terça-feira, 30 de agosto de 2016
quinta-feira, 21 de julho de 2016
Brasil - Petrópolis - RJ
"Em casa de ferreiro, o espeto é de pau"!
Pois é, já escrevi posts de várias cidades, menos da minha cidade natal! Aí, como eu teria que visitar parentes e amigos em Petrópolis, resolvi levar minha máquina fotográfica e registrar alguns lugares da minha Cidade Imperial!
Infelizmente não tirei foto de todos os locais turísticos, afinal, um final de semana é muito pouco para visitar tudo com calma. Porém, o que não tiver fotos, terá link para o respectivo site ou onde você poderá buscar mais informação.
Petrópolis = Cidade de Pedro = Cidade Imperial! É isso mesmo!! IMPERIAL!!
Quando a Família Real Portuguesa fixou residência no Rio de Janeiro - capital do estado de mesmo nome - me parece que deram conta do quanto o Rio de Janeiro é quente no verão! E aí, passeando por essas terras, encontraram aqui um clima ameno com lindas montanhas! Pronto! Compraram as terras e fundaram "Petrópolis". A nomearam assim, em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
Quando eu morava em Petrópolis - morei nesta cidade até 2006 - encontrava várias vezes o Príncipe e seu cavalo, nas ruas da Cidade. Após seu falecimento, o que restou da família "Orleans e Bragança", tem uma vida mais privada.
Catedral de São Pedro de Alcântara |
De uns tempos para cá, os governantes de Petrópolis tem investido bastante no turismo e fizeram várias melhorias na cidade. A principal rua do centro de Petrópolis, foi toda modificada para passagem de cabos subterrâneos. Vários jardins plantados. Calçadas ampliadas. Investimentos em novas atrações.
Para mim, o centro da cidade é dividido pelo "Obelisco". Para um lado, as lojas e atrações atraem moradores e turistas, para o outro lado, afastam. Nesse lado que afasta, ficam lojas apinhadas de gente, construções tombadas que não foram cuidadas, pontos de ônibus, enfim, uma confusão! Mas é só sair desse lado que a história pode ser descoberta.
Quando se fala em Petrópolis, não se pode deixar de falar em Itaipava e Araras. Ambos locais de veraneio, principalmente dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. Araras então, já foi a queridinha de vários artistas da TV Globo.
Portanto, aqui neste post você encontrará dicas de onde ir, comer e ficar nos 3 lugares.
Onde ir em...
Petrópolis
Palácio Quitandinha -> O palácio foi construído em 1944. É um luxo só!! Quando foi inaugurado era para ser Cassino e Hotel. E não pouparam dinheiro para sua construção. Mármore e lustres de cristal enfeitam boa parte do edifício. Depois da proibição do jogo, o hotel pouco a pouco foi abrindo espaço para moradia. Os salões passaram a ser usados para eventos sociais (formaturas, casamentos, congressos...).
Hoje, funciona lá, o Sesc Quitandinha. Ainda pode ser visitado.
Palácio Quitandinha |
Piscina Interna |
Corredores |
Boliche do Palácio Quitandinha -> São seis pistas. O local possui mesa de sinuca também. Quem está dentro do palácio não imagina que existe esse espaço lá embaixo! Quem quiser umas horinhas de lazer, aqui é uma boa pedida!
Boliche |
Mesa de Sinuca |
Casa de Santos Dumont -> O passeio é bem divertido. Santos Dumont criou a escada que dá acesso à casa, de forma a obrigar a quem a suba, começar com o pé direito. Lá dentro você poderá ver várias de suas invenções.
Casa de Santos Dumont |
Palácio de Cristal -> patrimônio histórico, foi fundado em 1884. Já foi utilizado em locações de novelas como "Direito de Amar" em 1987. Hoje, o espaço é utilizado para exposições de arte, festas típicas como Natal e Páscoa e a "Bauernfest", a festa do colono alemão.
Relógio das Flores -> Este relógio fica em frente a Universidade Católica de Petrópolis. Se você for na Casa de Santos Dumont, poderá vê-lo a sua esquerda.
Universidade Católica de Petrópolis e Relógio das Flores |
Museu Imperial -> Residência da Família Imperial, abriga hoje o principal acervo do país no que diz respeito ao Segundo Reinado. Possui documentos, vestimentas, móveis... e as crianças amam vestir as pantufas que são obrigatórias para não riscar os caros pisos de mármore!
Em seu jardim, acontece semanalmente de quinta-feira à sábado às 8h da noite, o espetáculo "Som e Luz", contando a história da Família Imperial Brasileira sendo projetado em uma cortina de água.
Você também pode participar do "Sarau Imperial", uma dramatização participativa de como acontecia o Sarau antigamente.
Para visitar, você poderá comprar os ingressos na bilheteria do Museu, em separado ou como um combo com as 3 atrações.
Catedral de São Pedro de Alcântara -> A Catedral é linda e imponente! Mesmo não sendo católico, a visita vale para apreciar sua arquitetura, suas obras esculpidas em mármore carrara, fragmentos da época do Império, etc..
Catedral de São Pedro de Alcântara |
Casa dos sete erros -> Mais conhecida como "Casa da Ipiranga". Mas os moradores de Petrópolis a conhecem pelos sete erros - pequenas diferenças encontradas nas janelas, portas e telhados.
Na minha infância, o programa era passar diante da casa para ver se o fantasma de uma senhora aparecia em uma das janelas! Brincadeira de criança!
Construída em 1884 e a primeira a implantar luz elétrica, abriga pinturas, lustres banhados a ouro e várias curiosidades.
A casa também foi cenário para a novela "Direito de Amar".
Casa da Ipiranga |
Casa da Ipiranga |
Palácio Rio Negro -> O palácio, a princípio construído para ser casa de veraneio do Barão do Rio Negro, passou a ser a residência de verão dos Presidentes da República em 1903. Desde então, vários presidentes como: Hermes da Fonseca, Epitácio Pessoa, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, dentre vários outros, curtiram alguns momentos nessa residência.
Casa da Princesa Isabel -> Residência da Princesa Isabel e do Conde D'Eu. Além da Cia Imobiliária de Petrópolis funciona também o Antiquário da Princesa. Nem sempre está aberta a visitação. Mas vale passar em frente!
Museu de Cera -> Foi uma das surpresas de Petrópolis para mim. Foi inaugurado recentemente e está todo organizadinho! Nas estátuas foram utilizados cabelos naturais e olhos de acrílico. O tamanho delas chega muito próximo ao tamanho natural dos personagens reais.
Santos Dumont |
D. Pedro II |
Princesa Isabel |
Super Homem |
Einstein |
Gilberto Gil |
Batman e Pinguim |
Alfred Hitchcock |
Cervejaria Bohemia -> Reinaugurada em grande estilo! Fiquei impressionada com a organização, pesquisa e tecnologia empregada nesse tour. Assim que você entra, lhe dão uma pulseira com um código de barras. A partir daí, você se cadastra e todas as atividades interativas do passeio que você participar serão associadas ao seu código de barras. Ao final do passeio é possível enviar por email ou compartilhar no facebook ou twitter. O museu conta a história da cerveja, da bohemia e da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) com todas as cervejas que fazem parte do seu portfólio. O passeio continua e passa por salas das fórmulas das cervejas, ingredientes, caldeiras, degustações e ao final você pode ver a fábrica funcionando. Além das fotos que você pode montar!
Recepção |
Sala das Fórmulas |
Caldeiras - Originais |
Cerveja Confraria - A degustação |
A montagem!! |
Itaipava
Ecoturismo -> Itaipava tem muito verde, cachoeiras e trilhas. Se tiver um tempinho e quiser fugir do concreto, esse programa é uma ótima pedida.
Parque Municipal de Petrópolis -> Nesse espaço tem pistas para correr, andar de bicicleta, quadras poliesportivas, espaço para piquenique, enfim, um local para levar a criançada.
Castelo de Itaipava -> vale a visita pela arquitetura e pelo local que está cercado de verde. Aqui já aconteceram e acontecem vários eventos como o casamento da Deborah Secco e Roger, Festas de Halloween, Master Casa, etc..
Araras
Araras é bom para ficar e comer. Então, nas respectivas sessões eu falarei sobre.
Onde comer em...
Petrópolis
Churrascaria Majórica -> Desde que me entendo por gente, conheço essa churrascaria. Eles servem uma linguiça de entrada maravilhosa! Não perca a picanha especial, com batata pastel e farofa de banana (essa farofa é dos deuses!)
Empadas Brasil -> Com lojas espalhadas por várias cidades do Brasil, a loja de Petrópolis não deixa por menos. Suas empadas são maravilhosas.
Luigi -> Suas massas são caseiras. E você ainda pode comprá-las para fazer em casa.
Bar Bohemia -> Ao lado da cervejaria Bohemia, é ótimo para comer um petisco e harmonizá-lo com uma cerveja geladérrima!
Casa do Alemão -> Na entrada de Petrópolis ou na Rua 16 de março, a casa do Alemão é tradicional em Petrópolis. Não deixe de provar o pão com linguiça e o croquete.
Pizzaria Liberatta -> Tem em Petrópolis e Itaipava. O ambiente é descontraído e eles trabalham no esquema de preço fechado: rodízio + bebidas sem álcool.
Trutas do Rocio -> Fica um pouco afastado de Petrópolis, mas vale muito a pena. Suas trutas estão no trutário do terreno. O restaurante é rústico com pedras do terreno fazendo parte da decoração. A própria dona do restaurante cozinha e fiscaliza tudo. O restaurante possui poucas mesas e é super procurado. Por isso, não deixe de fazer reserva.
Bordeaux -> com 2 lojas em Petrópolis e 1 em Itaipava. O de Petrópolis fica no mesmo terreno da Casa da Ipiranga. Todo rústico, foi montado na cocheira da Casa. Tem uma ótima carta de vinhos. Bom para almoço, fim de tarde e jantar.
A loja que fica na Rua 16 de março é só para vendas de bebidas, queijos, embutidos, etc..
Duetto's Café e Bistrô -> o local é um charme só. Seja para um café, um brunch, um lanchinho ou uma refeição. Dentro do terreno do Museu Imperial, é um local muito agradável e tudo o que é servido - de tortas, bolos aos cafés - é muito bem feito.
Cachaças e geléias |
Detalhes decorativos |
Café com Nutella |
Lampião às avessas |
Salão Principal |
Itaipava - parte do circuito gastronômico de Petrópolis
Parrô do Valentim -> restaurante português super tradicional. O ambiente é uma delícia e um ótimo atendimento. Não perca o bolinho de bacalhau, o coelho ao vinho e para sobremesa, o pastel de nata!
Salão principal do Parrô do Valentim |
Locanda Della Mimosa -> restaurante italiano muito bom e muito conceituado. Se quiser comer bem, beber um ótimo vinho, um lindo ambiente romântico e não estiver muito preocupado com o valor da conta, a sua noite será um sucesso!
Farfarello -> restaurante italiano com ótimo ambiente e ótima comida. Por ser muito procurado, é bom reservar.
Nucrepe -> como o próprio nome diz, o restaurante é de crepes. Cada um mais gostoso do que o outro. O ambiente é super descontraído e nos finais de semana costuma ter shows de bandas locais. Ah... a cachaça com mel é ótima para esquentar os dias frios.
Bordeaux -> o Bordeaux de Itaipava está dentro do Shopping Itaipava. Tem um ambiente super descontraído. Muito gostoso para finalizar o dia.
Araras - parte do circuito gastronômico de Petrópolis
Pousada das Araras -> A comida é muito boa, mas o cardápio é restrito, assim como os vinhos. A pousada, e consequentemente o restaurante, ficam no meio de um vale. Nas noites de lua cheia, todo o vale se ilumina e nas noites sem lua, as estrelas pintam o céu! O restaurante é uma ótima pedida para um programa romântico.
Onde ficar em...
Petrópolis
Solar do Império -> Composto por dois casarões da época do Império, a propriedade foi tombada e restaurada. Faz parte da Associação de Roteiros de Charme. Ótimo hotel para casais, para passar a noite de núpcias ou até mesmo passar o dia da noiva (ou noivo) já que o hotel também oferece serviços de spa.
Nele também se encontra um restaurante super indicado pelo Guia 4 Rodas, o "Imperatriz Leopoldina". Fica localizado a poucos passos da Casa de Santos Dumont, da Catedral São Pedro de Alcântara, da Cervejaria Bohemia e do Museu de Cera.
Suite Barão do Rio Branco |
Hotel Solar do Império |
Hotel Solar do Império |
Pousada 14 BIS -> Com o melhor custo de todas as pousadas citadas neste post, a Pousada 14 BIS é toda decorada com a história de Santos Dumont. Possui 3 tipos de acomodação: standard, standard superior e luxo. Apesar de ficar no centro, é uma boa caminhada até os pontos turísticos principais. Além disso, não possui estacionamento para todos os hóspedes. Se isso for um ponto desfavorável, avise antecipadamente. Não é perigoso deixar na rua, porém, como é perto de um dos campus da Universidade, é difícil achar vaga durante a semana e até mesmo aos sábados.
Pousada 14 BIS - Vista da Suite 1 |
Pousada 14 BIS - Suite 1 |
Atelier Molinaro -> a pousada fica entre Petrópolis e Itaipava. Até a acomodação mais simples é ótima! Campo de futebol, salão de jogos, salão de leitura, piscina, sauna e uma área verde que é uma delícia.
Itaipava
Locanda Della Mimosa -> o custo é alto, mas compensa. Você nem precisa sair para comer muito bem, já que o restaurante da pousada é um espetáculo.
Le Siramat -> o acesso não é fácil. Se estiver chovendo, talvez seja melhor escolher outra pousada. Mas se os dias estiverem bonitos, não pense duas vezes. Cada quarto tem uma decoração única. A vista é linda de qualquer lugar da pousada.
Araras
Pousada das Araras -> Maravilhosa para um final de semana romântico. Os apartamentos que ficam no prédio principal já são lindos, os chalés então... O chalé master tem lareira, hidromassagem e pedras brutas que fazem parte da decoração. A pousada ainda oferece piscina natural, quadra poliesportiva, sauna, salão de jogos e trilhas.
A minha cidade natal é linda! A única coisa que deixa um pouco a desejar é a quantidade e qualidade de casas noturnas.
D. Pedro escolheu muito bem o local para passar suas férias :-)
Grande Abraço!!!
quinta-feira, 31 de março de 2016
Irlanda - Dublin
Dublin é a capital da Irlanda e também a maior cidade do país.
Terra de gente orgulhosa da sua "Guinness", que se põe em festa no dia do seu padroeiro - St Patrick, cidade que acolhe estudantes de várias partes do mundo, que não vende bebida alcóolica antes das 10:30 am nos estabelecimentos comerciais, terra de gente simpática, musical e festeira, terra natal do U2, de mistérios e lendas celtas... um lugar que acolhe com sua pluralidade de nações. Enfim... um lugar para conhecer um dia e antes de mais nada, sentí-lo!!!
Fui ao país rapidinho, o objetivo não era fazer turismo. Mas se tratando de mim, qualquer oportunidade de conhecer um lugar novo vira um mega evento... e lógico que eu já tinha anotado um monte de coisa que eu gostaria de conhecer... Então, vamos às dicas...
Ahhh..... Importante ressaltar... ao contrário do que muitos pensam, a moeda utilizada na Irlanda (ou República da Irlanda) é o euro. A libra, moeda utilizada em todo o Reino Unido, é também usada na Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast. Então, só para esclarecer, a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, aliás, é a única nação que não está no território da Grã-Bretanha. Já a Irlanda é um país independente e soberano.
Como se locomover
Ônibus - O transporte público é muito eficiente. No site do Dublin Bus você encontrará os horários, formas de montar seu itinerário, o valor do trecho escolhido e até um link para baixar o aplicativo. É importante ter moedas trocadas, não se pode pagar com notas e não é dado troco!!! A maioria dos trechos é 2,70 euros, mas pode ser mais caro se o trecho for maior, como é o caso do trecho "Aeroporto - centro de Dublin".
Ah... e mais uma coisa legal... todos eles possuem wifi gratuito!
Táxi - confiável, porém, caro e dependendo da hora do dia, o taxímetro vai ficar rodando e você preso no trânsito!
Carro - várias locadoras na cidade. Uma bem indicada lá é a Irish Car Rentals. Para andar na cidade, não indico devido ao trânsito e ter que procurar estacionamento. Mas se quiser passear pelo país, curtindo o seu tempo e dirigindo na mão inglesa, pode ser uma boa escolha.
Trem - os trens na Irlanda conectam as principais cidades. Para saber horários, itinerários, valores e até mesmo realizar a compra on-line acesse o site da Irish Rail.
O que fazer
Foram somente 3 dias inteiros na Irlanda. Dois deles aproveitei para conhecer Dublin e 1 dia fiz um tour de dia inteiro para Cliffs of Moher.
St. Patrick's Cathedral - A principal catedral de Dublin tem uma arquitetura magnífica, uma imponência, é cheia de história e é a igreja do santo padroeiro da cidade. A igreja é realmente muito linda. Inclusive oferece atividades interativas para as crianças.
Christ Church Cathedral - Outra catedral em Dublin, porém, esta é a mais antiga. Sua arquitetura medieval impressiona, possui em seu interior uma cripta com várias relíquias, vestimentas dos "Tudors" e um café com uma lojinha de souvenirs. Um local que não pode deixar de ser visitado.
Guinness Storehouse - A loja/museu conta com 5 andares contando a história da guinness e como uma das cervejas mais famosas do mundo é feita. Com atividades interativas e degustação no bar 360o no topo da construção, o passeio na guinness é quase uma obrigação para quem vai a Dublin.
Dublinia - Para quem quiser conhecer um pouco da história Vicking em Dublin, não pode deixar de conhecer esse museu. São 5 andares de história, vestimentas, costumes e várias atividades interativas para crianças (e alguns adultos!!!).
Cliffs of Moher - pela distância mais curta, esse ponto turístico está a 257km de Dublin.
Li muitos blogs antes de decidir como ir. Alguns dizem para ir por conta própria, dormir em Galway (cidade mais próxima) e no dia seguinte cedinho, ir visitar as Cliffs. Daria para ir de carro ou indo de trem/ônibus até Galway e de lá pegar um ônibus local para as Cliffs.
Encontrei também várias indicações de empresas de turismo que fazem excursões de 1 dia e muitas pessoas preferindo essa forma de chegar até lá. Confesso que dirigir na mão inglesa não me animou muito, além disso, as excursões de um dia, passam por vários outros lugares e assim eu poderia ter um gostinho de conhecer um pouco mais da Irlanda.
Decidimos então pelo tour com a Extreme Ireland/Irish Day Tours. Tudo foi muito bem organizado. O ônibus muito limpo, motorista muito bom e cuidadoso. Explicou muito bem todos os pontos turísticos por onde passávamos e os que ainda iríamos ver. O motorista/guia falava um pouco demais, as vezes eu queria tirar um cochilo (afinal são 12 horas de tour) mas não dava porque ele realmente não parava de falar, cantar.... Mas, pelo menos, não faltou informação! As Cliffs são realmente muito bonitas. São paisagens muito diferentes das que estamos acostumados no Brasil.
Abaixo são fotos das Cliffs e dos lugares que passamos no tour.
Foram somente 3 dias inteiros na Irlanda. Dois deles aproveitei para conhecer Dublin e 1 dia fiz um tour de dia inteiro para Cliffs of Moher.
St. Patrick's Cathedral - A principal catedral de Dublin tem uma arquitetura magnífica, uma imponência, é cheia de história e é a igreja do santo padroeiro da cidade. A igreja é realmente muito linda. Inclusive oferece atividades interativas para as crianças.
Christ Church Cathedral - Outra catedral em Dublin, porém, esta é a mais antiga. Sua arquitetura medieval impressiona, possui em seu interior uma cripta com várias relíquias, vestimentas dos "Tudors" e um café com uma lojinha de souvenirs. Um local que não pode deixar de ser visitado.
Vestimentas dos "Tudors" |
Guinness Storehouse - A loja/museu conta com 5 andares contando a história da guinness e como uma das cervejas mais famosas do mundo é feita. Com atividades interativas e degustação no bar 360o no topo da construção, o passeio na guinness é quase uma obrigação para quem vai a Dublin.
Dublinia - Para quem quiser conhecer um pouco da história Vicking em Dublin, não pode deixar de conhecer esse museu. São 5 andares de história, vestimentas, costumes e várias atividades interativas para crianças (e alguns adultos!!!).
Cliffs of Moher - pela distância mais curta, esse ponto turístico está a 257km de Dublin.
Li muitos blogs antes de decidir como ir. Alguns dizem para ir por conta própria, dormir em Galway (cidade mais próxima) e no dia seguinte cedinho, ir visitar as Cliffs. Daria para ir de carro ou indo de trem/ônibus até Galway e de lá pegar um ônibus local para as Cliffs.
Encontrei também várias indicações de empresas de turismo que fazem excursões de 1 dia e muitas pessoas preferindo essa forma de chegar até lá. Confesso que dirigir na mão inglesa não me animou muito, além disso, as excursões de um dia, passam por vários outros lugares e assim eu poderia ter um gostinho de conhecer um pouco mais da Irlanda.
Decidimos então pelo tour com a Extreme Ireland/Irish Day Tours. Tudo foi muito bem organizado. O ônibus muito limpo, motorista muito bom e cuidadoso. Explicou muito bem todos os pontos turísticos por onde passávamos e os que ainda iríamos ver. O motorista/guia falava um pouco demais, as vezes eu queria tirar um cochilo (afinal são 12 horas de tour) mas não dava porque ele realmente não parava de falar, cantar.... Mas, pelo menos, não faltou informação! As Cliffs são realmente muito bonitas. São paisagens muito diferentes das que estamos acostumados no Brasil.
Abaixo são fotos das Cliffs e dos lugares que passamos no tour.
Cliffs of Moher |
Onde comer
The Church - A comida é muito boa. Mas acho que vale mais pelo conjunto comida x ambiente, já que o local um dia foi uma igreja. Construção imponente e a noite rola mais animação.
Mykonos Taverna - Para quem estiver em Dublin, esse restaurante é uma ótima oportunidade para matar a vontade de culinária grega. Ambiente informal, ótimo atendimento, pratos bem servidos.
Il Corvo - Unimos o útil ao agradável. Em frente ao Best Western Dublin Skylon Hotel, esse italiano é aconchegante, bons vinhos em taça e em garrafa e uma comida muito gostosa!
Onde ficar
Dublin é dividida em setores (Dublin 1, Dublin 2...). Os setores ímpares ficam de um lado do rio Liffey e os setores pares, do outro lado. Quanto maior o número, mais longe do centro da cidade, porém, mais barato!!! Eu fiquei mais longe, mas com a facilidade de um ponto de ônibus a 100 metros do hotel, bons restaurantes ao entorno e próximo ao aeroporto. E vamos combinar que, o que são 20 minutos de ônibus com wifi liberado??? ;-)
Ficamos no BEST WESTERN Dublin Skylon Hotel - O quarto triplo que ficamos era muito espaçoso. A cama muito confortável. Máquina de café no quarto e amenities no banheiro. Banheiro também bem espaçoso. O bar é bem no estilo irlandês.
The Church - A comida é muito boa. Mas acho que vale mais pelo conjunto comida x ambiente, já que o local um dia foi uma igreja. Construção imponente e a noite rola mais animação.
Mykonos Taverna - Para quem estiver em Dublin, esse restaurante é uma ótima oportunidade para matar a vontade de culinária grega. Ambiente informal, ótimo atendimento, pratos bem servidos.
Il Corvo - Unimos o útil ao agradável. Em frente ao Best Western Dublin Skylon Hotel, esse italiano é aconchegante, bons vinhos em taça e em garrafa e uma comida muito gostosa!
Onde ficar
Dublin é dividida em setores (Dublin 1, Dublin 2...). Os setores ímpares ficam de um lado do rio Liffey e os setores pares, do outro lado. Quanto maior o número, mais longe do centro da cidade, porém, mais barato!!! Eu fiquei mais longe, mas com a facilidade de um ponto de ônibus a 100 metros do hotel, bons restaurantes ao entorno e próximo ao aeroporto. E vamos combinar que, o que são 20 minutos de ônibus com wifi liberado??? ;-)
Ficamos no BEST WESTERN Dublin Skylon Hotel - O quarto triplo que ficamos era muito espaçoso. A cama muito confortável. Máquina de café no quarto e amenities no banheiro. Banheiro também bem espaçoso. O bar é bem no estilo irlandês.
Bar do Hotel |
Bar do Hotel |
Da minha lista de locais para conhecer faltaram:
- o Pub The Brazen Head - dizem que é o mais antigo da cidade e possui música ao vivo todas as noites
- Glasnevin Cemitério e Museu
- O'Neills Bar & Restaurant - conjunto que reune cervejas, TVs ligadas nos canais esportivos, comida típica, música tradicional irlandesa
- Temple bar - pois é.... não fui... não deu tempo... fica para próxima vez!
- National Museum of Ireland - museu de arqueologia com vários artefatos do passado remoto da Irlanda
OK...OK.... quem sabe quando eu voltar???
Marcadores:
Cliffs of Moher,
Dublin,
Europa,
Guinness,
Ireland
Local:
Dublin, Ireland
Assinar:
Postagens (Atom)