terça-feira, 7 de outubro de 2014

República Tcheca - Praga

O que falar de Praga? Acho que antes de ir, não li ou ouvi nada que a descrevesse da maneira que essa cidade se apresentou para mim.
Acho também que todos os adjetivos que posso enumerar, não serão suficientes ou refletirão o que alguém vivencia quando está lá. Mesmo assim vou tentar. Para mim, Praga é: multi-cultural, música de todos os tipos em todos os cantos, boa cerveja, gente alegre e educada, um povo que soube reinvidicar sua liberdade no momento certo, gente que mesmo não tendo uma língua em comum tenta se comunicar com você, uma cidade que respira arte, inspira segurança, cheia de história, cativante, romântica, vários estilos de arquitetura, monumentos mil, liberdade de expressão sem repressão... Enfim, Praga é um lugar que quero voltar, principalmente porque a tonta que lhes escreve só reservou 2 dias para a cidade :-(

Catia Miranda
Ponte Carlos com Castelo de Praga ao fundo acima
Alguns dados sobre Praga:
-  Resquícios encontrados atestam a presença de povos agrícolas entre os anos 5000 e 2700 a.C.
- Os Celtas passaram pela cidade nos séculos IV e III a.C., porém, notícias de um assentamento permanente, somente no século IX.
- Dificilmente você encontrará uma pessoa mais velha que fale inglês além do tcheco. Por terem sido dominados por vários anos pela Rússia, essa faixa etária foi obrigada a aprender o russo (mesmo que muito a contra gosto). Os mais jovens já falam o inglês.
- A língua tcheca é dificílima e foi formada assim de propósito para que os vários povos invasores não a compreendessem.
- Apesar de fazer parte da União Européia, a República Tcheca - e consequentemente Praga - não usa o euro como moeda oficial. Sua moeda é a coroa tcheca.
- O transporte público é ótimo e cobre boa parte da cidade.

Como eu descobri as coisas aí em cima? Com um guia!! Aliás, contratar um guia é tudo de bom para quem tem pouco tempo e quer entender mais a fundo a história da cidade ou ter dicas mais certeiras de pessoas locais.
Eu me encaixava no "pouco tempo" e "querer conhecer os pontos turísticos principais de forma eficaz", além disso, queria um guia que falasse português. Por isso, procurei e encontrei o Lukas do "Visita Praga". Entrei em contato com ele 2 meses antes da minha viagem. Trocamos várias mensagens e todas as vezes ele foi super prestativo, inclusive para me indicar uma guia em Berlim (cidade que também faria parte dessa viagem). Infelizmente ele teve um problema particular e não pode nos guiar. Mas não nos deixou na mão. Já tinha contactado outro guia (o Sérgio) e foi tudo perfeito. Indico o Lukas e o Sérgio de olhos fechados!!

Catia Miranda
Eu e Sérgio no Castelo de Praga
Chegamos em Praga e o transfer agendado pelo Lukas, já nos esperava.
Como só tínhamos 2 dias em Praga (se arrependimento matasse eu já estaria a 7 palmos abaixo da terra. Poderia ter ficado uns 5 dias tranquilamente) fechamos dois passeios guiados e o primeiro já foi para o mesmo dia da nossa chegada. Almoçamos e o Sérgio estava pontualmente às 14:00h no saguão do hotel nos esperando.

Usamos táxi somente uma vez, todos os outros passeios e saídas fizemos a pé ou de tram.
Andar é a melhor forma de sentir a "vibe" dessa cidade maravilhosa.

O que fazer

Praça Venceslau - Coração da parte nova da cidade, esta praça é o ponto principal de Praga. Aqui ocorreram protestos emblemáticos. Citando dois: "Primavera de Praga" em 1968 - protesto contra o regime comunista e "Revolução de Veludo" em 1989 - outro protesto contra o comunismo, porém, dessa última fez, os tchecos conseguiram derrubar o regime.

Catia Miranda
Praça Venceslau

Estátua de São Venceslau - esta obra de arte em homenagem ao rei que virou santo, está pendurada no Palácio Lacerna, na própria praça Venceslau.
O próprio palácio é um ponto turístico com sua arquitetura e seu famoso café.

Catia Miranda
Estátua de São Venceslau
Grand Hotel Europa - vale admirar a arquitetura desse famoso hotel que também está na praça Venceslau.

Catia Miranda
Grand Hotel Europa

Teatro de Mozart ou Estates Theatre - Mozart era austríaco mas foi em Praga que suas obras foram compreendidas e ele se apaixonou pela cidade. Nesse teatro ele encenou uma das suas mais famosas obras: "Don Giovanni".

Catia Miranda
Teatro de Mozart e "Commendatore" obra de Anna Chromy

Casa Municipal - Representação do estilo art nouveau, esse palácio foi testemunha de acontecimentos históricos como a "declaração de independência da Boêmia, do Império Austro-Húngaro (1918)" e "Encontro do futuro presidente democrático com os representantes do regime comunista (1989)".
Aqui funciona um restaurante e uma casa de espetáculos.

Catia Miranda
Casa Municipal

Relógio Astronômico e entorno - No caminho para o relógio astronômico, cada passo é um show ao ar livre. Artistas de rua, músicos clássicos, músicos tocando gaita de fole e a própria mistura de vários povos.
O relógio foi construído na parede sul da prefeitura municipal da cidade velha e seu objetivo era mostrar o estado atual do Universo. O azul claro representa a Terra. O azul escuro, a lua. A cor laranja, o sol. Praga está ao centro com o círculo zodiacal. As letras em ouro no anel maior representam o tempo antigo theco.
A cada hora certa (hora cheia), uma caveira toca um sino e esculturas dos doze apóstolos + Jesus Cristo, desfilam nas duas janelinhas da torre.

Catia Miranda
Artistas de rua

Catia Miranda
Relógio Astronômico

Catia Miranda
Relógio Astronômico

Catia Miranda
Relógio Astronômico

Catia Miranda
Relógio Astronômico
Bairro Judeu - Os judeus, discriminados durante o regime comunista, eram obrigados a permanecer em um bairro separado do restante da população. Lá existem 6 sinagogas, um cemitério judeu, amostras da arquitetura judia, dentre elas, a prefeitura.

Curiosidade: Por incrível que pareça, grande parte da conservação do bairro se deve a Adolf Hitler, que, com a intenção de construir um "museu da raça extinta", resolveu juntar nessa localidade vários objetos retirados dos países ocupados pelo regime. Hoje, esse bairro, pode apresentar sua história com uma incrível riqueza de detalhes.

Catia Miranda
A partir dos quadrados inicia-se o bairro judeu

Catia Miranda
Estátua em homenagem a Kafka

Catia Miranda
Uma das sinagogas e o cemitério judeu

Parque Kampa - pertinho da Ponte Carlos, esse parque é paralelo ao rio Vlatva. Super gostoso para uma caminhada ou até mesmo para sentar nos seus jardins ou nos inúmeros banquinhos.
No parque estão expostos 3 bebês gigantes, esculturas de David Cerny. Sua ideia era protestar contra o comunismo, alegando que os jovens cresceriam sem uma identidade definida por causa do regime.


Catia Miranda
Parque Kampa e um dos bebês gigantes
Arte espalhadada pela cidade

Catia Miranda
Monumento às vítimas do comunismo que iam se perdendo ao longo de suas vidas

Catia Miranda
Muro de John Lennon - já teve grafites dos gêmeos
Catia Miranda
Casa dançante - considerada a construção mais controversa de Praga

Castelo de Praga - ocupando uma área superior a 72.500 m² é considerado o maior Castelo do mundo pelo Guinness Book. Hoje funciona como residência presidencial.
O local é lindo. Dentro das muralhas existem igrejas, uma catedral, casas antigas junto à muralha mostrando o estilo de vida de anos e anos atrás, um museu de armaduras e armas medievais, fontes, jardins e restaurantes.


Catia Miranda
A entrada para o Castelo com a guarda oficial

Catia Miranda
Ruas medievais e casas da época

Catia Miranda
A entrada principal com seus titãs

Catia Miranda
Museu de armaduras e armas medievais
Dentro do Castelo de Praga, a Catedral de São Vito é um marco gótico de Praga e grande símbolo nacional, sua construção iniciou-se em 1344 refletindo o espírito de Carlos IV que tinha o plano de tranformar Praga em capital digna do Sacro Império Romano.

Catia Miranda
A faixada principal da Catedral

Catia Miranda
Algumas de suas várias gárgulas

Catia Miranda
Vitral interno

Catia Miranda
A saída

Palácio de Wallenstein - o palácio mais luxuoso do bairro Malá Strana foi construído para demonstrar a ambição do general Wallenstein. Como não poderia viver no Castelo de Praga, ele o mandou construir muito imponente e aos pés do Castelo principal da cidade.
Hoje é sede do senado tcheco.

Catia Miranda
Palácio de Wallenstein

Ponte Carlos - é a mais longa ponte medieval da Europa com 516m de comprimento. Por ela passava o desfile real da coroação que vinha do palácio real e terminava na catedral.
A ponte é local de encontro e de apresentação de vários artistas e músicos.
A melhor maneira de se ter uma visão de toda a ponte e de boa parte da cidade é subindo os inúmeros degraus de uma das torres (primeira foto desse post).

Catia Miranda
Um dos grupos de músicos na Ponte Carlos

Catia Miranda
Uma das torres para a ponte Carlos

Rudolfinum - construção neorrenascentista é galeria de arte e também local de concertos. É a sede da orquestra Filarmônica Tcheca.

Catia Miranda
Rudolfinum

Onde comer

Restaurante Costa Praga - Esse restaurante é um dos 2 restaurantes do Hotel NH Praga. No almoço serve a la carte. O cardápio não é grande, porém, os poucos pratos que tem são muito bons. O atendimento é cordial. Acredito que para quem está hospedado no hotel, esse restaurante seja uma ótima opção se não quiser sair ou estiver com pressa.

Catia Miranda
Restaurante Costa Praga

U Mateje Kotrby - bem típico com uma decoração predominantemente em madeira, esse restaurante é ótimo para quem quiser um prato bem feito e um chopp muito bom! Ambiente bom para famílias, grupos de amigos e casais que não estejam buscando um local romântico.

Catia Miranda
Salão principal do U Mateje Kotrby e uma das cervejas tchecas

Malostranska Beseda - Na praça Malostranské, pertinho da ponte Carlos, esse restaurante oferece um bom cardápio com uma ótima cerveja (Urquell) e um ótimo custo x benefício. Comi um coelho que estava desmanchando na boca.

Catia Miranda
Malostranska Beseda

Kampa Park - O Kampa Park tem várias coisas boas: a vista para ponte Carlos, à beira do Rio Vlatva, um atendimento impecável, uma rica carta de vinhos e comida muito saborosa. Todo o restaurante é muito bonito, mas jantar nas mesas externas é tudo de bom (para isso, não esqueça de mencionar o seu desejo por esse local). Importante reservar.

Catia Miranda
Vista do Restaurante Kampa Park

Onde ficar

NH Praga - Não é o melhor da cadeia NH, mas é um bom hotel. Não decepciona. O café da manhã é farto. Possui 2 restaurantes e 2 bares. Não é perto do centro histórico, mas em uma caminhada de 10 minutos é possível alcançar uma das paradas do tram, que por mais 15 à 20 minutos se chega ao centro.

Dica 1: faça umas continhas e já compre os tickets de tram que for usar. Nem todas as paradas tem locais próximos que vendem ticket para os transportes públicos.
Dica 2: Tenha algumas coroas tchecas. Comprinhas pequenas (como os tickets dos trams), táxi e lojas menores, não aceitam euro.

Grande Abraço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário