sábado, 8 de setembro de 2012

Brasil - Chapada Diamantina - BA - 7º dia

7º e último dia de passeios :-(
Confesso que meu corpo estava cansado, mas pensar que no dia seguinte teria que voltar para a cidade de pedra, poluição, engarramento e que não dormiria mais ao som de grilos e sapos, me deixou meio triste.

Mas vamos lá... quem vive de passado é museu, né?! Bora aproveitar o último dia - e que dia especial...

Saímos da pousada às 8h30 direto para a trilha da Cachoeira da Fumaça.
Antes de subir, você deve passar na associação no começo da trilha, informar seus dados e a hora que está subindo - na volta você deverá passar lá novamente e anotar a hora que voltou. Contribuições monetárias são bem vindas, elas servem para apoiar ao combate a incêndios, resgate de vítimas, etc..
Burocracias feitas, encaramos 2km de subida mais 4km no plano. Primeiro vimos a cachoeira de lado e depois por cima. A cachoeira leva esse nome porque são 380 metros de queda d'água e quando venta muito, a água não chega a tocar no chão e volta para cima, parecendo uma fumaça!
Tempinho para apreciação e fotos, hora de encarar os 6km da volta!

Esse passarinho come migalhas de pão na sua mão

Cachoeira da Fumaça - de lado


Cachoeira da Fumaça - por cima

Só esperando as migalhas dos pães!

Flora na trilha

Flora na trilha

Flora na trilha

Flora na trilha

Flora na trilha

Flora na trilha
A trilha tem dificuldade média devido aos 12km no total e a inclinação da subida/descida. Estar com os joelhos e fôlego em dia, ajuda e muito! No meu caso, demorei um pouquinho devido ao dia anterior (18km de travessia) e ao sedentarismo dos últimos meses!
A Cachoeira da Fumaça também pode ser visitada por baixo por uma trilha que dura 3 dias saindo de Lençóis. Veja com a agência se esse for o seu desejo.

Depois de tanto caminhar, um merecido banho na Cachoeira do Rio Riachinho. E o melhor... uma trilha curtíssima e fácil para chegar lá!

Cachoeira do Rio Riachinho
Cachoeira do Rio Riachinho
Retornamos para Lençóis.
No meio do caminho fomos brindados com um lindo pôr-do-sol, parecia até presente da natureza fechando uma viagem mais do que especial!


De volta para Lençóis
Pés, meus queridos pés que me aguentaram nessa viagem!

Para fechar a viagem, nós que seguimos como uma família durante os 7 dias, fomos comer uma pizza deliciosa na Pizzaria Natora para nos despedirmos.

Agradecimentos especiais à Agência Volta ao Parque e aos guias Kelmo e Thiago!

Direitos autorais da foto: Letícia Nóbrega
Mais informações sobre toda a viagem e onde comer nos locais, você encontra no site da Chapada ou no meu post de organização da viagem!

Essa noite pernoitamos em Lençóis pela última vez... Quem sabe um dia eu volte! A Chapada é imensa e linda para ser visitada somente uma vez!!!

Grande Abraço!!!


4 comentários:

  1. Catia, que luagar espetacular! Quero muito conhecer! Lindíssimas imagens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michele!! Realmente a Chapada Diamantina é um presente nosso!! É muito linda!

      Excluir
  2. Estou planejando ir na W33, te queria saber: vc recomenda procurar uma agência para realizar os passeios, ou ir com a ajuda de guias impressos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para os passeios próximos a Lençóis, com um guia impresso dá para você ir só e principalmente se você for alugar um carro. Mas para os mais distantes como Igatu, Buracão e Capão (travessia), eu indicaria agência. Particularmente fiz tudo com agência porque não estava de carro e o suporte de um guia tanto nos caminhos/trilhas quanto no transporte até o local para mim era essencial. Mas como disse acima, os passeios mais próximos (pontos que descrevi nos primeiros posts da Chapada Diamantina) são viáveis de ir sozinho!

      Excluir