o que quisesse. Mas então um raio de luz entrou por uma janela e o queimou deixando a sua pegada marcada num tijolo do chão. Nessa pegada podem ver uma espécie de esporão. A verdade é que quando entras na igreja, a primeira impressão é que apenas há janelas em todas as paredes..." (Fonte: Minube).

Ah... é possível subir na torre da catedral para uma vista panorâmica. Na época que fomos estava fechada para reformas.

Catia Miranda
Frauenkirshe

Igreja de San Peter - Aqui também é possível subir os 299 degraus da torre e ter uma ótima vista da cidade, principalmente da Marienplatz e da Prefeitura.

Catia Miranda
Vista da Prefeitura desde a Igreja de San Peter

Viktualienmarkt - Mercado com barraquinhas de comidas, cerveja e artesanato local. Dizem que esse biergarten é um dos mais animados da cidade. Em meio a mesas e cadeiras coletivas, os turistas se juntam aos locais para experimentar a autêntica culinária alemã, acompanhada de uma cerveja bávara geladíssima, naqueles canecos gigantes.
Infelizmente o dia que fui chovia e acho que não estava muito atrativo para os turistas!


Viktualienmarkt

Bayern de Munique - Visita obrigatória aos aficionados por futebol. Conta com museu, praça de alimentação e, logicamente o estádio.
Os ingressos são bem concorridos, por isso, indico comprar via internet antecipadamente.
O único fato meio constrangedor foi ter visitado o Allianz Arena logo após a copa de 2014 e ter que ouvir comentários sobre o histórico 7 x 1.
Alguém se pronunciou no tour dizendo que era brasileiro??? Lógico que não!!! :-P

Catia Miranda
Allianz Arena


Catia Miranda
Campo e vestiário

Museu da BMW - O passeio é muito legal! Toda a história da marca contada através de suas motos, motos de corrida, carros, carros de corrida, motores e alta tecnologia! Ah... dá para passar também na loja para comprar os carros ou lembrancinhas! :-)

Catia Miranda
Museu e loja da BMW

Catia Miranda
Modelos expostos

Catia Miranda
Os mais antigos e os mais novos

Catia Miranda
Modelo utilizado em um dos filmes do 007

Onde comi

Hofbräuhaus - Cervejaria mais antiga de Munique e uma das mais célebres do mundo. Foi criada em 1589 pelo Duque Willian V da Baviera e era de uso exclusivo dele. Apenas no século XIX a população passou a ter acesso a ela e pode saborear seus produtos. Em 1920, a Hofbräuhaus também foi cenário de uma das primeiras manifestações nazistas.
Aqui tocam bandas ao vivo com homens vestidos a caráter. Mesas individuais e coletivas estão dispostas no salão principal da cervejaria. De início fiquei desanimada por não conseguir uma mesa, porém, ao sair do salão principal e virar a direita, encontrei o Bräustüberl, restaurante que se encontra no 1o andar da Hofbräuhaus com um ambiente mais calmo e com as mesmas cervejas servidas na cervejaria!

Geisel's Vinothek (Hotel Excelsior) - Restaurante italiano dentro do Hotel Excelsior. Comida muito boa e uma extensa carta de vinhos. O ambiente é bem aconchegante. Porém, as mesas são "muito próximas". Se quiser um pouco mais de espaço, deixe bem claro esse ponto quando for reservar.

Catia Miranda
Geisel's Vinothek

Weinhaus Schneider das Fondue Haus - encontramos esse restaurante por acaso. Enquanto passeávamos, pensávamos onde iríamos jantar e além disso, teria que ser um restaurante que não fosse alemão. O Weinhaus Shneider estava com uma placa na frente falando sobre os fondues. Procurei referências e encontrei muitas notas falando sobre a qualidade e simpatia do lugar. Resultado: realmente o fondue é ótimo e também serve comidas típicas bavárias, a carta de vinho é boa, o atendimento é ótimo e você poderá encontrar o cardápio em várias línguas, inclusive em português. Ah.... bom reservar!!!

Catia Miranda
Weinhaus Schneider

Kreta Psiloritis II - Já passavam das 2:00pm quando entramos nesse restaurante grego e por isso erámos os únicos clientes. Não sei se por esse fato, mas tivemos total atenção do dono. Ele nos indicou o melhor prato grego do dia, o meu vinho grego foi muito bem servido e ainda nos brindou com duas sobremesas gregas maravilhosas.. Ah... além da sua imensa simpatia! O restaurante realmente é excelente!

Catia Miranda
Kreta Psiloritis II

Trattoria La Valle - Restaurante italiano pertinho da Marienplatz. Por fora dá a impressão de ser pequeno, porém, tem o segundo andar com mais mesas e o espaço também é mais amplo. A comida é ótima e o atendimento também! Ótimo custo x benefício.

Catia Miranda
Trattoria La Valle

Onde fiquei

Hotel Europa - Um ótimo hotel fora do centro histórico de Munique. Quarto e banheiros amplos. Café da manhã farto com pães diversos, 2 tipos de bolos, salada de frutas, frios, espumante, café, chá, etc..
A 10 minutos a pé da estação de metrô mais próxima e a 5 minutos também a pé de um ponto de tram facilitando o deslocamento para todos os pontos turísticos da cidade.
Localiza-se pertinho do restaurante grego e da fábrica e biergarten da Löwenbräu.


Auf Wiedersehen!!! 
Adío!!!
Arrivederci!!!