sábado, 26 de maio de 2012

México - Teotihuacán

Esse foi outro passeio que fiz quando estive no México a trabalho.
Aliás, o fiz duas vezes. A primeira porque era minha primeira vez e gostaria muito conhecer um sítio arqueológico do México. A segunda, porque não tivera fôlego de subir a Pirâmide do Sol na primeira vez, aí voltei só para subí-la!!!

Esse passeio é mais rápido, dura 4 horas. O Município de San Juan Teotihuacán, onde se encontra o sítio arqueológico, dista apenas 40km da Cidade do México.

Posso dizer por experiência própria, que é melhor fazê-lo pela manhã, porque engloba um almoço em um restaurante com uma comida ótima, um show típico e mariachis cantando músicas que representam a origem de cada turista presente (é bem turista, né?! Mas é sempre divertido!!)

Como disse, fui duas vezes em Teotihuacán...

Em 2008
Os mexicanos são muito acolhedores. Tive essa certeza nesse passeio onde conheci a Margarida e a Rosa. Mãe e filha, naturais de Chihuahua, que me adotaram durante todo o passeio!

A primeira parada foi em uma loja onde nos mostraram a "obsidiana", pedra mexicana da qual eles fazem várias esculturas, objetos e jóias; nos apresentam a planta da qual se faz a tequila (com direito a prova à moda mexicana!); e nos mostram o processo de fabricação de jóias em prata.

Indios e deuses esculpidos na obsidiana


1º a tequila de um gole só... depois o limão!!


A tentação!!
Depois da tequila e das comprinhas, o guia nos levou ao sítio arqueológico...

Pirâmide da Lua -> com seus 45m, essa pirâmide faz parte da ciudadela e fecha o lado norte da cidade. A partir dela se inicia o percurso pelo eixo principal do local, a Calçada dos Mortos.



Eu, Margarida e Rosa no primeiro bloco da Pirâmide da Lua (não é permitido subir mais)
Pirâmide da Lua

Calçada dos Mortos -> com 4km de extensão e largura total de 45m, a calçada dos Mortos também conhecida como "Rua dos Mortos", era o eixo central de toda a cidade, assim como o seu centro cerimonial. Se você for com um guia, ele fará questão de lhe mostrar a acústica do local, principalmente em frente a pirâmide da Lua!

Calçada dos Mortos

Palácio de Quetzalpapálotl -> Fica a oeste da pirâmide da Lua. Provavelmente a construção mais luxuosa da cidade, cogita-se que foi residência de um representante notável e influente. A cor vermelha predominante ainda é original.

Palácio de Quetzalpapálotl

Depois de um tempinho no sítio, hora do almoço. Como uma boa turista, não iria deixar de pagar um miquinho, né?!

Os artistas/nativos do show do restaurante

Em 2010
Pois é... voltei em 2010. É difícil termos a 2ª chance, mas já que ela bateu à minha porta, não pensei duas vezes! Lá fui eu tomar tequila de novo (hehehehe) e subir a Pirâmide do Sol.

Pirâmide do Sol -> Com seus 65m, é a maior pirâmide da ciudadela e a 2ª maior de todo o México. Curiosamente está orientada para o ponto exato de onde o sol se põe.
Outra curiosidade: em 1971 descobriram uma gruta sob a pirâmide. A partir dela e através de quatro portas dispostas como pétalas de uma flor, tem-se acesso a várias outras salas. O acesso à gruta se dá através de um poço situado junto às escadas na base da pirâmide (Será que o escritor do livro "El Testamento Maya" se baseou nessa descoberta para escrever seu livro?? Os teotihuacanos não fazem parte do livro, mas é muita coincidência, não?!).

Pirâmide do Sol


Eu no topo da Pirâmide do Sol

No topo da pirâmide do Sol com a Pirâmide da Lua ao fundo

Dizem que emana energia do centro do topo da Pirâmide
Em 2010 o passeio foi na parte da tarde, então a parada na loja, foi depois do passeio ao Sítio Arqueológico. 
Infelizmente não levei o sombrero!!




Esse é um passeio que precisa ser feito!! Se você tiver 1/2 dia na Cidade do México e não quiser ir aos pontos turísticos da cidade, não tenha dúvidas.. corra para Teotihuacán e se delicie com a tequila da casa e com a energia que brota do Sítio Arqueológico de Teotihuacán!

Grande Abraço!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário