quarta-feira, 1 de maio de 2013

Argentina - Bariloche

Bariloche, ou mais precisamente San Carlos de Bariloche, pertence à Província de Río Negro. Faz fronteira com o Chile e fica juntinho da Cordilheira dos Andes.

Quem já foi em outras épocas, diz que Bariloche é linda sempre. Eu só posso falar do inverno.

Esta linda cidade foi uma grande surpresa para mim! E por isso voltarei o mais breve possível para ver as mesmas coisas e ficar no mesmo hotel.

Como chegar?
Avião -> o aeroporto recebe jatos, voos domésticos e internacionais;
Barco -> é possível realizar cruzeiros através dos lagos;
Carro -> desde o sul de Buenos Aires são 1.638 km. Vindo pelo Chile são 544 km desde a cidade chilena de Osomo utilizando a RN 40.

Eu fui de avião mesmo. São Paulo -> Buenos Aires -> Bariloche.

Pousada
Los Juncos -> Esta pousada é de charme! São 5 suítes e acho que por isso, a atenção dada aos hóspedes é tão especial.
A recepção da dona da pousada foi minha primeira surpresa e seus donos me surpreenderam do primeiro ao último dia.
A dona da pousada cuidou do aluguel do carro; deu dicas dos melhores lugares para visitar; preparou uma cesta de piquenique com pães e frios deliciosos; e ainda chamou uma chef de cozinha para fazer um fondue de queijo na própria pousada (aliás, o melhor fondue que comi na vida!).
O dono, e irmão da dona, é um chef de primeira e oferece 2 opções todos os dias para o jantar. Se quiser jantar na pousada, é só escolher a hora que seu jantar será servido pontualmente.

Um momento para não esquecer... Em uma determinada noite, a dona da pousada, reuniu todos os hóspedes na sala e fizemos uma noite de tapas - feitas pelo dono - e caipirinhas de lima e de limão feitas por mim! E para adocicar a noite, preparei uma sobremesa de sorvete, vodka e leite condensado que agora faz parte do cardápio da pousada ;-)

Posada Los Juncos - Suite Fuego

O que fazer?
Centro Cívico de Bariloche -> Ao redor de uma pequena praça com uma arquitetura muito charmosa de estilo medieval, encontram-se entre outros estabelecimentos municipais, o Museu da Patagônia - é pequenininho mas vale a pena conhecer, a Biblioteca Sarmiento e vários São Bernardos (cães) preparados para tirar fotos com os turistas!
Pertinho dali está a Calle Mitre, passagem obrigatória na cidade com lojas de roupas e equipamentos de inverno, casas de chocolates e artigos de couro - além de estabelecimentos essenciais como farmácia, supermercado e bancos.


Cerro Otto -> Para chegar lá em cima é necessário ir até o "complexo Teleférico Cerro Otto" e embarcar em uma "cabine" - é "cabine" porque é toda fechada. Não chega a ser um bondinho porque só cabem até 4 pessoas.
Lá você poderá fazer uma refeição em um restaurante giratório, lhe possibilitando uma visão 360º da cidade e arredores! Além disso, o Cerro Otto possui um museu pequeno, uma discoteca e diversão para toda família na pista de trenó, escalada e outras aventuras.

Vista do Cerro Otto

Cerro Catedral -> Ótimo local para esquiar, fazer snowboard ou outras atividades. Informações de valores de passe você encontra em http://www.catedralaltapatagonia.com/todo/index.php.





Cerro Campanário -> Numa das vistas mais bonitas de Bariloche, se chega de teleférico também, só que de cadeirinha! Se for no inverno, se agasalhe bem! Entra frio por todas as aberturas das roupas!
Para se esquentar do frio, tome algumas das delícias servidas na casa de chá.

Vista do Cerro Campanario

Bosque Arrayanes e Isla Victoria -> Eu visitei esses dois lugares em um mesmo dia saindo do Porto que fica pertinho do famoso hotel Llao Llao, em um mini cruzeiro navegando pelo Lago Nahuel Huapi. O passeio incluía parada nos dois lugares e almoço na Isla Victoria. São lugares espetaculares e durante a navegação é possível dar miolo de pão para as gaivotas que dão voos rasantes para comer na sua mão!! (Cuidado com as luvas, eu saí com a minha furada!).
Se quiser fazer o passeio, reserve um dia antes e chegue com 1 hora de antecedência (pelo menos) para trocar a reserva pelos tickets. Eu fiz com a empresa Cau Cau. Recomendo.

Lago Nahuel Huapi - Navegação
Lago Nahuel Huapi - Vista da cidade

Bosque Arrayanes - Dizem que Walt Disney se inspirou neste bosque para fazer o filme Bambi

Isla Victoria

Circuito Chico -> Se alugar um carro e fizer o circuito chico sem parar, em 1 hora já acabou. Por isso é "chico" (ou seja, pequeno em espanhol!). Mas não faça isso! Se organize para, na hora de uma das refeições, entrar no parque do circuito e fazer um belo piquenique a beira do Lago Escondido. É muito romântico! (Sozinho não terá tanta graça!).
Ah... Eu acho que vale a pena alugar um carro, pegar um mapa e fazer o circuito sozinho. Tomando o seu tempo, olhando a paisagem e parando onde se quer. Mas várias empresas de turismo oferecem esse passeio, ok?!


Villa La Angostura -> Saindo de Bariloche são 85 km até Villa La Angostura. O caminho até lá é lindo. A estrada até a cidade, nos brinda com 7 lagos de tirar o fôlego. A cidade é muito tranquila e conta com bons restaurantes, boas cafeterias e pista de esqui. Não conheci pessoalmente nenhum hotel por lá. Mas "ouvi" falar muito bem de alguns.

Um dos 7 lagos

Villa La Angostura

Bariloche tem muitas outras coisas para fazer e se tiver interesse, clique no link da cidade.

Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário