sábado, 19 de setembro de 2015

França - Paris

Paris foi me conquistando aos poucos. Não foi paixão a primeira vista como acontecem com muitos e explico...
Primeiro, quase desistimos de ir para a cidade devido às várias notícias sobre roubos e atentados que estavam enchendo os jornais e redes sociais na época (Julho/2015). Como já estava tudo pago e nosso voo para o Brasil partiria de lá, resolvemos ir. 
Chegamos em Paris pela estação central de trem. Apesar da imponência no local - a estação tem uma arquitetura muito bonita e é imensa - o que me marcou foi o mal cheiro do piso inferior, onde ficam as locadoras de carro, e a falta de paciência de poucas pessoas que trabalhavam na estação com aqueles que não falavam sua língua - e olha que eu segui toda a cartilha de falar "bonjour", "s'il vous plaît" e outras palavras básicas antes de seguir falando o inglês!

Fomos para o hotel. Estava determinada a conhecer aquela Paris que todos amam e por isso resolvemos conhecer o principal cartão postal da cidade e assitir o pôr-do-sol.
Para metade da família, o coração começou a se abrir naquele momento...

Tivemos 3,5 dias e 3 noites em Paris. Pouco? Sim. Vários pontos turísticos conheci pelo lado de fora. Gostaria de ter passado horas dentro do Louvre, ter sentado ao entardecer às margens do Rio Sena, ter subido na Torre Eiffel e passeado sem pressa em Montmartre. Mas tudo bem... pelo menos senti um pouco da alma parisiense e de muitos imigrantes que vivem lá!

O que fizemos

Torre Eiffel - Não conseguimos subir porque não achei ingressos para as datas que estaríamos lá - e olha que entrei no site com 1 mês de antecedência! Assim, fomos ao entardecer para vermos o pôr-do-sol, que em julho aconteceu às 9:00pm!! 
O gramado estava cheio de gente, mal dava para achar um espacinho para sentar. Ambulantes vendiam vinho, cerveja, água e espumantes. Pensei que só ver aquela imensa construção sob o céu multicolorido de um entardecer fosse o ápice, mas não... às 10:00pm ela se acendeu e depois começou a piscar, dando um espetáculo para aquelas pessoas que ali estavam...

Catia Miranda
Torre Eiffel

Catia Miranda
Torre Eiffel

Catia Miranda
Torre Eiffel

Arco do Triunfo - Comprei os tickets com antecedência através da Conexão Paris. Aqui, o ticket dava direito a furar a fila. 
Subir as escadas cansa, mas a vista compensa! 

Catia Miranda
Arco do Triunfo

Catia Miranda
Torre Eiffel vista do topo do Arco do Triunfo

Louvre - Não tive tempo suficiente em Paris para conhecer o museu. O ingresso não é barato para passar somente umas duas horas. Assim, resolvi conhecê-lo somente por fora.

Catia Miranda
Parte de baixo da pirâmide do Louvre

Catia Miranda
Louvre

Catia Miranda
Louvre

Museu D´Orsay - Possui obras de Picasso, Miró... Uma pegada mais moderna! Também não entrei. Mas foi muito indicado por vários viajantes!


Catia Miranda
Museu D'Orsay

Catia Miranda
Museu D'Orsay

Montparnasse Tower - Alguns dizem que é a vista mais bonita de Paris. Não posso afirmar que é a MAIS BONITA, mas que vale a pena... vale. No topo da torre tem um bar que serve bebidas. Assim, é possível assistir ao pôr-do-sol enquanto bebe uma taça de espumante!!!
A Montparnasse Tower possui um restaurante muito requisitado, o "Ciel de Paris" (é necessário reservar) e um bar "360 Café", dizem que é o bar panorâmico mais alto da Europa.

Notre-Dame - também comprei os ingressos pela Conexão Paris. Esse ingresso não dá direito a furar a fila, mas evita pegar a imensa fila que se forma para a bilheteria!! 
A entrada para subir no topo é diferente da entrada para entrar na Catedral. 
Preparem as pernas... são 400 e poucos degraus, mas a vista é deslumbrante!!!

Catia Miranda
Notre-Dame

Catia Miranda
Notre-Dame

Catia Miranda
Torre Eiffel vista do topo da Notre-Dame

Catia Miranda
Notre-Dame

Catia Miranda
Fila para a Notre-Dame

Rio Sena - Por ele passam mini cruzeiros e barcos restaurantes. Sentar às margens do Rio ao entardecer deve ser uma delícia. Infelizmente só fiquei uns 5 minutinhos!

Catia Miranda
Rio Sena

Catia Miranda
Rio Sena

Catia Miranda
Cruzeiro no Rio Sena

Versailles - O palácio foi um dos mais ricos em detalhes que já vi! É imenso e muito bem decorado. Sua arquitetura é de babar. Do lado de fora seus imensos e cuidados jardins demonstram o poder que o rei Luís XIV (o rei sol) tinha na época. 
Os portões se abrem às 9:00am, porém, filas começam a se formar a partir das 8:30am. 
Os ingressos para visitar o palácio e os jardins são distintos. É possível comprar os ingressos para o jardim no próprio dia. 
Para os que não gostam muito de andar, o local conta com carrinhos elétricos para alugar para visitar o jardim.


Catia Miranda
Versailles

Catia Miranda
Versailles

Catia Miranda
Jardins

Catia Miranda
Versailles

Catia Miranda
Jardins

Catia Miranda
Exposição nos jardins de Versailles

Onde comer

Ristorante Di Como - Descobrimos o Restaurante Di Como por acaso. Fomos muito bem recebidos pelo chef que nos ofereceu uma entrada por conta da casa e um maravilhoso limoncello ao final. Tivemos um almoço tão agradável que resolvemos voltar para o jantar. O atendimento e a comida foram excelentes como no almoço. 
Só houve uma decepção no jantar que talvez tenha sido falha de comunicação entre quem anotou o pedido e quem fechou nossa conta (Aliás, prefiro acreditar que tenha sido isso!). Tomamos um Rosso de Montalcino 2012 e pagamos por um Brunello de Montalcino 2006. Só reparei o equívoco na conta quando já havíamos ido embora. Por mais que tenha sido excelente, acho que vale a pena sempre conferir a conta. Afinal, todos somos passíveis de falhar em nossas comunicações!!!

Catia Miranda
A melhor panna cotta que já comi

Montreux Jazz Cafe - É o restaurante que mais chama atenção na estação de trem de Paris. Pedimos uma massa para não ter muito erro. Porém, não estava muito bom. Deu para matar a fome. A moça que nos atendeu foi bem simpática.

Onde ficar

Elysees Opera Hotel - Hotel em Paris é muito caro. O Elysees Opera Hotel é um ótimo custo x benefício. Perto de 3 estações de metrô, facilita muito a locomoção. Fica em uma rua tranquila a poucos metros da casa de show "Moulin Rouge". O banheiro com o sanitário é separado do banheiro com a banheira. Ambos e o quarto são pequenos mas nada impossível de se locomover. Limpeza diária e eficiente. Café da manhã bem básico e funcionários simpáticos. 
Não possui onde estacionar para descarregar as malas e você acaba parando em fila dupla.


Algumas facilidades:
- Comprei tickets para as atrações pela Conexão Paris. Os tickets chegaram pelo correio em uma semana e pude pagar via Pay Pal. Recomendo por evitar algumas filas.
- Chegamos de trem. O trecho Berna (Suíça) - Paris em um TGV, leva 4 horas. Não encontrei voo direto.
- O passeio para Versailles e o transfer para o aeroporto foram fechados com a "França entre amigos". Eles são nota 10! Falam português, super pontuais e educados. Recomendo!
- O trânsito em Paris é terrível. Nos locomovemos super bem através do metrô. Para saber qual tipo de ticket comprar, dê uma olhada nesse post no site da Conexão Paris.

Enfim.... Paris é Paris... Cidade grande, super procurada por turistas de todo o mundo. Amoleceu meu coração ao final da viagem? Sim. Gostaria de conhecê-la em outra época com mais calma. Não voltaria no mês de julho, mas na época tínhamos que coordenar a viagem com as férias escolares. Outra coisa que pega nesse mês é a temperatura que gira em torno dos 38ºC. 

Au Revoir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário