sexta-feira, 3 de maio de 2013

Itália - Milão

Milão - 2015

Dois anos depois - de novo...
Só que dessa vez, somente para pernoitarmos, já que iríamos para Puglia no dia seguinte.
Novidades dessa vez foram o hotel e um restaurante pertinho do hotel.

Esco Hotel Milano - O Esco Hotel Milano fica no 1o andar de um edifício em uma rua bem tranquila em frente à estação central de Milão. A localização é excelente pela facilidade de transporte público, trens para outras cidades e táxis. Os quartos são espaçosos e sempre muito bem limpos. A equipe é atenciosa sem ser intrusiva. O café da manhã tem o essencial com tudo muito bem feito.

Osteria Italiana - Chegamos por volta das 22:30h e era um dos poucos restaurantes que estavam abertos nessa região. Bem típico, pizza muito boa, atendimento simpático e além disso teve um garçom que até arranhou no português! Boa opção, mesmo quando os outros restaurantes estiverem abertos. Ótimo custo x benefício.


Milão - 2013

Dois anos depois... Voltei a Itália e dessa vez comecei por Milão. Como já conhecia a cidade fiquei somente 2 dias. Durante esse período visitei o Castello Sforzesco novamente e duas outras atrações:

Santa Maria Delle Grazie - com dois meses de antecedência comprei o ingresso para poder ver a tão famosa "Última Ceia" de Leonardo da Vinci. Fiquei arrepiada com a riqueza de detalhes e o conhecimento das técnicas utilizadas pelo pintor.
O ingresso comprei no site da WeekendinITALY.

Santa Maria Delle Grazie
San Siro - o estádio do Milan é bem legal. O tour dá direito a entrada ao museu com a história do clube e visitar os vestiários, sala de impressa, o campo e mais alguns ambientes do clube. Não vi necessidade de agendar com antecedência. O importante é olhar no site do San Siro a agenda dos jogos. Em dia  de jogo o horário do tour é limitado.

San Siro
Fiquei no mesmo hotel, no Hotel Nasco.

Onde comer

Além dos dois abaixo, indico também o Mamma Oliva Milano - O legal desse restaurante é a carta de azeites!!! Além disso, me pareceu ser um restaurante fora do circuito de turistas, o que ao meu ver é ótimo!!!




Milão - 2011

Milão, capital italiana da moda! Maior rival de Paris nesse campo de atuação! Andar por essa cidade é "babar" em lojas como: Fiorucci, Gucci, Armani, Versace, Valentino.... ufa!!! Tudo concentrado no Quadrilatero d'Oro - porque será de ouro?? :-P

Última cidade do roteiro, fiquei somente 1 dia e 1/2! Só?! Pois é! Somente isso! Se eu me arrependi? Não! Mas me explico... os pontos turísticos estão bem concentrados, em um dia se vê tudo. Não sou consumista e mesmo se fosse, me faltariam recursos financeiros para comprar nas "lojinhas" que citei acima. O outro ponto que me fez não querer ficar mais tempo em Milão, foi o fato de ser uma cidade grande, não tão grande quanto São Paulo, mas depois de passar por cidades de sonho principalmente na Toscana, Milão seria muito cosmopolita!

Veja bem, é o meu gosto! Designers de moda, de móveis e pessoas que gostam de mais agito, vão amar Milão!

Coisas interessantes em Milão

Parque Sempione - Esse parque é imenso. Tem várias trilhas para caminhar e andar de bike. Jardins para sentar, namorar, descansar... Enfim, local para curtir ou dar uma paradinha depois de bater perna nas atrações. Fica pertinho do Castello Sforzesco.

Entrada do Parque Sempione

Jardins do Parque Sempione
Castello Sforzesco - para quem gosta de história e cultura, o Castelo dos Sforza é um prato cheio. O Castelo foi construído por vontade da família Sforza, a qual teve uma ligação muito forte com a igreja durante muito tempo e também reconhecida por acolher sob seu teto, ninguém menos que Leonardo da Vinci.
Passear pelo museu é incrível. Porém, mais incrível será, se antes da visita você tiver curiosidade de ler sobre a família Sforza, seu passeio se tornará uma redescoberta!!

Biscione - o brasão esotérico no Castello Sforzesco

Pátio interno

Parte Externa do Castelo

Arte espalhada por Milão!
Saindo do Castello Sforzesco em direção ao Duomo, você passará pela Via Orefici. Rua cheia de restaurantes, lojas e arte.

Via Orefici
Santa Maria Delle Grazie - a igreja é um ponto turístico importantíssimo de Milão por dois motivos: foi sede do Tribunal da Inquisição de 1558 a 1782 e é no refeitório do convento que está a pintura original da "Última Ceia" de Leonardo da Vinci. Infelizmente não pude visitá-la também por dois motivos: o único dia que tinha inteiro na cidade, resolvi conhecer outros lugares e o outro motivo, mas não menos importante, não se consegue visitar o convento para ver a "Última Ceia" se não comprar o ingresso com bastante antecedência. É possível comprar o ingresso neste site: http://www.vivaticket.it/?op=cenacoloVinciano

Duomo - a catedral de Milão é uma das maiores igrejas góticas já construídas. Realmente sua construção encanta. Infelizmente só a pude ver por fora. No dia que estive em Milão, estava acontecendo a posse do novo arcebispo e a praça diante da catedral estava toda cercada.

Duomo de Milão

Galleria Vittorio Emanuele - Este shopping é lindo de se ver. Seu teto é feito em ferro fundido e vidro. No meio do shopping tem um abóboda feita também em vidro que dá um efeito todo especial ao local. Além de passear para ver a sua arquitetura, ali você encontrará bons restaurantes, fast food e lojas, cujos produtos (acessórios e roupas) não podem ser pagos por "simples" mortais assalariados. As lojinhas??? Prada, Massimo Dutti, Gucci, Louis Vuitton... Nada demais :-P

Galleria Vittorio Emanuele

Onde ficar

Milão é uma cidade cara em matéria de hospedagem. Eu resolvi ficar mais afastada do centro e pegar o bondinho que levava 20 minutos para chegar ao Castello Sforzesco. De lá, tudo é perto!
Aliás, aqui vai uma dica... Pegar o bondinho é super fácil, porém, não existe ninguém para receber seu dinheiro!!! É preciso você comprar os tickets - que podem ser adquiridos no hotel - e validá-los a cada vez que você entra em um bonde. Ninguém cobra, você pode entrar e viajar sem uma viva alma para lhe pedir o ticket. A questão é que você se sente o "malandro carioca" vendo todo mundo validar direitinho o ticket e você viajando de graça! Como eu me senti mal a primeira vez!!

Fiquei no Hotel Nasco. O staff muito simpático e café da manhã bem variado. Fiquei na suite "superior". A decoração bem clean, porém, muito apertada. O banheiro tinha um bom tamanho. Outra coisa não tão boa, mas aceitável, era o wireless gratuito somente no saguão do hotel.

No bondinho

O bondinho


Onde comer

Ristorante Arco Sempione Pizzeria - Comida gostosa, boa carta de vinho e o melhor de tudo... bom preço. Não comi pizza, mas já vi boas recomendações!

Galleria - O Ristorante Galleria fica na Galleria Vittorio Emanuele. Comida ótima, atendimento impecável, boa carta de vinho, sobremesas divinas.. mas tudo isso tem um preço, né?! Afinal, acho que ali é um dos metros quadrados mais caros de Milão!

E foi nessa cidade que me despedi da Itália... com muita dor no coração e saudades antecipadas.. parti para o Brasil e fiquei com a certeza que a Itália é um país para se voltar muitas vezes... e talvez para os mesmos lugares. Sentir os mesmos cheiros... mangiare la pasta deliziosa... bere il buono vino, ouvir a língua italiana e aprendê-la para falar mais da próxima vez!!

Agora, só me resta il lavoro, para ganhar più soldi e tornare in Italia una volta più...

Arrivederci...


Nenhum comentário:

Postar um comentário