domingo, 19 de outubro de 2014

Alemanha - Potsdam

A Europa me foi apresentada em 2008 através da linda cidade de Potsdam e tive a oportunidade de voltar em 2014. Só que da última vez, passeando pelo centro da cidade!

Potsdam foi residência dos reis da Prússia; local das negociações entre Stalin, Churchill e Truman; residência de vários homens que faziam parte do serviço secreto; cidade de lindos jardins e parques; e tantas histórias... e além disso, fica a 30 minutos de Berlim (de carro ou 45 minutos de trem)!

Em 2008 fui fazer um curso e fiquei hospedada no "Seminaris Seehotel Potsdam". Como o curso começava somente na segunda-feira, aproveitei o domingo para conhecer um pouquinho da cidade, mesmo não falando uma palavra de alemão!

Como sempre faço, perguntei para a recepcionista o que eu conseguiria fazer em 1 dia. Ela me indicou fazer o SightSeeing pela "Alter Fritz". Que aliás, valeu muito a pena!

Vamos por partes...

Onde ficar

Seminaris Seehotel Potsdam - O hotel fica a beira de um lago lindo! Pena que estava muito frio e não pude aproveitar muito. Só o que consegui foi caminhar um pouquinho por um pequeno trecho em volta do lago. Mas foi suficiente para imaginar o que seria aquilo em tempos mais quentinhos!
Seus quartos são agradáveis e bem decorados. Tem salão de jogos com mesa de sinuca, dardo e totó (pimbolim para alguns!). Possui também um bar muito agradável onde me surpreendi com uma caipirinha no menu e não resisti, experimentei. Não foi igual a nossa.. afinal, caipirinha tem que ser de cachaça!! Mas valeu! Senti o gostinho do Brasil! Conclusão: o hotel é muito bom!


Tour em 2008:
Como estava contando, não sabia falar uma palavra de alemão (agora sei umas cinco!). Sabendo disso, comprei um dicionário inglês x alemão antes de sair do Brasil e foi o que me salvou. Para chegar na estação de trem de Potsdam - de onde saía o tour - tive que chamar um táxi. Tranquila que todos até então falavam inglês, mandei um "Good Morning" para o motorista. Ele respondeu "Good Morning". Aí pensei.. "Beleza, agora é pedir para me levar para a estação de trem". Aí disse: "To the train station, please".. (Olha... ainda bem que eu levei o dicionário!) O Sr virou para mim e disse "only Good Morning". A partir daí, apontei para a palavra em alemão e para o folder do passeio e foi assim que fui parar no local certo! 
Não sei porque as pessoas não se comunicam por sinais, dá muito mais certo!!!

O tour foi pela Alter Fritz. O legal é que você pode escolher alemão, inglês, italiano ou espanhol dentre as línguas faladas ao fone colocado em cada poltrona. Além disso, tem o guia falando inglês.
Foram umas 4 horas de tour! Recomendo!

Ônibus do Tour (foto 2008)

Em 2014 voltei em Potsdam - como disse acima. Porém, dessa vez, fiz um bate e volta de Berlim. Comprei um ticket de trem/metrô que vale por 24 horas. Preste atenção nas áreas cobertas pelo ticket. Para chegar a Potsdam, o ticket tem que valer também para a zona C.

Refiz o tour com o meu marido. Mas no palácio de Sansoucci, deixamos o grupo e em 10 minutos a pé, estávamos no centrinho da cidade.

O que ver

Com o tour guiado fiz:

Palácio Cecilienhof - Residência de Guilherme da Prússia e sua esposa Cecília, aqui se deu o encontro da Conferência de Potsdam entre 17 de Julho e 2 de Agosto de 1945. Churchill e Truman fizeram a declaração de Potsdam onde foi definido o fim da rendição japonesa, enquanto era preparada a ordem de ataque atômico contra Hiroshima e Nagasaki.

Catia Miranda
Jardins (foto 2014)

Catia Miranda
Jardins (foto 2014)

Zona Proibida - bairro ocupado pela KGB.



Catia Miranda
Casas dentro da Zona Proibida (foto 2008)

Arquitetura Russa


Catia Miranda
Arquitetura Russa - umas das primeiras construções (foto 2008)

Palácio Sanssouci - Erguido em 1745 foi residência de verão de Frederico II.


Catia Miranda
Palácio de Sanssouci (foto 2008)

Olha o túmulo dele aí... (foto 2008)
Catia Miranda
Palácio Sanssouci (foto 2014)

Catia Miranda
Palácio Sanssouci (foto 2014)
Novo Palácio de Potsdam - também conhecido como o Antigo Palácio dos Reis da Prússia

Catia Miranda
Antigo Palácio dos Reis da Prússia (foto 2008)

Como eu já tinha feito o tour em 2008, optamos por conhecer com calma outros lugares da cidade. Deixamos o grupo ainda no Palácio Sanssouci.

Passamos pelo Portão de Brandenburger

Catia Miranda
Portão de Brandenburger
Atrás do Portão estão os Bairros Holandês e Francês. Ambos ótimos para restaurantes, comidinhas rápidas, sorvetes, cervejinha alemã e comprinhas.

Onde comer

Jérô - Passeando pelo bairro francês, vimos esse restaurante com algumas mesas na calçada e somente 5 mesas internas. Vários vinhos nas prateleiras e uma recepção muito simpática que nos fez ficar. O ambiente é tranquilo e a comida deliciosa. Indico o pato.

Catia Miranda
O pato

Catia Miranda
Ambiente interno

Auf Wiedersehen!!!

Um comentário:

  1. Esse lugares com casinhas bonitinhas e jardins fofos me encantam! Parece cenario de filme! Alias, dizem que a Alemanha inteira parece cenario de filme. ;)

    ResponderExcluir