quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Itália - Veneza

Veneza, Venice, Venezia.... Seja na língua que for... A cidade é única!! Podem existir várias Venezas mundo afora, até no Brasil tem uma "Veneza Brasileira" - a nossa Recife, mas nenhuma se compara à Veneza da Itália! 
Cada um a sente de uma forma, mas ninguém fica indiferente!

Veneza
Canal Grande com a Ponte Rialto ao fundo

Segui o conselho de um livro onde dizia "não conheça somente os pontos mais badalados" (Ponte Rialto, Canal Grande e Piazza San Marco), percorri ruelas, me perdi por elas, cruzei Veneza de uma ponta a outra a pé...

Em 2015 foi nossa terceira vez na cidade. A primeira vez foi uma viagem romântica na primavera. Na segunda vez foi um bate-volta desde Bologna com amigos e na última vez, fomos em família em pleno verão! Foram 3 Venezas diferentes, mas todas maravilhosas!

Sinceramente, mapa não serviu para mim - nas 3 vezes :-). Tentei mapear o caminho, prestar atenção em plaquinhas que indicavam a Piazza San Marco e a Ponte Rialto e assim eu me encontrava. Não estou reclamando não, cada vez que me perdia era um restaurante novo, uma lojinha de máscaras, uma surpresa...
Nas duas vezes que ficamos na cidade, reservamos 2 dias para conhecê-la/curtí-la. É suficiente para conhecer os principais pontos turísticos? Sim... na correria, sim!

Coisas que gostaria de ter feito: sentar em um dos vários cafés da Piazza San Marco no fim de tarde e observar os artistas; subir a Campanile (torre em frente a Basílica de San Marco) para ter uma visão panorâmica de Veneza; ter passeado entre as bancas do Mercado; ter tomado o "spritz" (drink de espumante, aperol e água gasosa que é famoso nos happy hours de Veneza) e ter feito um passeio de gôndola à noite. Cá entre nós.... acabei experimentando o spritz no Brasil... que bom que continuei nos vinhos brancos lá em Veneza!!!! :-D

O que fiz

Passeio de Gôndola - fui de dia! Era a metade do preço (80 Euros!) por 1 hora e passando pelos canais menores e pelo Grande Canal. O gondoleiro era bem simpático, arranhava o espanhol e ainda cantou! Passei pela antiga casa de Mozart, por outras de vários famosos e pela Ponte dos Suspiros. Aliás, aqui vale um comentário, apesar de "ter" que beijar seu companheiro após passar sob a ponte, a Ponte dos Suspiros não tem relação nenhuma com o amor. A ponte ligava a cadeia ao local onde eram executados os prisioneiros, quando chegava a hora do coitado, ele atravessava esta ponte e supostamente dava o "último suspiro".
Bem, quanto ao passeio, Veneza faz uma campanha para que os turistas utilizem somente os gondoleiros credenciados. A maioria deles está na Piazza San Marco. Combine o preço antes!


Veneza - Casa de Mozart
Casa de Mozart

Veneza
Grande Canal

Veneza
Arquitetura

Veneza - Ponte dos Suspiros
Ponte dos Suspiros e o Gondoleiro

Veneza
Gondoleiro

Gôndolas
Gôndolas na Piazza San Marco

Ponte dos Suspiros
Ponte dos Suspiros


Piazza de San Marco - Na piazza estão a Campanile, a Basilica di San Marco, o Palazzo Ducale e a Torre Dell'Orologio (mostrando as horas, as fases da lua, o movimento do sol e as constelações do zodíaco), além de cafés, restaurantes e os gondoleiros. Como meu tempo era curto, fiquei somente a admirar e tirei uma fotos (coisa básica, né?!).

Veneza
Basilica di San Marco

O relógio da Torre dell'Orologio

Piazza San Marco
Piazza San Marco

Campanile e Palazzo Ducale
Campanile e Palazzo Ducale

Ponte Rialto - Em algum momento você passará por ela! Linda em sua arquitetura e com uma bela visão do Grande Canal. O mercado fica logo depois de atravessá-la.

Veneza
Grande Canal visto da Ponte Rialto

Ponte Rialto
Ponte Rialto

Basílica de San Marco - Vale MUITO a visita. A Basílica é linda com exposição de maquetes da construção, fones em vários idiomas explicando os painés do teto e paredes - todos feitos em mosaicos.
A vista de lá de cima também é show!!! De um lado a piazza San Marco, de outro, o grande Canal!

Baslílica de San Marco
Painel de entrada da Basílica
Palazzo Ducale - O Palácio, também conhecido como Palácio do Doge, é um dos símbolos da cidade. Sua arquitetura gótica veneziana é de babar! Os salões são lindos e muito bem cuidados. A sala de armas é bem legal também! O tour fecha com uma visita à prisão passando pela ponte dos suspiros.
Fizemos o passeio guiado com a Viator. Vantagens: "sem filas" e uma guia explicando desde a arquitetura, passando pela história do Doge e algumas curiosidades dos governantes! Um pouco mais caro, sim.. mas vale a pena. Quem preferir ir por conta própria, minha dica é chegar bem cedinho - logo que abre (ainda mais em Julho).

Catia Miranda
Palazzo Ducale

Catia Miranda
Através da Ponte dos Suspiros

Catia Miranda
Através da Ponte dos Suspiros

Venice Ghost Walking Tour - São 90 minutos de passeio começando no pôr-do-sol. Passa por várias construções e ruelas onde "algo aconteceu" de misterioso! A guia conta histórias de fantasmas, de criminosos e do porque do uso das máscaras antigamente! Eu particularmente achei bem divertido. Principalmente porque passeamos em ruas que não teríamos passado se não fosse por esse tour e descobrimos histórias que somente em um passeio dirigido a isso, é possível conhecer.
Fechei esse passeio também com a Viator.

Catia Miranda
Antigo convento

Catia Miranda
Hotel em Veneza

Catia Miranda
O nome dessa rua tinha um porque!!!


Andar sem rumo - Eu queria muito me fantasiar com as máscaras de Veneza e claro, comprar uma. As lojas/barracas que ficam perto da Ponte Rialto, nem sempre são de boa qualidade. Tem outras perto da Piazza San Marco, essas eram caras demais. Então, me perdendo aqui e ali, vi uma lojinha pequena e perguntei quanto era cobrado para me vestir e tirar a foto caracterizada. A atendente muito simpática me deixou experimentar GRATUITAMENTE, é mole?! É lógico que trouxe para casa a fantasia inteira! O mais legal foi procurar uma ruela ao lado de um canal onde não houvesse ninguém e tirar uma bela foto! Lógico que apareceu alguém, mas quem se importou?! Eu estava em Veneza!!! :-)

Veneza
Na loja

Veneza
Por aí
Outra boa surpresa em 2015 foi ter acompanhado por alguns minutos, o trabalho de um profissional na arte de fazer máscaras venezianas! Ele foi muito simpático e explicou boa parte do processo!!!

Veneza
Plaquinha que foi de grande ajuda

Veneza
Detalhe de algumas portas das casas


Onde comer

Os restaurantes perto da Ponte Rialto, ao lado do Grande Canal são mais caros. Além disso, ficar nas mesas de fora, na minha opinião, é meio confuso, muita gente passando e falando alto. Quem busca um clima mais romântico, a pedida é buscar restaurantes ao lado dos pequenos canais.
Existem também os bares com aqueles sandubas de salame italiano ou presunto cru que são divinos. Esses sandubas são uma ótima pedida se quiser economizar para um jantar mais chique! Além de serem gostosos!

Trattoria Sempione - Achei esse restaurante por acaso. Estava passando e vi um restaurante com uma sacadinha que se debruçava por um pequeno canal, cheia de flores. Olhei o cardápio e o garçom foi bem convincente. Acabei entrando. Não me arrependi! São somente 4 ou 5 sacadinhas. Então, reserve ou chegue cedo.

Veneza
Figuraça visto pelo sacadinha do Restaurante

Ristorante Terrazza Sommariva - A beira do Grande Canal e pertinho da Ponte Rialto. Várias mesinhas quase que debruçadas na água. O atendimento é muito bom e os pratos também! O preço não é "tão salgado". Mas não é baratinho!

Onde ficar

Mais uma vez fechei o hotel pelo booking. Pesquisei um local que não fosse tão longe da Piazza San Marco, com um bom preço (Veneza é cara!) e que tivesse um canalzinho! Achei o Il Nido di Giulietta & Romeo. Bom atendimento e uma decoração bem quente predominando o dourado e vermelho! Outros quartos são menos chamativos! :-)

Catia Miranda
Entrada do Hotel

Sacadinha da sala de refeições

Em 2015 ficamos no Antico Dodge - O quarto decorado bem no estilo veneziano é um charme. A localização ao lado de um canal pequeno, facilita quem pega um táxi boat. Também está a 5 minutos a pé de uma estação do vaporeto.

Veneza é muito romântica. 
Hotéis e restaurantes próximos às atrações principais são caros.
Não senti cheiro forte nos canais (muitos dizem que cheira mal).
E lembre-se, as ruas são de pedra e é você quem vai carregar suas malas, portanto, pense bem na quantidade e no tamanho delas.

É possível chegar a Veneza de trem e carro, pelo menos. De trem são 2 horas desde Florença em trem de alta velocidade. De carro, não vá em alta temporada! Como são poucos estacionamentos e carros não passam da estação de trem, você não terá onde deixá-lo!

Veneza se percorre a pé, em táxi aquático (cobram por volta de 60 euros desde a estação de trem para quase todo lugar), vaporeto (bem mais em conta) ou a gôndola.

Sobre o carnaval, verifique a data correta no site http://www.carnevale.venezia.it/. E sim, tem um monte de gente vestida a carácter. E é época de frio!! :-)

Ciao!!!