quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estados Unidos - New York

Chegou o dia de conhecer a "Big Apple". Confesso que o desejo não era meu. Fui, a princípio, acompanhar minha filha. Mas o grupo foi crescendo, crescendo e acabamos em 7 mulheres!!!

Conclusão... Uma bagunça divertidíssima!!!

Vamos aos fatos... 
New York está diferente, muito diferente! A parte não tão boa: chegamos de lá faz poucos dias e as consequências do Sandy podem ser vistas nas estações de metrô, no Financial District com suas ruas repletas de obras, no Pier 17 onde todas as lojas e restaurantes estão fechados, no Chelsea perto da High Line com suas lojas fechadas e nas ruas com pessoas e suas placas de "homeless".
A parte boa, para nós brasileiros e falantes da língua portuguesa, é que existem muitas pessoas falando nosso idioma!

Times Square

Onde ficar

Procurei muito antes de me decidir. Li e ouvi muita coisa, como: ficar perto da Times Square, em Midtown, perto do Central Park, no Chelsea (bairro mais alternativo), no SOHO, etc.. Mas acho que o que vale, é ficar perto de uma estação de metrô e principalmente dessas que cortam a ilha de Manhattan inteira. Daí, você procura o hotel com melhor custo x benefício e que esteja dentro do "seu" aceitável. 
Ficamos no Sheraton TriBeCa. No padrão Sheraton de ser. A diária não incluía café da manhã. Mas tinha um Starbucks dentro do hotel além do próprio restaurante. Além disso, conseguimos um preço ótimo por dois quartos quádruplos no Booking.com. O melhor de tudo é que o hotel ficava a menos de 2 minutos a pé do metrô das linhas A, C e E - a C, por exemplo, cobre Manhattan  de norte a sul!
Outra coisa boa desse hotel é que fica ao lado do SOHO, esquina com a West Broadway com vários restaurantes e lojas legais!

O que fazer

Empire State Building - Subindo no seu topo, é possível ter uma visão 360º de NYC. Não subimos. Preferimos o Top of the Rock, de onde se avista o Empire State!!

Madison Square Garden - onde acontecem os shows ao ar livre!! Ivete Sangalo se apresentou lá!

Financial District - Aqui é possível ver o famoso Touro, o Museu do Índio Americano, A Bolsa de valores, etc..

O Touro

Museu do Índio Americano

Museu do Índio Americano

George Washington

Bolsa de Valores

Pier 17 - O local é super gostoso de caminhar e para ver o Brooklyn. Daqui saem os cruzeiros e demais barcos. Acredito que, se os restaurantes estivessem abertos, seria um bom local para almoçar e curtir o fim de tarde.

Pier 17

Cruzeiro saindo do Pier 17 - Existe uma embarcação que sai do Battery Park em direção à Estátua da Liberdade sem custo. Mas como a estátua estava fechada, nem procurei saber se essa embarcação estava funcionando. Resolvemos fazer o cruzeiro com a New York Water Taxi. O interessante desse passeio é que você pode desembarcar e embarcar com o mesmo ticket em vários portos inclusive no Brooklyn. O visual é muito legal e é possível ver a ponte do Brooklyn e a estátua da Liberdade bem de perto. Se você não quiser retornar ao Pier 17, um ótimo ponto de desembarque é o que fica na altura da W42st. Andando pelo pier é possível ver um porta aviões.

Ponte do Brooklyn com a Ponte Manhattan atrás

Brooklyn

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Empire State (foto de cima) e o Edifício que está sendo construído no lugar das Torres Gêmeas (foto de baixo)

Porta aviões

Madame Tussaud's - Vale muito a pena. Os bonecos são perfeitos.





Grand Central Terminal - Shopping, saída e conexão para vários locais, loja da Apple, uma arquitetura incrível e cenário de vários filmes (Uma das cenas de "Friends with Benefits" foi filmada lá). Vale a visita!!

Grand Central Terminal

Central Park - Simplesmente uma delícia. Para correr, para passear, para sentar sem fazer nada, para andar de bike, para patinar no gelo...

Central Park
Central Park

Edifício Dakota e homenagem a John Lennon - O Edifício Dakota foi a moradia e o cenário da trágica morte de John Lennon. A homenagem ao cantor (um mosaico com a palavra "Imagine") fica no "Strawberry Fields" dentro do Central Park, quase em frente ao Dakota.



Museu de História Natural - O museu é IMENSO!! Uma manhã é pouco. Como só tínhamos 3 horas, procuramos o Moai que fez parte do filme "Uma noite no Museu" e assistimos o "Jorney to the Stars" um documentário que conta a história do começo do Universo. Muito show!!

Museu de História Natural

Museu de História Natural


Rockefeller Center e Top of the Rock - O Rockefeller Center é um centro comercial com várias lojas, escritórios, pista de patinação no gelo e onde é montada a tão famosa árvore de Natal de NYC.
No dia que fomos ali, presenciamos um lindo pedido de casamento! Ainda bem que a noiva aceitou, imagina a situação do sujeito se ela não aceitasse!! :-)
O Top of the Rock é outro ponto turístico para apreciar uma vista 360º de NYC. 

Rockefeller Center

Top of the Rock com o Empire State ao fundo e a esquerda

High Line Park - Parque montado sob trilhos desativados. No Meatpacking District - Chelsea, é um ótimo lugar para correr e descansar.

Rio Hudson ao fundo e a High Line

St Patrick's Cathedral - A mais famosa catedral de NYC estava em obras. Mas deu para tirar uma fotinha!!

St Patrick's Cathedral

Bryant Park - Outra área verde de NYC. Local para relaxar, ler um livro ou patinar na pista de patinação no gelo (quando tem, né?!). Entre os dias 27 de outubro e 8 de janeiro, sua área fica repleta de quiosques de comida, artes, perfumes, bijous.... uma delícia!

Bryant Park

Bryant Park






Biblioteca Pública de NY - infelizmente o tempo estava corrido. Acredito que, quem gosta, uma visita ao seu interior seja algo delirante. A surpresa do dia foi a filmagem de um dos episódios de Glee! Minha filha foi a loucura!!!

Biblioteca Pública de NYC

Espetáculo na Broadway - para quem gosta é um programão! Assistimos "Chicago". Muito bom! Ótimos cantores e dançarinos! 
Gostaria muito de ter assistido "Fantasma da Ópera", porém, no domingo não tinha espetáculo. Não sei se especificamente naquele domingo ou se todo domingo! Então, se for sua vontade também, procure se informar antes!!



Passeio de Limousine - Pergunte ao concierge do seu hotel!! O valor gira em torno de $100 a hora. E se você der sorte, encontrará um guia/motorista hiper gente boa, que lhe levará na vista espetacular em um mirante de New Jersey! Obrigada Christian!!!

Passear pela ruas de NYC - passeie com calma, olhe as lojas, curta esse ar louco da Big Apple!!

Madison Avenue

Little Brazil

Chelsea

Onde comer

Bubba Gump - Quem conhece a rede, sabe! Restaurante todo decorado com os motivos do filme "Forrest Gump". Se você não é fã de pimenta, deixe claro! Alguns pratos são bem picantes!!

Restaurante Bubba Gump

Pepolino - Restaurante italiano pertinho do Sheraton TriBeCa. Com ar de bistrô, é super aconchegante, ótimo atendimento e uma comida excelente!

AOA Bar and Grill - Mais um pertinho do Sheraton TriBeCa. Ótima pizza, ambiente animado, ótimo para um fim de tarde ou noite.

Carmine's - MARAVILHOSO pertinho da Times Square (tem outros da rede espalhados por NYC). Restaurante italiano, hiper concorrido! O legal é que servem pratos para serem divididos por até 3 pessoas e sem perder a qualidade! É bom reservar!!

Carmine's na 200 West 44th Street

Dos Caminos - Restaurante mexicano no SOHO. Ambiente muito legal e concorrido, por isso, faça reserva. Porém, é BEM MEXICANO, ou seja, carregado na pimenta!! Seja claro com o atendente se você não quiser picante!


Algumas dicas que li, recebi de amigos, vivenciei e agora compartilho aqui:
- Ande de metrô: táxi é caro, o sistema metroviário é muito eficiente e cobre toda NYC. O metro card é uma mão na roda! Compramos o de 7 dias por $29.00. Dá direito a viagens ilimitadas de metrô e de ônibus durante 7 dias consecutivos. Podem ser comprados nas máquinas nas estações e em bancas de jornal. Se não estiver utilizando cartão ou dinheiro trocado, compre nas bancas!
- Entradas para os espetáculos da Broadway: compre na TKTS. Nós conseguimos para "Chicago" por $51.00, enquanto o preço normal é $130.00 (+ou-). Vendem sempre para o dia corrente.
- Mapa: pegue com o concierge do Hotel assim que chegar!!! 
- Fontes de consulta: GTB - Guia do Turista Brasileiro, Nova York by Frommers's, Nova York da  Publifolha e blogs.
- Agende um shuttle para ir e voltar para os aeroportos: nós fechamos um shuttle privado para 6 pessoas, já que estávamos em um grupo grande. Sai bem mais em conta. O shuttle compartilhado vai parando em todos os portões do aeroporto e pode demorar um pouco. Utilizamos o Super Shuttle.

Grande Abraço!!!


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Argentina - Mendoza

Mendoza, capital da Província de Mendoza na Argentina, é uma cidade pequena mas muito charmosa.
Confesso que esperava algo diferente, talvez por completa ignorância! A cidade em si, possui ares de interior com 4 praças menores: Itália, Espanha, San Martín e Chile com bancos em azulejo, jardins e fontes e uma praça maior chamada "Plaza Independencia", esta é palco de shows e eventos, além de ter uma recreação para a criançada aos domingos.
Mesmo possuindo ares de cidade do interior, é possível comer em ótimos restaurantes, se hospedar em bons hotéis e conhecer lojas de roupas e jóias mais finas.

Mendoza, como cidade turística, tem 2 objetivos principais, os turistas de aventura em busca de montanhismo, treeking, cavalgadas, rafting e andinistas (aqueles que buscam subir a Montanha do Aconcágua) e o ENOTURISMO, que foi o meu caso! Hoje, Mendoza é considerada uma das 9 grandes capitais do vinho e em seu entorno é possível visitar muitas vinícolas de renome como Zuccardi, Norton, Catena Zapata, Chandon, Terrazas, dentre tantas outras.

Não existem voos diretos do Brasil para Mendoza. O melhor caminho para quem vai de avião é fazer escala em Buenos Aires. Porém, encontrei muitos brasileiros que resolveram pegar a Ruta Nacional 7 e fazer de Mendoza uma parada prolongada entre as cidades de Buenos Aires e Santiago do Chile. Quem fez o caminho, diz que é lindo! Não posso opinar quanto a isso!

O que fazer

Como havia dito, nos arredores de Mendoza tem várias coisas para conhecer. Eu fiz dois passeios pela agência Mendoza Holidays - que aliás recomendo. A agência oferece muitos passeios de um dia, aluguel de carro com ou sem motorista, etc.. Fechar passeios às vinícolas com motorista é uma boa opção, afinal, em Mendoza ou em qualquer lugar do mundo, se beber não dirija!

Passeios feitos por mim:
Altas Montanhas e Vinhos - o passeio é bonito, várias paisagens lindas e desérticas. Porém, se fosse hoje, eu trocaria por outro passeio a uma vinícola. Deixe-me explicar: são 3 horas desde Mendoza até o destino final - Parque do Aconcágua. Tem uma parada na Puente del Inca, uma formação natural muito bonita que um dia já foi hotel, outra parada para ver o Aconcágua ao longe e uma paradinha para andar por uma trilha de 200 metros para avistar o Aconcágua um pouquinho mais de perto. Esse passeio dá direito a um almoço em uma cidadezinha bem pequena em um restaurante que deixou um pouco a desejar pela falta de limpeza e circulação de ar. Depois, 1/2 hora antes de chegar em Mendoza, uma parada em uma vinícola não tão conhecida e que também não me agradou tanto.

Dique preparado pelos Incas

Estrada com os Andes ao fundo

Praça artesanal da Puente del Inca

Puente del Inca

Aconcágua

Parque do Aconcágua com o próprio ao fundo

Experiência Zuccardi - Esse passeio vale muito a pena. O guia e também motorista, era um conhecedor das delícias de Baco! Por isso, até chegar à vinícola, o assunto girou em torno de vinhos. Das "degustações + visita ao processo de preparação do vinho" que já fiz em outros lugares, a Zuccardi foi a que mais me surpreendeu. Logo na entrada fui recebida por um guia de origem americana que falava muito bem o português e o espanhol e que me ofereceu um espumante rosé maravilhoso. A visita foi curta, porém muito instrutiva sobre as uvas e safras da Zuccardi. A degustação foi bem eclética desde os vinhos mais jovens e acessíveis ao bolso até um de rótulo mais encorpado. No mesmo espaço, tem uma loja onde se vende os vinhos e os azeites produzidos ali. Aliás, essa foi mais uma surpresa. Eu pensei que não iria provar azeites tão bons quanto aos da Itália, principalmente no novo continente, e me enganei! A Zuccardi trabalha com olivas argentinas, italianas e espanholas em terras argentinas e oferece azeites de 1ª qualidade!
O passeio inclui o almoço na "Casa do Visitante" - restaurante da Zuccardi. Sobre o restaurante falarei no tópico "onde comer" mais abaixo. 
Se quiser visitar a Zuccardi por conta própria, o site é http://www.familiazuccardi.com/

Momento da degustação



Vinhos degustados

Andar pela cidade - a cidade, apesar de pequenina, é agradável. Com vários cafés, sorveterias, praças e restaurantes.

Onde comer

Casa do Visitante da Família ZuccardiO ambiente é de decoração rústica em uma construção toda cercada de vidro em meio a um jardim lindo. Ali é possível fazer reserva para um almoço harmonizado com tipos de vinhos distintos ou um almoço a la carte. Os preços variam conforme o tipo do vinho. Se você quiser provar os vinhos mais encorpados, pergunte qual o cardápio quando contratar o passeio, ou se for por conta própria, pergunte na hora da reserva - que aliás, é necessária tanto para o almoço quanto para o jantar.

Um dos salões do Restaurante

Mesa com vista para o jardim

Vinho degustado

Azeites da Zuccardi


Mar y Monte - O restaurante tem em seu cardápio peixes do Pacífico e eu estava com vontade de comer Congrio desde minha visita ao Chile. A comida e o atendimento foram ótimos. Escolhi o Congrio com molho de camarão. O ambiente externo com luz de velas nas mesas e poucas luzes artificiais é bem aconchegante. A carta de vinhos não era muito rica, mas consegui um vinho branco bem "honesto".


Ambiente externo do Mar y Monte

Congrio com molho de camarão


Azafran - Recomendado pelo TripAdvisor e pertinho do hotel que fiquei, esse restaurante foi uma ótima escolha! Quem olha por fora, não imagina o ambiente super agradável que existe dentro. A decoração rústica toda em pátina, deixa o cliente bem a vontade. Uma exposição de azeites e doces traz água à boca. No cardápio somente vinhos em taça, porém, de qualidade. Se quiser uma garrafa, deverá ir até a adega e escolher dentre os vários rótulos que lá existem. Fui no horário de almoço, mas acredito que a noite também deva ser muito agradável. É preciso reservar.

Salão principal

Solomillo de Cerdo

Florentino Bistrô - Como fui no feriado de carnaval não consegui fazer a reserva para a noite de domingo, mas com tantas recomendações boas resolvi ir no horário de almoço mesmo. O prato escolhido foi um Ojo del bife. A carne estava muito saborosa e macia e os acompanhamentos temperados na medida certa. O ambiente é bem descontraído. 

Um dos salões

Anna Bistrô - Fui muito bem atendida pelo garçom que indicou um "Sorrentino recheado de salmão com molho cítrico", muito bem harmonizado com um Chardonnay que escolhi. O ambiente com cores quentes e velas em cada mesa, cria um clima bem intimista. Possui mesas externas também. 
Recomendo fortemente principalmente para o jantar.
É preciso reservar.

Salão principal

Salão Principal

Onde ficar

Premium Tower Suite Mendoza - Ótima localização. Em um raio de 1 km é possível ir a Praça de Itália, Independência e Espanha. Pelo menos uns 5 ótimos restaurantes estão neste diâmetro. Regularidade na limpeza, ótimo atendimento inclusive para reservar restaurantes e pedir táxi. O café da manhã não tinha muita variedade, porém,  oferecia o necessário: café, frutas, ovos mexidos, bolo, biscoitos doces, frios, sucos, leite e iogurte com cereais.
Embora o wifi fosse free, a velocidade deixou muito a desejar. 

Se algum dia eu voltar, vou tentar ficar no Cavas Wine Lodge. Desde que o vi em um programa no canal "Travel and Living" eu fiquei com ele na cabeça. Me pareceu super romântico jantar na varanda do seu quarto com a vista para o parreiral. Ah... eles aceitam reservas para o jantar para não hóspedes.

Um Grande Abraço e Saúde!!