segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Brasil - Chapada Diamantina - BA - 2º dia

2º dia de passeios... 
Na hora marcada, nosso guia Kelmo passou para nos pegar.
Era dia de Cachoeiras, almoço caseiro e Sítio Arqueológico.

A primeira parada foi na Cachoeira dos Mosquitos. Possui esse nome porque ali foram encontrados pequenos diamantes, tão pequenos quanto mosquitos!
Já na estrada é possível avistá-la na parada do mirante. Bonita e imponente! Não tão imponente como as que ainda estavam por vir, mas já era maior do que as do primeiro dia.
Um pouco mais a frente é o local de deixar o carro e descer até a parte que vemos a cachoeira por cima. É uma descidinha que requer um pouco de esforço dos joelhos e leva uns 30 minutos.
Depois, um pouquinho mais de descida e é possível observá-la por baixo e ainda tomar um refrescante banho! Gelaaaadooo, mas refrescante!


Cachoeira dos Mosquitos
Cachoeira dos Mosquitos - mirante

Cachoeira dos Mosquitos
Cachoeira dos Mosquitos - por cima

Cachoeira dos Mosquitos
Cachoeira dos Mosquitos - frente

Cachoeira dos Mosquitos
Cachoeira dos Mosquitos - por baixo

Saímos da Cachoeira dos Mosquitos e já era hora do almoço. Antes de chegar ao local da refeição, passamos por um dos sítios onde se realizava o garimpo de diamantes. Ali podemos ver as máquinas que eram utilizadas nessa atividade e que tanto destruíram o solo. Hoje seu uso está proibido.

Máquinas utilizadas no garimpo de diamantes

Chegamos na Fazenda dos Impossíveis onde um almoço caseiro nos esperava. Um feijãozinho bem feito, salada fresquinha com verduras cultivadas ali mesmo e sobremesas caseiras. E depois... rede à disposição do pessoal para uma sesta bem merecida!

Tempo do descanso esgotado, rumamos para a Cachoeira do Areal. Segundo o guia, a areia que ali forma um tipo de praia, veio da escavação de uma gruna pertinho dali. A queda d'água é pequena mas muito charmosa e ótima para se refrescar.

Cachoeira do Areal
Cachoeira do Areal

Último passeio do dia... Complexo Arqueológico Serra das Paridas. Esse local foi descoberto somente em 2005 após um incêndio que acabou com a vegetação do local deixando expostas as grandes pedras dali. As pinturas rupestres são incríveis e uma imaginação fértil proporciona um bom momento de diversão! O Complexo leva esse nome porque algumas pinturas lembram mulheres de cócoras no momento do parto.

Serras das Paridas

Serras das Paridas

Serras das Paridas - serão peixes?

Serras das Paridas

Serras das Paridas

Serras das Paridas - mãos?

Serras das Paridas

Serras das Paridas - para mim, homens em algum tipo de ritual

Voltamos para Lençóis e pernoitamos por lá.

Mais informações de onde ficar e comer você poderá ver no Site da Chapada ou no meu post de organização da viagem.

E vamos para o 3º dia de viagem!!!

Grande Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário