domingo, 13 de maio de 2012

Venezuela - Los Roques

O Arquipélago de Los Roques está a mais ou menos 176 km ao Norte de Caracas. Pertencente a Venezuela é um paraíso para o mergulho com sua rica fauna marinha e lindos corais.

É na maior ilha "Gran Roque" que ficam o mini aeroporto, pousadas, restaurantes, etc.. As demais ilhas do arquipélago quase não são habitadas - quando não são mesmo!!

Um pedacinho do Arquipélago visto do aviãzinho


As águas azuis do mar do Caribe

Casinhas coloridas das ruas de Gran Roque

A vida na vila de Gran Roque é muito tranquila. Não existe uma rua asfaltada e nem baladas até altas horas da noite. O povo é muito acolhedor!
Enfim, um ótimo lugar para mergulhar e descansar, principalmente com uma temperatura média de 27ºC o ano todo.

Conheci Los Roques porque resolvi escapar de Caracas no final de semana - local que fui a trabalho. E convenhamos... foi muito mais barato. Pacotes desde o Brasil não saem por menos que R$ 2.500,00.

Fechei tudo com a pousada onde me hospedei: voo desde Caracas e hospedagem. Eles marcam tudo e te pegam no aeroporto. Aliás, essencial! Já que, quem vai a mergulho e tem seu próprio equipamento, sempre leva mais de uma bagagem. E carregar tudo pelas ruas de areia, um carrinho de transporte cai como uma luva!

Como chegar

Existem voos desde o aeroporto nacional de Caracas. Os aviões são pequeninos. Eu fui em um com 10 lugares! Quando o piloto abriu a janela do avião, eu não acreditei!!! Mas o voo foi tranquilo. Ah... não leve muita bagagem, além de não precisar, o único bagageiro do avião deve ter uns 3m2




O avião


Hospedagem

Posada Acquamarina -> A pousada é simples, mas super agradável. Como disse antes, fechei através deles o voo Caracas - Los Roques - Caracas. O sistema é all-inclusive. Pela manhã, a sua geladerinha estará pronta com água, refrigerante, cerveja e seu almoço. Vários barcos saem do porto com destino às várias ilhas. Eles te deixam na ilha escolhida com sua geladeirinha e voltam para te pegar na hora combinada.
No retorno, tem uma mesa com suco e biscoitos que você pode se servir a vontade.
O clima da pousada é bem familiar. O jantar é servido em uma mesa grande onde todos os hóspedes se sentam juntos após o tocar de uma sineta indicando que o jantar foi servido.

Posada Acquamarina

Pátio interno da pousada

O que fazer

Praia, praia, praia -> Existem várias ilhas no arquipélago. É só pegar sua geladeirinha, marcar a hora do retorno com o piloto do barco e curtir sossegado e sem tumulto, o mar azul piscina do Caribe.
As mais conhecidas são: Francisquí, Madrisquí e Crasquí. Mas existem várias outras. A própria pousada poderá lhe indicar as melhores.

Mergulho -> Não existem mergulhos de mar. Somente pegando um barco rápido e mais 30 minutos (mais  ou menos) para chegar ao ponto de mergulho. Existem 3 operadoras em Los Roques: Eco Divers, Aquatics Scuba Dive e Reef Divers. Eu fui com a Reef Divers. O divemaster é muito atencioso e o mergulho ocorreu sem problemas. Foi a primeira vez que vi corais tão coloridos!
É bom marcar dia e hora. O número de mergulhadores nos barcos é limitado e como vão muitos grupos de mergulho para Los Roques, é capaz que você fique fora do passeio se não combinar antes.


Nos mares de Los Roques






Dicas:
1 - Tem muita muriçoca nas praias. Principalmente nas ilhas. Por isso, um repelente é essencial.
2 - É muito difícil aceitarem cartões de crédito na ilha. Leve dinheiro vivo.
3 - Troque dinheiro antes de ir para a ilha.
4 - A moeda da Venezuela é o Bolívar Forte (Bolivar Fuerte). A proporção é de 1 Real = 2 Bolivares. Isso no mercado normal.
5 - É necessário pagar uma taxa de permanência na Ilha antes do embarque no aeroporto nacional de Caracas.
6 - Cuidado com pessoas no aeroporto tentando lhe ajudar. Eles dizem que furam as filas (que são grandinhas) para pagar as taxas do aeroporto e de Los Roques mas te cobram o triplo do valor das taxas. Além disso, pedem um por fora!!
7 - Os guichês para as duas companhias que voam para Los Roques são pequenininhos, mas você o encontra facilmente. Se tiver dúvidas, pergunte ao atendente das companhias ou nos pontos de informação. Chegue umas 2 horas antes do seu voo, assim não terá problema nenhum para pagar as taxas e embarcar.
8 - De maneira alguma se afaste de suas malas.

Não falei nada disso para assustar, mesmo porque eu fui sozinha e não tive problemas (só passei pelo episódio da pessoa me ajudando). Los Roques é um pedacinho do paraíso na Terra, pelo menos para os mergulhadores. Mas, prevenir é melhor do que remediar, né?!

Grande Abraço e Bom Mergulho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário