domingo, 1 de setembro de 2013

Espanha - Toledo

Separei um dia que estaria em Madri, para fazer um bate e volta em Toledo. De trem, o percurso leva 33 minutos e se você for bem cedinho e voltar no último trem, dá para andar pela cidade, almoçar com calma, tirar muitas fotos, fazer comprinhas e visitar uma ou duas atrações. 
Se um dia é suficiente??? Se não tiver tempo, sim. Se puder curtir mais um pouquinho, acredito que pernoitar na cidade para vê-la a noite, toda iluminada, deve ser um espetáculo a parte!

Toledo me surpreendeu. Desde a bela estação de trem com sua arquitetura moura, passando pela cordialidade das pessoas, limpeza da cidade e monumentos históricos. 

Estação de Trem de Toledo
Estação de trem de Toledo

A cidade tornou-se capital visigótica em 554 a.C. e foi destaque nos oito séculos seguintes. Teve judeus, mulçulmanos e cristãos trabalhando lado a lado.

Em 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.

Ficou famosa por sua produção de aço, especialmente espadas. A cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Em cada esquina você encontrará uma loja com réplicas de espadas, armaduras, jóias, adagas, etc.. 
Essa cidade é um paraíso para os amantes da época medieval.

Como chegar

Como disse, saí de Madri. Não saí no primeiro trem, porque as lojas só abrem entre 9 e 10 horas da manhã em Toledo. Então, não precisa levantar tão cedo.
O ticket de trem, você pode comprar direto no site da Renfe.
Quando sair da estação, haverá ônibus e táxis que lhe deixam no centro histórico. Se estiver sozinho, o ônibus compensa. Se estiver em um grupo, pegar um táxi e dividir, sai o mesmo preço. Se tiver disposição, em 10 minutos a pé, chega-se ao centro histórico pela "Puerta de Bisagra".
Ah.. na própria estação de trem, tem um posto de informação turística com mapas. Pegue o seu em várias línguas!

O que fazer e ver

Academia de infanteria - Além de centro de formação do exército, abriga também um museu com salas que apresentam uniformes, bandeiras, armas, etc.. e ainda uma exposição externa com carros de combate. Horários de visita, você encontra no site.

Academia de infanteria
Academia de infanteria
Castillo de San Servando - O castelo medieval que abrigou um monastério em 1088, hoje funciona como albergue e residência estudantil. Clique aqui para acessar o site do Albergue.

Castillo de San Servando
Castillo de San Servando
Plaza del Ayuntamiento e Catedral de Toledo - A catedral de Toledo pode ser vista da praça da prefeitura. A primeira pedra utilizada na sua construção foi colocada em 1226 sobre uma mesquita mulçumana. Seu término aconteceu somente em 1493.

Catedral de Toledo
Catedral de Toledo

Plaza del Ayuntamiento
Plaza del Ayuntamiento

Exposição dos Templários - Toledo abriga uma exposição permanente dos templários. Lá será possível entender como funcionava sua organização, sua história, roupas, armas, etc.. Vale a pena a visita. 
PS: Quando eu fui, cartazes estavam espalhados pela cidade indicando onde era a Exposição. Porém, você poderá perguntar no centro de informações na estação de trem. A pessoa que lhe atender, marca no mapa o local exato.

A organização templária e o mapa antigo
A organização templária e o mapa antigo

Exposição Templária
Entrada do museu e vestimentas

Puente de Alcantara - cartão postal de Toledo. Por essa ponte, pessoas e mercadorias passavam pelo controle de acesso à cidade.

Puente de Alcantara
Puente de Alcantara

Puerta de Bisagra - de origem mulçumana foi reconstruída no século XVI.

Puerta de Bisagra
Lado interno e lado externo da Puerta de Bisagra

Puerta del Sol - Um dos portões para a cidade. Foi construída no século XIV. Exemplo de arquitetura mudéjar.

Puerta del Sol
Puerta del Sol

Onde comer

Para qualquer restaurante que olhar, você encontrará "perdiz cozida" no cardápio. Esse é o forte de Toledo, assim como assados de carne e cordeiro. O gosto da carne de perdiz é forte, então, se está acostumado com a carne de vaca, talvez estranhe - ou goste!!!
Existem restaurantes para todos os bolsos, por isso, indico que, enquanto estiver passeando, comece a mapear os que mais lhe agradaram e volte depois. Eu fui no Restaurante Casa Aurelio, pertinho da Plaza del Ayuntamiento. O preço é razoável, o ambiente é agradável. Porém, não tem muita coisa no cardápio. Se não quiser comer perdiz, suas opções serão limitadas. 

Un Gran Abrazo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário