terça-feira, 26 de junho de 2012

Peru - Machu Picchu

E chegou o grande dia!!!
Acordamos cedinho - 5 horas da manhã - e pegamos o trem que sai de Cuzco rumo a Águas Calientes. 

Machu Picchu

Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo é o vilarejo base para chegar a Machu Picchu. Muitas pessoas preferem ficar em Cuzco e visitar o Santuário. Mas cá entre nós, você sai de Cuzco cedinho, pega um micro ônibus até o Santuário (uns 30 minutos), anda aquilo tudo, encara mais 30 minutos para descer de volta a Águas Calientes e depois ainda pega o trem de volta para Cuzco??? Para mim, é muito sacrifício!

A cidadezinha é pequeninha. De atração turística só oferece a Estância de Águas Termais, Feira de Artesanato (grande por sinal) e ponto de partida para Machu Picchu. Mas é super gostosinha! Bem típica!

Praça de Águas Calientes


Existem duas formas para se chegar a Machu Picchu:
- Trem - com a companhia Perurail você pode escolher entre alguns tipos de trem. Nós fomos no Vistadome, que tem grandes janelas nas laterais e no teto oferecendo uma vista linda do caminho. Além disso, oferece cardápio típico andino, poltronas espaçosas e as vezes uma apresentação típica.
Tem também o mais caro - o Hiram Bingham - oferecendo uma experiência única com decoração privilegiada, vagão-restaurante, vagão-bar e vagão-cozinha e ônibus exclusivo ida e volta a Machu Picchu.
O mais em conta é o Expedition, não tem serviço extra algum, mas para quem a grana é contadinha, vale a pena - ninguém vai em pé!
Saindo de Cuzco, o percurso dura mais ou menos 3 horas.

Saída de Cuzco


Trem Expedition
- Trilhas - Existem 3 tipos de trilha. De 2, 4 ou 5 dias. Cada qual fazendo um percurso distinto. Para pernoitar em determinados lugares é necessário ter feito a reserva com bastante antecedência.
Nos meses de fevereiro não é possível fazer a Trilha Inca. Outras trilhas estão abertas ao público. Clique aqui para maiores informações sobre as trilhas.

Indo de Trem, a estação final é em Águas Calientes. De lá, partem micro ônibus de 15 em 15 minutos para Machu Picchu. Os ônibus partem quando atingem sua lotação ou quando não há mais niguém no ponto. A bilheteria fica em frente ao ponto de ônibus.

Machu Picchu é também conhecida como Cidade Perdida dos Incas. Depois de 5 séculos no esquecimento, foi descoberta por Hiram Bingham em 1911 e o mais legal... eu estava lá no ano do centenário!
Em 2007 foi eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

A primeira vez que fomos ao Santuário, um guia nos levou. Foi ótimo, porque ele pode nos explicar tudo! Mas você fica dependente do grupo.
Assim que você chega a sensação é expressada por perguntas... "Como eles conseguiram construir tudo isso?", "Como eles trouxeram esses blocos de pedras até aqui?" ou pelo espanto... Assim que você avista o cartão postal de Machu Picchu, o queixo cai e a frase vem... "Nem nos meus sonhos eu poderia imaginar tanta grandeza".

Logo na entrada...

A quantidade de gente

Somos tão pequenos diante da
imensidão desse lugar

Dentro de uma das casas





E a vontade de voltar foi imensa. Precisávamos curtir com calma tudo aquilo.
Como ficamos em Águas Calientes, resolvemos comprar entradas para o Santuário também para o dia seguinte.
No segundo dia, como chegamos cedo, vimos Machu Picchu ainda sob neblina. Podemos sentir o cheiro de mato molhado, ver as gotas de orvalho nas orquídeas e o melhor, só encontramos alguém, quando estávamos voltando da trilha. Que visão mágica! Todo o Santuário se descortinando diante dos nossos olhos. E aí, caminhando por uma trilha, chegamos pertinho da ponte Inca. 


Outra visão de Machu Picchu

Encontros na trilha

Ponte Inca

Flores

Desbravando a Cidade Perdida dos Incas

Voltando de Machu Picchu, fui fotografar pessoas. E em preto e branco.. ADORO!
A menininha que olhava para câmera foi a foto mais divertida, porque quando estava de longe ela me viu e perguntou se poderia ver a foto que eu havia tirado! O resultado... outra foto dela!!

Crianças na estação de trem

Grupo de músicos





Menino na escada

A menininha


Onde comer

Em Águas Calientes
Pueblo Viejo -> Restaurante com ótimo ambiente. Comida boa. Show ao vivo.
Inka Wasi -> Serve buffet ou a la carte. Comida boa. Geralmente os pratos dão para dois. O ambiente é muito gostoso também.

Em Machu Picchu
O Hotel Sanctuary Lodge tem restaurantes para o público em geral e para os hóspedes. Fica na entrada do Santuário. Um bom horário é por volta de 12h00 ou depois das 14h00. Entre esse horário fica muito cheio e você espera bastante para conseguir uma mesa.
ATENÇÃO: fecha às 15h00 no almoço.

Onde ficar

Em Águas Calientes
Hotel Inti Inn -> o Hotel é razoável. Os quartos e banheiros são limpinhos. Um café da manhã agradável. Fica longe do barulho e tem internet wireless no saguão do hotel ou um desktop para os hóspedes no segundo andar.

Em Machu Picchu
Santuary Lodge -> bem mais caro do que a maioria. Mas deve valer cada centavo. O hotel é maravilhoso. Alguns quartos ficam de frente para a montanha. Além disso, você não precisa acordar tão cedo. A caminhada da saída do Hotel até a entrada do Santuário, não deve chegar a 1 minuto.

Dicas e observações:
- Estudante paga meia entrada nas atrações. Leve a carteirinha de estudante.
- Banheiro, só tem na entrada do Santuário e lá é imenso!
- Bebidas, também só na entrada. Leve água. De manhãzinha é frio, mas durante o dia, o sol pega forte!
- Boné ou chapéu são fundamentais. Assim como um protetor solar.
- Para subir Huayna Picchu você tem que estar entre as primeiras 400 pessoas do dia. O nível de dificuldade é de médio para alto. Além disso, você deve assinar um termo de responsabilidade. Vá com sapatos adequados e evite as épocas de chuva. 
- Os melhores meses para visitar Machu Picchu são de junho a outubro quando a temperatura é amena durante o dia e friozinho a noite. Os demais meses podem ocorrer fortes chuvas.

Tenho que dizer uma coisa... Toda vez que eu olhar os carimbos de ingresso em Machu Picchu no meu passaporte, vou lembrar dos dois dias que tive o privilégio de estar neste lugar INDESCRITÍVEL!!!

Grande Abraço!!!

domingo, 24 de junho de 2012

Peru - Cuzco

Cuzco, cidade do Peru localizada a sudeste do Vale Sagrado dos Incas é um museu a céu aberto.
Seu nome, no idioma quechua (no Peru, as línguas naturais são o espanhol e o quechua), significa "Umbigo do Mundo".
O Império Inca nasceu com a fundação de Cuzco e durante este período, esta era considerada a metrópole precolombiana mais importante da América do Sul.
Hoje, Cuzco é patrimônio cultural da humanidade, título concedido pela UNESCO.

Como eu disse no post sobre Lima, fechei um pacote para conhecer algumas cidades do Peru. E a segunda cidade foi Cuzco.
O primeiro e único imprevisto da viagem, aconteceu no aeroporto de Lima indo para Cuzco. E daí, vai uma dica ... Cuzco está situada a 3.300 metros de altitude. Por ser uma cidade muito alta, pousar no aeroporto na cidade, depende das condições climáticas do dia. Como pela manhã e no final da tarde as probabilidades  de nevoeiros são maiores, prefira voar para lá entre 10h30m e 15h00m.

Chegando na cidade, descansamos um pouco. E aí você me pergunta... "Para que?" -> para se adaptar ao ar rarefeito! Pois é! Todas as horas de malhação, não adiantarão de nada! O lance não é físico! Então, para evitar enjoos e dores de cabeça, pegue leve no primeiro dia. Caminhe DEVAGAR e tome o chá de coca.
Não tome canecas e canecas de chá! Não por causa da coca, porque esta não tem nada a ver com a substância alucinógena, e sim por causa do chá mesmo! Como qualquer outro chá, é super diurético!

Quatro horinhas de descanso, estávamos prontas para conhecer a cidade.

Plaza Mayor

Ruas de Cuzco


O que fazer

Templo Qorikancha -> ou templo do sol, foi uma construção muito importante para os Incas. Aqui será possível observar como era a arquitetura Inca com suas portas em forma de trapézio, representação dos elementos importantes para os Incas, onde termina a influência Inca e onde começa a construção do Convento de São Domingos. 

Animais sagrados para os Incas: Condor, Puma e Cobra, representando
respectivamente o céu, a terra e o centro da terra

Jardim do Templo

As pedras de baixo ainda eram da
época do Império Inca, as de cima,
após a chegada dos espanhóis

Portas em forma de trapézio

Pátio Interno

Encaixe das pedras - Os Incas não usavam nada entre
as pedras para mantê-las unidas e mesmo assim, não
era possível passar nem uma agulha entre elas

Fortaleza de Saqsayhuaman -> outro sítio arqueológico inca, o local demonstra a habilidade desse povo na disposição das pedras em suas construções. O local é muito frequentado pela população nos finais de semana.

Saqsayhuaman

A maior pedra do sítio com 7m de altura

Toda a entrada que possuia
essa pedra na horizontal por cima,
significava que por ali passava um membro
da sociedade com uma "casta" superior

Quenqo -> centro cerimonial utilizado para sacrifícios de animais.

Centro Cerimonial de Quenqo

Supostamente um altar

Vale Sagrado dos Incas -> Aqui os Incas encontraram clima bom e um solo que produz o melhor milho do Peru. Quando se faz esse passeio, é possível parar em vários comércios locais para ver os diversos tipos de grãos de milho e o que se pode fazer com eles. Além disso, ao redor se formaram vários povoados como Pisac, Ollantaytambo e Chinchero.

Tipos de Milho

O que se pode fazer com cada grão

Prato típico - o "Cuy"

Pisac -> Feira livre um pouquinho afastada de Cuzco. Os habitantes do Vale Sagrado trocam aqui suas mercadorias. Para nós, turistas, uma perdição para gastar dinheiro. Muitas barraquinhas com o artesanato local, diferentes cores e cheiros e lojinhas de prata com várias pedras semi preciosas!




Assim eles fazem suas tinturas

Habitantes locais e seus costumes

Ruínas de Ollantaytambo -> Foi um complexo militar, religioso, administrativo e agrícola da região. Foi cenário de grandes conflitos entre a população local e o Inca Pachacútec.


Dizem que o rosto do Inca Pachacútec foi esculpido nessa
pedra. Veja bem no centro!

A subida

Blocos inteiros de pedra fazem parte
da composição do sítio

A descida

Habitantes

Habitantes

Chinchero -> Preparado para o turista. Na praça em frente a igreja, vários locais demonstram seus trabalhos. O que mais vale em visitar este local são as paisagens vistas no caminho. E se seu guia lhe levar no final da tarde, a luz é maravilhosa para fotos!

Paisagens ao longo do caminho


Artesanato

Artesanato

A luz quente do fim de tarde

A igreja
Voltei para o hotel com a alma lavada! Cheia de novos conhecimentos e experiências!

Onde comer

Nós pouco comemos em Cuzco. Geralmente os passeios duram todo o dia e restaurantes típicos fazem parte do tour.
Mas fiz questão de no último dia almoçar no Chicha. Do renomado chef Gastón Acuria. A comida é MARAVILHOSA. O pisco preparado no capricho e um ambiente muito gostoso. Porém, precisa reservar!! É super procurado!

Pisco e o ceviche peruano!


Onde ficar

San Agustin El Dorado Hotel -> Ótimo custo x benefício. Quartos bons, equipe solícita. café da manhã bem variado e um ambiente geral muito agradável.

Dicas:
1 - tenha sempre uma garrafinha de água. E beba! A água ajuda bastante com as mudanças de altitude!
2 - feche os passeios com guias. Eles sempre terão coisas interessantes para contar.
3 - de dia é quente, mas no finalzinho da tarde e a noite bate um friozinho danado! Leve sempre um bom casaco mesmo que deixe no carro.

Grande Abraço!!!

sábado, 2 de junho de 2012

México - Cancún

Destino preferido, por muito tempo, dos casais em lua de mel (pelo menos do Brasil)!
Também, não é para menos! Praias maravilhosas, vários hotéis montam jantares na praia, o sol, a simpatia dos mexicanos, tudo isso e mais um pouco, perpetuam os momentos vividos na cerimônia de casamento!

Infelizmente fiquei só 3 dias nesse lugar maravilhoso. E nem tudo correu como eu gostaria. Mas, para até previnir você que está lendo esse post, tenho que falar das coisas boas e "decepções". Digo isso, porque não posso dizer que foi culpa de alguém, mas falta de antecipação para combinar as coisas...

Alguns dados básicos: Cancún é uma cidade do estado de Quintana Roo localizado no nordeste da Península de Yucatán! Seus quilômetros e quilômetros de praias são de areias brancas e finas e suas águas são de um azul de tirar o fôlego! Apesar de Cancún por si só já ser uma atração, vários destinos são alcançados desde essa cidade, como Tulum, Uxmal e Chichén Itzá. Todos com sua influência Maia e pirâmides.

Onde ficar

Na Playa del Carmen existem vários resorts. Vários deles acessíveis desde a estrada, você olha a entrada e se pergunta... Será que é bom? Fica tão longe da praia! Mas acreditem, o hotel realmente fica na beira da praia! Ali é só a entrada. Depois que você passa pela segurança, ainda anda um bom pedaço para chegar no hotel! E dentro do hotel, você ainda vai andar bastante! Os resorts são de babar!

Sandos Caracol Eco Resort & SPA -> Escolhi pelo melhor custo x benefício. Tem outros bem mais caros na região! Como é All Inclusive, tem um restaurante (e somente um) que fica aberto 24h. Os outros abrem nos horários das refeições. E, lógico, dependendo do pacote do All Inclusive que escolher, você poderá fazer suas refeições em restaurantes distintos! Um dica é entrar no site e ver quais são os restaurantes. Depois fechar qual pacote quer.
Bem, o restaurante 24h, serve sanduíches, tacos, lanchinhos rápidos, bebidas (todas), batata frita, etc.. é só chegar, pegar no buffet ou pedir ao moço do balcão. As margheritas são preparadas no capricho!
A praia do Hotel é bem legal e como todo bom resort, tem várias atividades para adultos e crianças.


Você encontrará vários animais pelo Hotel!




Além disso, tem uma área de SPA e fitness bem satisfatória!



O que fazer?

Bem, foi nessa questão que aconteceram minhas "decepções" como havia dito.

Jantar na praia no final de tarde -> o Hotel oferece, porém, você tem que pedir com pelo menos 24 horas de antecedência. Como eu só tinha 3 dias, fui pedir no segundo dia e no finalzinho da tarde. Logo, não deu tempo!

Chichén Itzá -> O hotel tem um stand de turismo montado na recepção do hotel. Tenho que registrar aqui, que eu poderia conhecer nada de Cancún, mas a única coisa que eu gostaria de ter conhecido era o sítio arqueológico de Chichén Itzá! Fechei o passeio no stand do Hotel. Sonhei com o dia do passeio! O responsável iria passar no Hotel às 7:15am para me pegar. Não sei o que aconteceu! Eu estava na recepção no horário. Mas não vi ninguém me chamar e a esta hora, não havia nenhum representante da agência no stand. Como é comum esses passeios atrasarem - afinal, eles passam em vários hotéis pegando os turistas - eu esperei uns 15 minutos e fui na recepção perguntar o que havia acontecido. A resposta: passaram no hotel e não me encontraram! Você não tem noção de quanto o meu vocabulário em espanhol cresceu!
De qualquer forma, dizem que esse passeio é imperdível! Tente ir mesmo que tenha que alugar um carro!

Mergulho -> O Hotel também tem uma operadora. Grupos saem por volta das 10:00am.

XCaret -> Esse parque é muito legal e é passeio para todo o dia. Tem shows típicos, vários animais, flutuação em um rio subterrâneo, restaurantes, zonas arqueológicas e várias outras atrações.


Capela subterrânea

Show típico - Juego de Pelotas - cultura Maya

Show típico - Colonização Espanhola - momento da "imposição" do cristianismo ao povo

Show típico - cultura mexicana

Show típico - representação da colonização espanhola

Artistas do show

Artistas do show

Centro de Playa del Carmen -> Se você pedir ao taxista, ele lhe levará para o melhor ponto. Onde tem lojas, restaurantes e danceterias.

5ª Avenida - Playa del Carmen

Comer

Yaxche Maya Cuisine -> ótimo ambiente, ótimo atendimento, ótimos tacos e ótimas margheritas!


Blue Lobster -> Você escolhe na hora a lagosta que quer comer! Ambiente descontraído, ótimo atendimento, ótima comida.

Como não sossegarei enquanto não conhecer Chichén Itzá (e Tulum!), em um post futuro, contarei sobre esses lugares!!

Grande Abraço!!