quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Argentina - Mendoza

Mendoza, capital da Província de Mendoza na Argentina, é uma cidade pequena mas muito charmosa.
Confesso que esperava algo diferente, talvez por completa ignorância! A cidade em si, possui ares de interior com 4 praças menores: Itália, Espanha, San Martín e Chile com bancos em azulejo, jardins e fontes e uma praça maior chamada "Plaza Independencia", esta é palco de shows e eventos, além de ter uma recreação para a criançada aos domingos.
Mesmo possuindo ares de cidade do interior, é possível comer em ótimos restaurantes, se hospedar em bons hotéis e conhecer lojas de roupas e jóias mais finas.

Mendoza, como cidade turística, tem 2 objetivos principais, os turistas de aventura em busca de montanhismo, treeking, cavalgadas, rafting e andinistas (aqueles que buscam subir a Montanha do Aconcágua) e o ENOTURISMO, que foi o meu caso! Hoje, Mendoza é considerada uma das 9 grandes capitais do vinho e em seu entorno é possível visitar muitas vinícolas de renome como Zuccardi, Norton, Catena Zapata, Chandon, Terrazas, dentre tantas outras.

Não existem voos diretos do Brasil para Mendoza. O melhor caminho para quem vai de avião é fazer escala em Buenos Aires. Porém, encontrei muitos brasileiros que resolveram pegar a Ruta Nacional 7 e fazer de Mendoza uma parada prolongada entre as cidades de Buenos Aires e Santiago do Chile. Quem fez o caminho, diz que é lindo! Não posso opinar quanto a isso!

O que fazer

Como havia dito, nos arredores de Mendoza tem várias coisas para conhecer. Eu fiz dois passeios pela agência Mendoza Holidays - que aliás recomendo. A agência oferece muitos passeios de um dia, aluguel de carro com ou sem motorista, etc.. Fechar passeios às vinícolas com motorista é uma boa opção, afinal, em Mendoza ou em qualquer lugar do mundo, se beber não dirija!

Passeios feitos por mim:
Altas Montanhas e Vinhos - o passeio é bonito, várias paisagens lindas e desérticas. Porém, se fosse hoje, eu trocaria por outro passeio a uma vinícola. Deixe-me explicar: são 3 horas desde Mendoza até o destino final - Parque do Aconcágua. Tem uma parada na Puente del Inca, uma formação natural muito bonita que um dia já foi hotel, outra parada para ver o Aconcágua ao longe e uma paradinha para andar por uma trilha de 200 metros para avistar o Aconcágua um pouquinho mais de perto. Esse passeio dá direito a um almoço em uma cidadezinha bem pequena em um restaurante que deixou um pouco a desejar pela falta de limpeza e circulação de ar. Depois, 1/2 hora antes de chegar em Mendoza, uma parada em uma vinícola não tão conhecida e que também não me agradou tanto.

Dique preparado pelos Incas

Estrada com os Andes ao fundo

Praça artesanal da Puente del Inca

Puente del Inca

Aconcágua

Parque do Aconcágua com o próprio ao fundo

Experiência Zuccardi - Esse passeio vale muito a pena. O guia e também motorista, era um conhecedor das delícias de Baco! Por isso, até chegar à vinícola, o assunto girou em torno de vinhos. Das "degustações + visita ao processo de preparação do vinho" que já fiz em outros lugares, a Zuccardi foi a que mais me surpreendeu. Logo na entrada fui recebida por um guia de origem americana que falava muito bem o português e o espanhol e que me ofereceu um espumante rosé maravilhoso. A visita foi curta, porém muito instrutiva sobre as uvas e safras da Zuccardi. A degustação foi bem eclética desde os vinhos mais jovens e acessíveis ao bolso até um de rótulo mais encorpado. No mesmo espaço, tem uma loja onde se vende os vinhos e os azeites produzidos ali. Aliás, essa foi mais uma surpresa. Eu pensei que não iria provar azeites tão bons quanto aos da Itália, principalmente no novo continente, e me enganei! A Zuccardi trabalha com olivas argentinas, italianas e espanholas em terras argentinas e oferece azeites de 1ª qualidade!
O passeio inclui o almoço na "Casa do Visitante" - restaurante da Zuccardi. Sobre o restaurante falarei no tópico "onde comer" mais abaixo. 
Se quiser visitar a Zuccardi por conta própria, o site é http://www.familiazuccardi.com/

Momento da degustação



Vinhos degustados

Andar pela cidade - a cidade, apesar de pequenina, é agradável. Com vários cafés, sorveterias, praças e restaurantes.

Onde comer

Casa do Visitante da Família ZuccardiO ambiente é de decoração rústica em uma construção toda cercada de vidro em meio a um jardim lindo. Ali é possível fazer reserva para um almoço harmonizado com tipos de vinhos distintos ou um almoço a la carte. Os preços variam conforme o tipo do vinho. Se você quiser provar os vinhos mais encorpados, pergunte qual o cardápio quando contratar o passeio, ou se for por conta própria, pergunte na hora da reserva - que aliás, é necessária tanto para o almoço quanto para o jantar.

Um dos salões do Restaurante

Mesa com vista para o jardim

Vinho degustado

Azeites da Zuccardi


Mar y Monte - O restaurante tem em seu cardápio peixes do Pacífico e eu estava com vontade de comer Congrio desde minha visita ao Chile. A comida e o atendimento foram ótimos. Escolhi o Congrio com molho de camarão. O ambiente externo com luz de velas nas mesas e poucas luzes artificiais é bem aconchegante. A carta de vinhos não era muito rica, mas consegui um vinho branco bem "honesto".


Ambiente externo do Mar y Monte

Congrio com molho de camarão


Azafran - Recomendado pelo TripAdvisor e pertinho do hotel que fiquei, esse restaurante foi uma ótima escolha! Quem olha por fora, não imagina o ambiente super agradável que existe dentro. A decoração rústica toda em pátina, deixa o cliente bem a vontade. Uma exposição de azeites e doces traz água à boca. No cardápio somente vinhos em taça, porém, de qualidade. Se quiser uma garrafa, deverá ir até a adega e escolher dentre os vários rótulos que lá existem. Fui no horário de almoço, mas acredito que a noite também deva ser muito agradável. É preciso reservar.

Salão principal

Solomillo de Cerdo

Florentino Bistrô - Como fui no feriado de carnaval não consegui fazer a reserva para a noite de domingo, mas com tantas recomendações boas resolvi ir no horário de almoço mesmo. O prato escolhido foi um Ojo del bife. A carne estava muito saborosa e macia e os acompanhamentos temperados na medida certa. O ambiente é bem descontraído. 

Um dos salões

Anna Bistrô - Fui muito bem atendida pelo garçom que indicou um "Sorrentino recheado de salmão com molho cítrico", muito bem harmonizado com um Chardonnay que escolhi. O ambiente com cores quentes e velas em cada mesa, cria um clima bem intimista. Possui mesas externas também. 
Recomendo fortemente principalmente para o jantar.
É preciso reservar.

Salão principal

Salão Principal

Onde ficar

Premium Tower Suite Mendoza - Ótima localização. Em um raio de 1 km é possível ir a Praça de Itália, Independência e Espanha. Pelo menos uns 5 ótimos restaurantes estão neste diâmetro. Regularidade na limpeza, ótimo atendimento inclusive para reservar restaurantes e pedir táxi. O café da manhã não tinha muita variedade, porém,  oferecia o necessário: café, frutas, ovos mexidos, bolo, biscoitos doces, frios, sucos, leite e iogurte com cereais.
Embora o wifi fosse free, a velocidade deixou muito a desejar. 

Se algum dia eu voltar, vou tentar ficar no Cavas Wine Lodge. Desde que o vi em um programa no canal "Travel and Living" eu fiquei com ele na cabeça. Me pareceu super romântico jantar na varanda do seu quarto com a vista para o parreiral. Ah... eles aceitam reservas para o jantar para não hóspedes.

Um Grande Abraço e Saúde!!


2 comentários:

  1. O roteiro parece bárbaro e o post parece te levar junto-muito bom. Parabéns! Abraços, ew

    ResponderExcluir
  2. EduW,
    Realmente é uma delícia!! Muito obrigada! Bjo

    ResponderExcluir