sábado, 6 de julho de 2013

Itália - San Quirico d'Orcia

San Quirico d’Orcia faz parte da província de Siena. Sua origem é provavelmente etrusca.

O seu território de 42 km2, um dos menores da província, está a 424 metros acima do nível do mar, tem um clima ameno e ar puro. Hoje sua população gira em torno de 2.400 habitantes. A sua economia, uma vez essencialmente agrícola e artesanal, é hoje sustentada por várias indústrias de pequeno e médio porte e do turismo que garantem um bom nível de ocupação na cidade.

A importância estratégica desta cidadezinha foi aumentando ao longo do período medieval devido sua posição geográfica e sobretudo pela influência exercida pela Via Francigena que passava por aqui - A Via Francigena fazia parte do percurso de peregrinação daqueles que iriam à Roma.

Essa cidade muito pequena e muito charmosa faz parte de Val d’Orcia, assim como Pienza, Radicofani, Montalcino e Castiglione d’Orcia. Por isso foi fácil fazer Pienza e San Quirico d’Orcia no mesmo dia... é bem pertinho uma da outra. Além disso, na estradinha que liga essas duas cidades, está a Chiesa della Madonna di Vitaleta. Igrejinha solitária no meio dessa paisagem maravilhosa do vale – e que apesar de muitos a terem fotografado, eu queria ter a “minha foto”. 

Estradinha entre Pienza e San Quirico d'Orcia - SS146

Nem é necessário dizer que o vale é um marco importantíssimo tanto natural quanto artístico e cultural. Tanto o é, que desde de 2 de Julho de 2004 é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, pelo excelente estado de conservação do seu panorama influenciando muitos artistas e inclusive os diretores de novelas brasileiras – San Quirico d’Orcia foi uma das locações da novela Passione.

Passear por San Quirico d’Orcia é ter contato com obras arquitetônicas medievais, jardins do século XVI e observar os moradores mais antigos em suas casinhas simples a varrer seus quintais cheios de flores como se o tempo tivesse parado.

O que ver

Chiesa dei Santi Quirico e GiulittaPrincipal atração turística da cidade. A Igreja do século XII foi construída sobre as ruínas de outro templo. Possui elementos góticos e barrocos.

Collegiata dei Santi Quirico e Giulitta

Palazzo Chigi - ao lado da Collegiata, seus salões recentemente restaurados são usados para exposições, conferências, apresentações ou iniciativas culturais.

Horti LeoniniOs jardins foram feitos por Diomede Leoni. Em todo território Senese não existe outro jardim que possua as mesmas características.

Horti Leonini

Horti Leonini

Chiesa di San Francesco - localizada na Piazza della Libertà, o coração de San Quirico d'Orcia.

Chiesa di San Francesco

Onde comer

Eu tinha a indicação da Trattoria Al Vecchio Forno. Porém, como não almocei lá, não posso expressar opinião.
No site da cidade existem algumas indicações.
Mas, às vezes, o legal é olhar e se gostar, entrar!!! 

Buon Giro!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário