sábado, 29 de junho de 2013

Itália - Pienza

Pienza é pequenina! São daquelas cidades que você entra, dá 100 passos e já saiu - logicamente guardada as devidas proporções! Seu tamanho é inversamente proporcional à sua beleza! Pienza é uma gracinha e sua arquitetura admirável. Tanto que seu centro histórico foi inscrito em 1996, patrimônio mundial da UNESCO por seus estilos renascentista e gótico.

A cidade fica no topo de uma colina com uma linda vista para os verdes campos do Val d'Orcia.

Catedral da Assunta e os mais importantes palácios de Pienza estão em torno da Praça Pio II.  
Pienza era chamada "Corsignano" e teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito Papa em 1458, nascido aqui. Papa Pio II.

Pienza
Piazza Pio II: Palazzo Piccolomini a direita,
Duomo di Pienza ao centro e
Palazzo Vescovile a esquerda

Pienza
Palazzo Comunale

Pienza
Construções em ruas paralelas à Piazza Pio II

Pienza
Ruazinhas

Pienza
Vista para o Val d'Orcia

Pienza
As muralhas da cidade
Pienza também é conhecida pelo queijo "Pecorino", que aliás, recomendo!! Uma delícia como entradinha ou petisco.

Pienza
Os vários tipos de Pecorino

Pienza faz fronteira com San Quirico D'Orcia, Montepulciano, Trequanda e outras cidades menores. Na viagem onde conheci Pienza, a ideia era fazer Montepulciano pela manhã, almoçar em Pienza e na parte da tarde, conhecer San Quirico D'Orcia. E foi o que fiz!
Se for almoçar, 4 horas são suficientes para conhecer a cidade. Se não, 2 horas já é possível ver e fotografar os principais pontos turísticos.

Indico a L'Osteria Baccus - fica na rua principal, a mesma onde está a Piazza Pio II. Não tem muitos lugares no salão principal, mas tem um outro salão mais ao fundo que estava fechado, talvez  porque já passava das 2h30 pm e após às 3h pm a maioria dos restaurantes fecha!
Fomos muito bem atendidos e a comida estava uma delícia!

L'Osteria Baccus
L'Osteria Baccus

Alla prossima città!!!
Ciao!!


sábado, 15 de junho de 2013

Itália - Lucignano

Lucignano nos remete a lugares inimagináveis. Ao contrário das outras cidadezinhas toscanas que visitei, Lucignano não tem, fora de suas muralhas, uma cidade mais nova contrastando com seu aspecto medieval.

Assim que entrei, achei que ninguém morava ali. Depois de uns 5 minutos que vi umas cinco pessoas e três delas eram turistas. Tive contato com mais uma que era a atendente do Museu e outra, na hora do almoço, a dona do restaurante. A cidade é uma graça, assim como todas as cidades em estilo medieval da Toscana. Mas de tão pequena, ½ dia é mais do que suficiente para conhecê-la. Sua particular estrutura urbanística em forma de anel, ajuda na "descoberta" da cidade, afinal, é só ir circundando até chegar no centro!!



Sua localização geográfica a 414 metros sobre o nível do mar, na Val di Chiana e entre Siena e Arezzo, a tornava estrategicamente importante e marcou a história com seu castelo medieval sendo disputado entre os territórios vizinhos.
O nome “Lucignano” deriva provavelmente de um castrum romano fundado por Licinio, transformado em Lucinianum depois da conquista por Lucio Silla no século I A.C., todavia, achados arqueológicos indicam a presença de etruscos em épocas anteriores.

O que me levou a conhecer Lucignano foi, em um documentário que vi, a curiosidade de ver pessoalmente o grande relicário em forma de árvore "Albero d’Oro" também conhecida como "Albero Dell’Amore" ou "Albero della Vita", que se tornou símbolo de Lucignano. Porém, para conhecê-lo, era preciso entrar no museu que além da árvore, também tinha uma exposição de telas, etc.. Mas eu já havia visto tantas telas desde então, que acabei por andar pela cidade e ficar na memória a imagem da árvore vista no documentário.

O que fazer

Museo Comunale – no Palazzo Comunale onde está o “Albero d’Oro”.

Lucignano
Museo e Palazzo Comunale

Chiesa di San Francesco – Essa pequena igreja construída entre 1248 e 1289 tem um charme todo especial. Não tem aquele luxo todo dos Duomos de Florença, Siena, Milão, etc.. Mas é cheia de paz.

Palazzo Comunale

Lucignano
Palazzo Comunale (esquerda) e Chiesa di San Francesco (direita)

Lucignano
Chiesa di San Francesco
Lucignano
O relógio do Palazzo Comunale

Ruas de Lucignano – como havia comentado no início do post, Lucignano é hiper tranquila e por isso, passear em suas ruas é como ser transportado a uma época nunca antes vivida!

Lucignano
Lucignano

Lucignano
Lucignano

La Rocca - Ruínas da Fortaleza dos Medici. Ainda é possível ver 3 dos portões originais e duas torres de defesa.

Lucignano
La Rocca

Lucignano
Porta S. Giovanni

Piazza del Tribunale -  local onde estão o Palazzo Comunale e a Chiesa di San Francesco. Aqui foi a sede do antigo castelo tão antes disputado.

Lucignano
Piazza del Tribunale
Chiesa della Collegiata – não consegui entrar. Mas pelo que li e vi, me parece ser outra obra de arte de Lucignano.

Onde comer

La Tavernetta - Escolhi esse restaurante porque havia uma área externa com vista para o Val di Chiana. Mas estava tão frio que resolvi ficar na parte de dentro mesmo, que também era uma gracinha.
Fui atendida pela dona que foi muito atenciosa. A massa estava fresquíssima.. o almoço foi uma delícia!

Lucignano
La Tavernetta
Fino altro post...


sábado, 8 de junho de 2013

Itália - Montepulciano

De origem etrusca, seguramente sede de assentamentos na época romana, Montepulciano deve sua evolução histórica à sua localização estratégica ao longo de estradas importantes.

Montepulciano, assim como muitas cidades medievais da Itália, possui dois eventos que se baseiam em história e tradição medievais: “Il Bravìo” e “Il Bruscello”.
Il Bravìo é uma competição entre oito contrades de Montepulciano. Vence aquela que chega primeiro na Piazza Grande, depois que dois atletas conseguem rolar um barril de 80 kg através de um percurso tortuoso da cidade.
Il Bruscello é um espetáculo de música, feito por amadores, representado na Piazza Grande no feriado de “Ferragosto” (Ferragosto é um feriado italiano comemorado em 15 de agosto onde se celebra a ascensão da Virgem Maria), onde são contadas estórias antigas, acontecimentos épicos ou cavalheirescos ou que remontam fatos de interesse da comunidade ou do território.

Montepulciano
Piazza Grande

Montepulciano é famosa em todo o mundo não só por suas lindas paisagens e monumentos, mas sem dúvida também pelo produto que leva seu nome. O vinho “Nobile” (Nobile di Montepulciano) é o primeiro vinho da Itália a levar a denominação DOCG, mas as suas qualidades eram conhecidas desde os tempos mais remotos.

No Palazzo del Capitano, na Piazza Grande, está a Enoteca del Consorzio del Vino Nobile di Montepulciano, onde é possível conhecer melhor a denominação e degustar os vinhos dos associados.

Curiosidade: na saga cinematográfica Crepúsculo, Montepulciano serviu de dublê de cenário para as cenas que se passavam em Volterra.

Montepulciano é bem pequena, passei a parte da manhã ali. Se você estiver com pouco tempo e quiser conhecer outras cidades no mesmo dia, como foi meu caso (nesse mesmo dia conheci Montepulciano, Pienza e San Quirico D'órcia), metade de um dia é suficiente. Mas se tiver mais um tempinho e estiver nos seus planos degustar os vinhos na Enoteca ou visitar vinícolas, deverá se adequar aos horários dos tours que geralmente não acontecem perto do horário de almoço.

Para conhecer

Na Enoteca del Consorzio del Vino Nobile é possível pegar um mapa da cidade e tudo fica mais fácil!

Piazza Grande - Praça principal, coração histórico e cívico de Montepulciano. Aqui estão muitas construções importantes e também foi filmado "Twilight - Lua Nova".

Na Piazza grande se encontram:
Catedral - A característica de uso de tijolos e falta de uma fachada, dá a impressão que depois da construção de tantos edifícios, a cidade ficou sem dinheiro (Cattedrale di Santa Maria Assunta).

Palazzo Nobile Tarugi - O edifício não é aberto ao público mas é um dos destaques da Piazza Grande, completamente revestido de travertino, remonta aos primeiros anos de 500.

Palazzo Comunale - aberto ao público é possível visitar suas instalações e a torre para uma vista belíssima da cidade e arredores.


Montepulciano
Catedral, Palazzo Nobile Tarugi e Palazzo Comunale


Cantine De’Ricci - Considerada nos anos 90 a mais bela cantina da Itália é realmente de impressionar. Conheci a cantina por acaso. Na via Ricci está o Palazzo Ricci, muito conhecido por sua arquitetura, e resolvi entrar no pátio. Ali, vi uma seta indicando a cantina. Você começa a descer o primeiro lance de escada e pensa que será mais um local bonitinho, mas vem o segundo lance de escada e as paredes e degraus passam a ser de pedra. Mais uns lances de escadas e você estará no subsolo de Montepulciano em uma das adegas mais interessantes que já conheci (pelo menos até agora!)
Você pode entrar pela Via Ricci ou pela Via Collazzi. É possível visitá-la de 10h30 às 19h.

Montepulciano
Entrada pela via Ricci

Montepulciano
Entre os barris do "Nobile di Montepulciano"

Montepulciano
Cava Etrusca

Montepulciano
Entrada pela Via Collazzi

Templo di San Biaggio O Tempio di San Biagio é um símbolo arquitetônico construído por Antonio da Sangallo “Il Vecchio”. Imponente Santuário com a planta Central em travertino e fachada principal ladeada por duas torres (uma incompleta) e uma perfeita cúpula. Fica fora do centro histórico de Montepulciano.
Para se ter uma vista do Templo como na foto abaixo, você deverá estacionar no Parking de S. Donato ou na Viale del Filosofi (ou ir até essa rua!).

Montepulciano
Tempio di San Biaggo
Porta della Cavina - A visita à tumba etrusca não é permitida. Para ver somente a entrada da tumba é preciso entrar na lojinha. Na entrada haverá uma explicação sobre a tumba. Se houver interesse,  a visita é rapidinha e de graça.

Montepulciano


Chiesa di San Francesco - Uma das mais antigas de Montepulciano. Na praça diante a Igreja é possível se ter uma vista linda de Val D'orcia (região de montanhas da Toscana).

Montepulciano
Chiesa di San Francesco

La Fortezza - Quando estive em Montepulciano, a fortaleza estava fechada para visitas. Somente pude caminhar pela entrada principal e ver parte de seus jardins.

Montepulciano
La Fortezza
Ruas de Montepulciano - passear nas ruazinhas de Montepulciano é uma delícia. Vale a pena andar com calma e ver seu comércio, entrar em enotecas (onde se pode degustar os vinhos de Montepulciano e alguns Brunellos de Montalcino) ou simplesmente ver a vida passar.

Montepulciano
Na frente de um sapateiro

Arquitetura e ruas

Atenção!!! Montepulciano, assim como várias cidades da Itália, possui tráfego limitado em suas zonas históricas. Aqui, o tráfego é limitado de 7h da manhã às 8h da noite. Geralmente os hotéis pedem a placa do seu veículo para avisar ao órgão responsável sobre sua entrada e saída da cidade.
Se for somente fazer uma visita de 1 dia, existem vários parques de estacionamento - siga as placas azuis com "P" (de parking!!). As zonas azuis são pagas, por isso, procure as máquinas próximas para comprar seu ticket e colocá-lo no painel do carro.

Arrivederci!!!